2018_05_03_5aeb707c7a299.PNG

Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.

O vocábulo “os” (R.27) remete a “sinônimos” (R.26)

Date: 03/06/2018

CORRETA. Vejamos o texto: Todos esses conceitos têm os seus sinônimos, veja só, ácido desoxirribonucleico e DNA são exatamente a mesma coisa, e os do resto das palavras você acha. (grifos da professora)

Gente, percebam que a autora constrói o período falando que os conceitos têm sinônimos e depois dá como exemplo ácido desoxirribonucleico e DNA afirmando que eles são "a mesma coisa", ou seja, sinônimos. Depois fala: e os do restos das palavras você acha. Considerando como o trecho foi construído, não nos resta dúvida: os faz menção justamente a "sinônimos".

REESCRITURA PARA VISUALIZAR MELHOR: Todos esses conceitos têm os seus sinônimos, veja só, ácido desoxirribonucleico e DNA são exatamente a mesma coisa, e os sinônimos do resto das palavras você acha.

https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/provas-stm-2018-comentadas