2018_05_03_5aeb715c6739c.PNG

Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

A ideia principal do último parágrafo do texto é a de que as mulheres não devem ser penalizadas em razão das decisões que tomam a respeito de seus sentimentos.

Date: 03/06/2018

A ideia principal (núcleo) do último parágrafo é "a eternidade do amor", compreendida entre as linhas 30 e 31 do texto.

Gabarito: Errado.

Date: 03/06/2018

ERRADO.

Muito cuidado!!!

Esta assertiva não está fácil, pois ela fala genericamente que as mulheres não devem ser penalizadas por decisões que tomem a respeito dos sentimentos delas (quaisquer decisões, quaisquer sentimentos) e isso poderia ser adequado ao conteúdo do último parágrafo. Vale destacar, entretanto, que ele fala sobre um aspecto mais específico (e não sobre qualquer decisão a respeito de qualquer sentimento): "o homem exigir que a mulher fique com ele a todo custo", "a eternidade do amor exigida por alguns a cano de revólver". Assim, a banca considerou como errada esta assertiva por colocar como "ideia principal do parágrafo" um tema bem mais genérico do que o tratado de fato no texto.

Date: 03/06/2018

Eu não concordo com este gabarito. Pois, veja bem, a assertiva não explicita que seja QUALQUER decisão e, no contexto, é possível afirmar que "a decisão de deixar o parceiro" se inclui no âmbito das decisões tomadas a respeitos dos sentimentos.

Date: 19/05/2021

Ridículo. A ideia principal aí é a exigência do amor mesmo que não correspondido,amor a força ,chegando até ao cano do revólver.

Date: 27/08/2021

Esse gabarito no meu entendimento esta equivocado.