As proposições abaixo se referem a motores monofásicos. I.Os motores de polos sombreados têm alto rendimento e por isso são aplicados para movimentação de cargas que exigem alto torque na partida. II.Os motores de fase dividida (split phase) devem ser aplicados para movimentação de cargas de baixo torque de partida. III.Os motores com capacitor de partida são semelhantes aos de fase dividida e podem ser aplicados para movimentação de carga de alto torque de partida. IV.Os motores com capacitor permanente não podem ser aplicados para movimentação de carga de alto torque de partida. V.Os motores universais são normalmente aplicados para movimentação de cargas de grande massa, comumente encontradas na indústria da construção civil. Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Date: 02/06/2018
  1. Motor com Partida a Capacitor

É um motor semelhante ao de fase dividida. A principal diferença reside na inclusão de um capacitor eletrolítico em série com o enrolamento auxiliar de arranque. O capacitor permite um maior ângulo de defasamento entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar, proporcionando assim, elevados torques de arranque.

  1. Motor com Capacitor Permanente

Neste tipo de motor, o enrolamento auxiliar e o capacitor ficam permanentemente ligados, sendo o capacitor do tipo a óleo. O efeito deste capacitor é o de criar condições de fluxo muito semelhantes às encontradas nos motores polifásicos, aumentando, com isso, o torque máximo, o rendimento e o fator de potência, além de reduzir sensivelmente o ruído.