Provas: CVEST - 2017 - IFPE - Arquivista
Disciplina: Arquivologia
Assuntos:

Acerca das linguagens documentárias, utilizadas na organização da informação arquivística, é INCORRETO afirmar que:

Date: 02/06/2018
  • a) São conjuntos controlados de termos que proporcionam uma representação padronizada do conteúdo informacional. (CERTA, Normas para descrição de documentos arquivísticos visam garantir descrições consistentes, apropriadas e auto-explicativas. A padronização da descrição, além de proporcionar maior qualidade ao trabalho técnico, contribui para a economia dos recursos aplicados e para a otimização das informações recuperadas. Ao mesmo tempo que influem no tratamento técnico realizado pelas entidades custodiadoras, as normas habilitam o pesquisador ao uso mais ágil de instrumentos de pesquisa que estruturam de maneira semelhante a informação)
  • b) Têm por objetivo promover a comunicação entre usuário e conteúdo dos documentos.(CERTA, Nos níveis mais gerais, o âmbito e conteúdo é um elemento importante para o usuário identificar se a unidade de descrição contém ou não informações relevantes para a sua pesquisa. Nos níveis mais específicos, seu uso deve se restringir a situações em que o elemento de descrição necessite de informações complementares)
  • c) São instrumentos de avaliação e classificação dos documentos nas fases do arquivo. ERRADA, Este elemento de descrição será normalmente utilizado nos níveis mais gerais de descrição. Recomenda-se, para unidades de descrição em fase intermediária, o registro de informações quanto à destinação, prazos de guarda e datas para o cumprimento das ações previstas. Perdas de documentos por extravios, atos de vandalismo ou sinistros devem ser registradas no elemento História arquivística.
  • d) Permitem a transformação das informações dos textos em linguagem natural para uma linguagem controlada. - CERTA, se refere aos pontos de acesso e indexação de assuntos. Com objetivo de: Registrar os procedimentos para recuperação do conteúdo de determinados elementos de descrição, por meio da geração e elaboração de índices baseados em entradas autorizadas e no controle do vocabulário adotado. Para indexar os assuntos presentes nas unidades de descrição, extraia os termos em linguagem natural, transformando-os em linguagem controlada, de modo a construir um vocabulário controlado.
  • e) Auxiliam no processo de indexação, descrição, classificação e recuperação de documentos. (CERTA)