Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 4.

Aspectos Culturais de Mato Grosso do Sul

A cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-

-grossense muito influenciada pela cultura paraguaia. Essa cultura estadual retrata, também, uma mistura de várias outras

contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.

O artesanato, uma das mais ricas expressões culturais de um povo, no Mato Grosso do Sul, evidencia crenças, hábitos,

tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido com matérias primas da própria região e manifesta a criatividade e a

identidade do povo sul-mato-grossense por meio de trabalhos em madeira, cerâmica, fibras, osso, chifre, sementes, etc.

As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem

regional e, além da fauna e da flora, podem retratar tipos humanos e costumes da região.

(Adaptado de: CANTU, Gilberto. Disponível em: http://profgilbertocantu.blogspot.com.br/2013/08/aspectos-culturais-de-mato-grosso-dosul.html)

As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas em cores da paisagem regional e, além da fauna e da flora, podem retratar tipos humanos e costumes da região. (3o parágrafo) Após o deslocamento da expressão destacada, sem alterar o sentido da frase original, o uso da vírgula fica correto em:

Date: 03/06/2018

a)As peças em geral além da fauna e da flora, trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e podem retratar tipos humanos e costumes da região. (A frase está errada, pois o emprego da vírgula está separando o verbo do sujeito.)

b) As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e podem além da fauna e da flora, retratar tipos humanos e costumes da região. (Faltou a vírgula antes de "além", pois é um adjunto adverbial deslocado.)

c)As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, além da fauna e da flora são feitas nas cores da paisagem regional e podem retratar tipos humanos e costumes da região. (Faltou a vírgula após "flora", pois a ausência de vírgula acarretou em um erro gramatical : separação do verbo "ser" do sujeito "peças".)

d) Além da fauna e da flora as peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e, podem retratar tipos humanos e costumes da região. ( Faltou vírgula após "flora", para caracterizar o deslocamento do adjunto adverbial.)

e) As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e podem retratar tipos humanos e costumes da região, além da fauna e da flora. CORRETO

Date: 03/06/2018

eric sousa esta em todas , parabens! obrigado pela explicaço

Date: 03/06/2018

a) As peças em geral (,) além da fauna e da flora, trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e podem retratar tipos humanos e costumes da região.

errado: a vírgula é obrigatória quando o adjunto adverbial de longa extensão (formado a partir de 3 palavras) está no início ou descolado na oração. Outro detalhe, não se usa vírgula entre o sujeito e o verbo, salvo para acrescentar termo que interrompa a estrutura.

b) As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e podem (,) além da fauna e da flora, retratar tipos humanos e costumes da região.

errado: a vírgula é obrigatória quando o adjunto adverbial de longa extensão (formado a partir de 3 palavras) está no início ou descolado na oração. Outro detalhe, não se usa vírgula entre o verbo e o complemento, salvo para acrescentar termo que interrompa a estrutura.

c) As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, além da fauna e da flora(,) são feitas nas cores da paisagem regional e podem retratar tipos humanos e costumes da região.

errado: a vírgula é obrigatória quando o adjunto adverbial de longa extensão (formado a partir de 3 palavras) está no início ou descolado na oração.

d) Além da fauna e da flora(,) as peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e, podem retratar tipos humanos e costumes da região.

errado: a vírgula é obrigatória quando o adjunto adverbial de longa extensão (formado a partir de 3 palavras) está no início ou descolado na oração.

e) As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e podem retratar tipos humanos e costumes da região, além da fauna e da flora.

Certo. Vale ressaltar que, na ordem direita _ sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial_, a vírgula é facultativa e foi usada para dar ênfase.

---------------------------------

Cuidado com o decoreba " adj. adv. deslocado = coloca vírgula". Há casos em que a vírgula é facultativa e pode haver alteração de sentido.

Exemplo:

a)

Os homens,em geral, gostam de futebol.

sentido com vírgula: na maioria da vezes

Homens em geral gostam de futebol.

sentido sem virgula: a maioria dos homens

b)

"O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é."

"O homem se torna, muitas vezes, o que ele próprio acredita que é."

Neste caso, a vírgula é facultativa e a supressão não gera alteração de sentido, só enfatizou a informação que gera ideia de frequência.


* Segue site do Senado Federal em que há explicação sobre uso facultativo ou obrigatório de virgulas nos casos de adj. adv curtos, médios e longos: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/re...

Date: 03/06/2018

LETRA E) As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas nas cores da paisagem regional e podem retratar tipos humanos e costumes da região, além da fauna e da flora.

Discordo do apontado pelos outros candidatos pelo fato de que o verbo SER não pode ser separado do seu sujeito. E nesta opção está separado. O que é feito nas cores da paisagem regional e pode retratar tipos humanos? AS PEÇAS EM GERAL (núcleo do sujeito PEÇAS). Tanto é que o verbo ser, feitas e podem retratar estão no plural.

Em minha opinião, não há nenhuma alternativa pontuada da forma correta.