“Sabedoria doméstica: Para degelar.

Uma ideia luminosa para degelar o congelador em tempo recorde: esvaziar a geladeira e com o secador de cabelo soprar ar quente na zona congelada. Todo o gelo cairá rapidamente, dando ao secador uma nova utilidade, distante de sua fama frívola". (Metro, 10-5-2017)

Como todo texto, este também mostra o uso de linguagem numa determinada função, que é:

Date: 03/06/2018

A função referencial caracteriza-se pela mensagem centrada naquilo de que se fala. O compromisso com a informatividade é sua principal característica. Entre as seis funções da linguagem concebidas pelo linguista russo Roman Jackobson, a funçãoreferencial é a mais utilizada em nosso dia a dia.

Alternativa "B"

Date: 03/06/2018

1)Referencial/ denotativa: Destaca-se a própria mensagem, o próprio conteúdo da enunciação. Transmite a informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliações. Geralmente na 3ª P.S. ou 3ª P.P., pois transmite impessoalidade. Usa linguagem denotativa. Usado em textos científicos, técnicos, didáticos, jornalísticos e correspondências comerciais.

Date: 03/06/2018

FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA: Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias, É a linguagem característica das NOTÍCIAS de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

Date: 03/06/2018

Além de ser uma função Referencial ou Denotativa, também , nos transmite a ideia de informação (informativa), no momento em que o texto nos revela a forma de esvaziar a geladeira.