2017_11_13_5a0974bcc63d6.png

A respeito da pontuação empregada pelo autor, no TEXTO 01, analise as seguintes proposições.


I.Em “Afinal, na internet, em se tratando de tempo, menos é mais" (3º parágrafo), a expressão “na internet" está entre vírgula por se tratar de um adjunto adverbial deslocado.


II.Poderia ser utilizada, no segundo parágrafo, uma vírgula em vez do ponto que antecede “É utilizada principalmente em salas de bate-papos" sem que isso provocasse desvio às normas de pontuação.


III. No trecho “você terá da agilidade que o mundo online proporciona" (3º parágrafo), deveria existir uma vírgula antes da conjunção “que", pois ela antecede uma oração subordinada adjetiva restritiva.


IV.Em “Com o tempo você vai se acostumando e percebe que, pasmem, ainda é português!" (1º parágrafo), as vírgulas que isolam a forma verbal “pasmem" poderiam ser substituídas por dois travessões.


V.No período “E que raios é "kkk" e por que tem um rosto amarelo mostrando a língua para mim?" (1º parágrafo), poder-se-ia usar um ponto final no lugar do sinal de interrogação por se tratar de uma pergunta indireta.


Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Date: 02/06/2018

I - CERTO pois o trecho "na internet" é um ADJUNTO ADVERBIAL de lugar que está deslocado da sua ordem direta.

II - CERTO pois essa oração continua fazendo referência a oração anterior. Podendo, assim, ser trocado por vírgulas e manter o contexto.

III - ERRADO pois se colocar a vírgula estará transformando a oração em EXPLICATIVA.

IV- CERTO. As vírgulas que isolarem qualquer seguimento sempre poderão ser trocadas por "travessões".

V - ERRADO - Mudaria o sentido ao mudar a pontuação de interrogação para exclamação.

Gabarito: B