A classificação de materiais é um processo abrangente, flexível e prático, que reúne e agrupa os materiais por características semelhantes. O processo que utiliza análise qualitativa para classificar segundo a importância operacional e criticidade para a organização, considerando presentes as características do material de não poder ser substituído em tempo hábil, sem acarretar prejuízos significativos para a organização, pode resultar na tipologia do material como classe:

Date: 03/06/2018

Para Viana (2006, p.52-63) os principais tipos de classificação são:

1.Por tipo de demanda
2.Materiais críticos
3.Perecebilidade
4.Quanto à periculosidade
5.Possibilidade de fazer ou comprar
6.Tipo de estocagem
7.Dificuldade deaquisição
8.Mercado fornecedor


1- POR TIPO DE DEMANDA

A classificação por tipo de demanda é uma classificação bastante utilizada nas empresas. Ela se divide em materiais não de estoque e materiais de estoque.

  • a)Materiais não de estoque.

São materiais de demanda imprevisível para os quais não são definidos parâmetros para o ressuprimento. Esses materiais são utilizados imediatamente, ou seja, a inexistência de regularidade de consumo faz com que a compra desses materiais somente seja feita por solicitação direta do usuário, na ocasião em que isso se faça necessário.

O usuário é que solicita sua aquisição quando necessário. Devem ser comprados para uso imediato e se forem utilizados posteriormente, devem ficar temporariamente no estoque.

  • b)Materiais de estoques

São materiais que devem sempre existir nos estoques para uso futuro e para que não haja sua falta são implantadas regras e critérios de ressuprimento automático. Devem existir no estoque, seu ressuprimento deve ser automático, com base na demanda prevista e na importância para a empresa.

Os materiais de estoque se subdividem ainda;

  • Quanto à aplicação
  • Quanto ao valor de Consumo
  • Quanto à importância operacional

Quanto à importância operacional:

Esta classificação leva em conta a imprescindibilidade ou ainda o grau de dificuldade para se obter o material.

Os materiais são classificados em materiais:

Materiais X: materiais de aplicação não importante, com similares na empresa;

Materiais Y: materiais de média importância para a empresa, com ou sem similar;

Materiais Z: materiais de importância vital, sem similar na empresa, e sua falta ocasiona paralisação da produção.Os materiais classificados como "Y" são também imprescindíveis para as atividades da organização. Entretanto podem ser facilmente substituídos em curto prazo.

Os itens "X" por sua vez são aqueles que não paralisam atividades essenciais, não oferecem riscos à segurança das pessoas, ao ambiente ou ao patrimônio da organização e são facilmente substituíveis por equivalentes e ainda são fáceis de serem encontrados.

Os materiais classificados como "Y" são também imprescindíveis para as atividades da organização. Entretanto podem ser facilmente substituídos em curto prazo.

Portanto a resposta correta é b)

Quando ocorre a falta no estoque de materiais classificados como "Z", eles provocam a paralisação de atividades essenciais e podem colocar em risco o ambiente, pessoas e patrimônio da empresa. São do tipo que não possuem substitutos em curto prazo.