2017_01_13_58790301952cb.PNG

O TEXTO 04 refere-se a uma das novas regras de acentuação instituída a partir do último

acordo ortográfico que se tornou obrigatório no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2016 . A

respeito dessa regra, marque a única alternativa CORRETA.

Date: 02/06/2018

3º)Não se acentuam graficamente os ditongos representados por ei e oi da sílaba tónica/tônica das palavras paroxítonas, dado que existe oscilação em muitos casos entre o fechamento e a abertura na sua articulação: assembleia, boleia, ideia, tal como aldeia, baleia, cadeia, cheia, meia; coreico, epopeico, onomatopeico, proteico; alcaloide, apoio (do verbo apoiar), tal como apoio (subst.), Azoia, boia, boina, comboio (subst.), tal como comboio, comboias, etc. (do verbo comboiar), dezoito, estroina, heroico, introito, jiboia, moina, paranoico, zoina.

Date: 02/06/2018

a) Heroico, plateia, ideia e mocreia perderam o acento assim como todas as paroxítonas que possuem forma arrizotônica. (ERRADO) OBS. Não se acentua por serem paroxítonos com sílaba forte no ditongo aberto "EI e OI".

b) Assim como heroico, o ditongo aberto da palavra heroi também não recebe mais acento agudo. (ERRADO) OBS. "Heroi" não é paroxítono, logo será acentuado, pois é oxítono terminado em ditongo aberto. Herói.

c) Apesar de Coréia também possuir o ditongo aberto "ei" – assim como ideia, mocreia e plateia – não deve perder o acento porque é nome próprio, não podendo ser alterado por acordos ortográficos. (ERRADO) OBS. Coreia também perdeu o acento gráfico.

d) As proparoxítonas continuam sendo acentuadas com exceção de palavras formadas por ditongo aberto, tais como heroico, plateia, ideia e mocreia. (ERRADO) OBS. Todas as Proparoxítonas são acentuadas.

e) Em heroico, plateia, ideia e mocreia deixam de ser acentuados os ditongos abertos, pois essas palavras são paroxítonas. (CORRETO)

Date: 02/06/2018

letra e) correta

Acento agudo – não se usa mais nos ditongos abertos das palavras paroxítonas

Como era Como fica
assembléia……………………………. assembleia
heróico………………………………..heroico
idéia………………………………….ideia
Coréia…………………………………Coreia
platéia………………………………..plateia
apóio………………………………….apoio

Atenção: continuam a ser acentuadas as palavras troféu, troféus, herói, heróis, papéis, anéis, dói, céu, chapéu – assim como todas as demais oxítonas e monossílabos terminados em éi, éu e ói no singular ou plural.

link: http://www.mbigucci.com.br/blog/nova-regra-ortogra...

Date: 02/06/2018

a) Heroico, plateia, ideia e mocreia perderam o acento assim como todas as paroxítonas que possuem forma arrizotônica. ERRADO

As paroxitonas terminadas em a, e, o não são acentuadas


b) Assim como heroico, o ditongo aberto da palavra heroi também não recebe mais acento agudo. ERRADO

HERÓI recebe acento especial palavras terminadas em ditongo aberto ei, eu, oi


c)Apesar de Coréia também possuir o ditongo aberto "ei" – assim como ideia, mocreia e plateia – não deve perder o acento porque é nome próprio, não podendo ser alterado por acordos ortográficos. ERRADO

As paroxitonas terminadas em a, e, o não são acentuadas


d) As proparoxítonas continuam sendo acentuadas com exceção de palavras formadas por ditongo aberto, tais como heroico, plateia, ideia e mocreia. ERRADO

TODAS PROPAROXITONAS SÃO ACENTUADAS


e)Em heroico, plateia, ideia e mocreia deixam de ser acentuados os ditongos abertos, pois essas palavras são paroxítonas. correto

Só acentuam as paroxitonas terminadas em : L,R,N,X / I, UM, US/ Ã,ÃO / PS ditongos



https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/941e7140-e4

Date: 02/06/2018

Só acrescentando que Formas rizotônicas são aquelas em que o acento tônico cai no radical e Formas Arrizotônicas são as formas verbais em que o acento tônico não cai no radical.

Date: 02/06/2018

Alguém pode me tirar uma dúvida? paroxítonas terminadas em ditongo (crescente ou decrescente), são acentuadas, não é não?