O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Assinale a opção correta acerca do balanço financeiro, nos termos do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público.

Date: 29/05/2018

Segundo o MCASP:

1 - O Quociente Orçamentário do Resultado Financeiro é resultante da relação entre o Resultado Orçamentário (Receita Orçamentária – Despesa Orçamentária) e a Variação do Saldo em Espécie. A interpretação desse quociente indica a parcela da variação do saldo do disponível que pode ser explicada pelo resultado orçamentário. Em contrapartida pode ainda ser analisada a diferença como resultante do resultado extraorçamentário, ou das transferências.

Leia o trecho a seguir:

As etapas do Ciclo de Vida de um projeto podem ser representadas por suas principais atividades, quais sejam: a) Fase Conceitual; b) Fase de Planejamento; c) Fase de Execução; e d) Fase de Conclusão.

Estas fases são compostas por um conjunto de atividades:

I. identificação de necessidades e/ou oportunidades.

II. tradução dessas necessidades e/ou oportunida- des em um problema.

III. equacionamento e definição do problema; e análise do ambiente de problema.

IV. determinação dos objetivos e metas a serem alcançados.

V. decisão quanto à execução do projeto.

As atividades enumeradas anteriormente representam a seguinte fase do Ciclo de Vida do projeto:

Date: 29/05/2018

Iniciação=Conceitual

Date: 29/05/2018

Ciclo de vida: fases do projeto

• Iniciação/concepção/conceitual: identifica-se a demanda e a necessidade do projeto, com a definição do objetivo e a elaboração de planos preliminares.

• Planejamento: detalha-se o que será realizado, com cronogramas, interdependências entre atividades, recursos envolvidos, custos.

• Desenvolvimento e Implementação: as atividades previstas são efetivamente executadas.

• Controle e monitoramento: pode ocorrer em paralelo com a fase de desenvolvimento, na qual se corrige os desvios.

• Finalização ou encerramento: o produto final é entregue e aceito e a estrutura é desmobilizada

No processo de definição da ideologia da organização onde se declara Missão, Visão, Negócio e Valores, são aplicados conceitos inerentes a cada um dos componentes da ideologia.

Indique o componente da ideologia organizacional que deve ser considerado a razão de existir da organização.

Date: 29/05/2018

missão- razão de existir

visão- o que pretende p futuro

negocio- atividade exercida

Date: 29/05/2018

a) Negócio: O negócio de uma organização define-se pelos desejos ou necessidades que ela satisfaz quando o usuário/consumidor compra seus produtos/serviços. É aquilo que a empresa explora para atingir as necessidades do cliente. Por exemplo: O negócio de uma livraria é a informação.

b) Missão: É a razão de existir da organização. A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.

c) Propósitos: Os propósitos são as finalidades pelas quais a empresa luta, os ideais que movem a empresa. Quais são os propósitos da sua empresa? Crescer? Ser sustentável? Ganhar dinheiro?

d) Valores: Os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

e) Visão: A visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

O processo administrativo é composto pelas seguintes funções:

1) planejamento.
2) organização.
3) direção.
4) controle.

A seguir, têm-se os conceitos de cada uma das funções administrativas:

a. manter o pessoal em atividade em toda a empresa, reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.

b. examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.

c. cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as orientações.

d. montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.

Assinale a opção que apresenta a correta relação entre a função administrativa e seu conceito.

Date: 29/05/2018

LETRA E

Date: 29/05/2018

tinha que ser um vascaíno


Date: 29/05/2018

PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado.

DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.

Estão sujeitos à tomada de contas, só podendo ser dispensados dessa responsabilidade, por decisão do TCU,

Date: 29/05/2018

Lei 8.443

Art. 6° Estão sujeitas à tomada de contas e, ressalvado o disposto no inciso XXXV do art. 5° da Constituição Federal, só por decisão do Tribunal de Contas da União podem ser liberadas dessa responsabilidade as pessoas indicadas nos incisos I a VI do art. 5° desta Lei.

Art. 5° A jurisdição do Tribunal abrange:

I - qualquer pessoa física, órgão ou entidade a que se refere o inciso I do art. 1° desta Lei, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária;

II - aqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao Erário;

III - os dirigentes ou liquidantes das empresas encampadas ou sob intervenção ou que de qualquer modo venham a integrar, provisória ou permanentemente, o patrimônio da União ou de outra entidade pública federal;

IV - os responsáveis pelas contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo.

V - os responsáveis por entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado que recebam contribuições parafiscais e prestem serviço de interesse público ou social;

VI - todos aqueles que lhe devam prestar contas ou cujos atos estejam sujeitos à sua fiscalização por expressa disposição de Lei;

Com relação ao SIAFI, assinale a opção correta.

Date: 29/05/2018

Um dos objetivos do SIAFI

>>> " Permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas; "

Date: 29/05/2018

a) Errada. Fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;

b) Correta. Permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas;

c) Errada. O Projeto Novo SIAFI tem como objetivo promover a reconstrução e a migração gradual do Sistema Integrado de Administração Orçamentária e Financeira do Governo Federal - SIAFI -para uma plataforma tecnológica mais moderna, flexível e econômica, permitindo evoluções que venham a contribuir para a transparência e a eficiência na gestão orçamentária e financeira.

A partir de 02 de janeiro de 2012 estará no ar a versão web do SIAFI. A aplicação consiste no primeiro produto do projeto Novo SIAFI, que está estruturado em fases e prevê a convivência do SIAFI Operacional e do novo SIAFI. As funcionalidades serão migradas gradualmente para a versão web do sistema, até que o SIAFI Operacional seja totalmente descontinuado.

d) Errado. Módulo Extrator: Este módulo permitirá prover às unidades gestoras de facilidade para recuperar dados do SIAFI Operacional a partir da geração de arquivo eletrônico, para que estas unidades possam, independentemente, trabalhar os dados conforme sua conveniência. Com isto, o usuário SIAFI poderá realizar suas extrações pela Web, acompanhar, agendar e recuperar através do download a sua extração, opção já disponível no portal SIAFI, de forma transparente, como se estivesse realizando as extrações no SIAFI Operacional.

e) Errado. As principais características da utilização do sistema na modalidade de uso parcial são as seguintes:

- Execução financeira dos recursos previstos no Orçamento Geral da União efetuada pelo SIAFI;

- Não permitir tratamento de recursos próprios do órgão; e

- Não substituir a contabilidade do órgão, sendo necessário, portanto, o envio de balancetes para incorporação de saldos.

Entre as competências dos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, menciona-se

Date: 29/05/2018

resposta: E

Segundo IN 01/01

2.Compete à Secretaria Federal de Controle Interno SFC/MF:

XXV. apurar os atos ou fatos inquinados de ilegais ou irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais, dando ciência ao controle externo e ao Ministério Público Federal e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade, para as providências cabíveis;

As massas documentais acumuladas são comuns nas organizações públicas brasileiras. Uma das primeiras intervenções arquivísticas é feita a partir da função avaliação. Nesse caso, o instrumento de avaliação a ser utilizado na massa documental acumulada é o

Date: 29/05/2018

Plano de arranjo: Esquema pelo qual se processa a classificação de um arquivo.

Plano de Classificação: Esquema elaborado a partir do estudo das estruturas e funções da instituição e análise do arquivo por ela produzido, pelo qual se distribuem os documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.

Tabela de temporalidade: A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem. Sua estrutura básica deve necessariamente contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente – , além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação.

(correta) plano de destinação É o conjunto de instrumentos que permite que, em decorrência da avaliação, se encaminhe os documentos à guarda temporária ou permanente, à eliminação e/ou à reprodução. plano de destinação Esquema no qual se fixa a destinação dos documentos.

Plano de prevenção :Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento.

Date: 29/05/2018

Não consigo entender esta questão.

A TTDD é gerada pela avaliação, ok.

O plano de destinação vem junto com a TTDD, conformeseu conceito "definir prazos de guarda e destinação de documentos".

Agora, como pode haver uma opção TTDD e outra, plano de destinação.

Outro racíocinio é, o que vem antes, o ovo ou a galinha, ou seja, a TTDD ou o plano de destinação.

Date: 29/05/2018

Pensei da mesma maneira. marquei tabela de temporalidade.

O sistema de arquivos de uma instituição deve ser configurado a partir do fundamento arquivístico

Date: 29/05/2018

Gabarito B

Teoria das Três Idades

Date: 29/05/2018

Apesar de ter errado a questão, acredito que ela referindo a "sistema" a ser utilizado, não cabendo portanto, apenas um princípio em específico.


Boa Aprovação!

Leia as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A avaliação de desempenho é um tema que há muito tempo tem sido objeto de estudo na área de gestão de pessoas, embora na prática organizacional ainda seja uma questão bastante controvertida. Avaliar é algo difícil, mas extremamente necessário.

II. A avaliação de desempenho é um instrumento que permite avaliar a atuação da força de trabalho, objetivando prever comportamentos futuros e levando em conta o potencial humano disponível nas organizações.

III. As causas do mau desempenho no trabalho são devidas unicamente ao trabalhador.

IV. Os erros mais comuns em uma avaliação de desempenho são o efeito halo, a leniência, o erro de tendência central, a falsidade e o critério único.

Date: 29/05/2018

Efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item possa interferir no julgamento sobre outros fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, nos processos de avaliação de desempenho o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia ou antipatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.

Leniência tolerância com o que é ilícito ou proibido; condescendência, lentidão.

Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte.