O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Em relação às políticas públicas de arquivo e à legislação
arquivística, julgue os itens a seguir.

As diretrizes para o funcionamento do sistema nacional de arquivos são fornecidas pelo Arquivo Nacional.

Date: 29/05/2018

Fornecidas pelo CONARQ.

Date: 29/05/2018

O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

O CONARQ é responsável pela edição de decretos regulamentadores da Lei n. 8.159, e de resoluções que tratam de temas diversos relativos à gestão de documentos convencionais e digitais, microfilmagem, digitalização, transferência e recolhimento de documentos de qualquer suporte, classificação, temporalidade e destinação de documentos, acesso aos documentos públicos, capacitação de recursos humanos, terceirização de serviços arquivísticos públicos, dentre outros. Além disso, promove e desenvolve importantes ações técnico-científicas, como seminários, oficinas, workshops, cursos, por intermédio de suas Câmaras Técnicas e Setoriais, e Comissões Especiais, constituídas não só por especialistas da área arquivística como de outras áreas do conhecimento, tais como ciência da informação, biblioteconomia, tecnologia da informação, administração e direito.

O Conselho Nacional de Arquivos, como uma das principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas, vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico. As publicações do CONARQ são consideradas referência para a prática arquivística em instituições públicas e privadas em território nacional e na América Latina.
Sua Constituição:

O CONARQ, é constituído por dezessete membros conselheiros: o Diretor-Geral do Arquivo Nacional, que o presidirá, representantes dos poderes Executivo Federal, Judiciário Federal, Legislativo Federal, do Arquivo Nacional, dos arquivos públicos estaduais e do Distrito Federal, dos arquivos públicos municipais, das instituições mantenedoras de curso superior de Arquivologia, de associações de arquivistas e de instituições que congreguem profissionais que atuem nas áreas de ensino, pesquisa, preservação ou acesso a fontes documentais, cada um dos conselheiros possui um suplente.


http://www.arquivonacional.gov.br/noticias-arquivo...


Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens
que se seguem.

A aquisição é uma função arquivística referente às atividades de transferência e recolhimento dos documentos de arquivo.

Date: 29/05/2018

São sete as funções arquivísticas: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.

A aquisição contempla a entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediários e permanente. Refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de arquivo.
Date: 23/04/2020

De acordo com o meu humilde conhecimento, o gabarito está errado. A assertiva é errada, uma vez que "aquisição é uma das funções". E a questão fala sobre, a função exercida na aquisição, a qual, é de entrada dos documentos. E não de exercer a função de transferência e recolhimento de arquivos.



"O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivísticas equipara a definição de
aquisição à de "entrada de documentos" e define como "ingresso de documentos em arquivo, seja por comodato, compra, custódia, dação , depósito, doação, empréstimos, legado, permuta, recolhimento, reintegração ou transferência; ingresso de documentos em arquivo corrente através do protocolo" (ARQUIVO NACIONAL, 2005, P.85)
(...)

Acerca de conceitos e aspectos legais relacionados à
administração geral e pública, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Lei n. o 9.784/1999, todos os atos administrativos relativos a processos administrativos devem ser divulgados oficialmente.

Date: 29/05/2018

errado.

Todos, não.Em algumas situações, a incidência de outros princípios pode exigir o sigilo do ato. Assim, alguns atos do inquérito policial são sigilosos para que possam alcançar seus objetivos - aplicação do princípio da eficiência.

Date: 29/05/2018

Lei 9784/99: Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

I - atuação conforme a lei e o Direito;

II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

Resp.: ERRADO.

Date: 29/05/2018


De acordo com a teoria da contingência, as organizações se
estruturam em três níveis organizacionais, que lidam com os
desafios impostos pelo ambiente e pela tecnologia. Em relação a
esses níveis organizacionais, julgue os itens que se seguem.

O nível institucional é composto por pessoas ou órgãos que transformam as estratégias formuladas em programas de ação para o alcance dos objetivos da organização.

Date: 29/05/2018
NÍVEL INSTITUCIONAL OU ESTRATÉGICO = planejamento estratégico - mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização - incerteza e imprevisibilidade. NÍVEL INTERMEDIÁRIO = planejamento tático - tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental. NÍVEL OPERACI operacional - desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.
Date: 29/05/2018

"Nível institucional. É o nível organizacional mais elevado, composto dos dirigentes ou de altos  funcionários. É também denominado nível estratégico, pois é o responsável pela definição dos principais objetivos e das estratégias organizacionais, lida com os assuntos relacionados com o longo prazo e com a totalidade da organização. É o nível que se relaciona com o ambiente externo da  organização.

 

Nível gerencial. É o nível intermediário situado entre o nível institucional e o nível técnico, cuidando do relacionamento e da integração desses dois níveis. Uma vez tomadas as decisões no nível institucional, o nível gerencial é o responsável pela sua transformação em planos e em programas para que o nível técnico os execute. O nível gerencial trata do detalhamento dos problemas, da captação dos recursos necessários para alocá-los dentro das diversas partes da organização e da distribuição e colocação dos produtos e serviços da organização.

 

Nível técnico. É o nível mais baixo da organização. Também denominado nível operacional, é o nível em que as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos e as técnicas são aplicadas. É o nível que cuida da execução das operações e tarefas. É voltado ao curto prazo e segue programas e rotinas desenvolvidos no nível gerencial"

 

A questão cita o nível intitucional com definição de nível gerencial. Resposta da questão: ERRADA!

Date: 29/05/2018

O nível institucional é composto por pessoas ou órgãos que formulam as estratégias.

Em relação a mudança, desenvolvimento e ambiente
organizacional, julgue os itens a seguir.

O conceito de organização defendido por autores filiados à tendência do desenvolvimento organizacional refere-se a um sistema mecânico, fechado e inflexível.

Date: 29/05/2018
A teoria do desenvolvimento organizacional nasceu na década de 1960 em função das mudanças no mundo das organizações e em função da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias. Teve origem na teoria comportamental e nos consultores de dinâmica de grupo e comportamento organizacional. Ampliou sua área de atuação tomando a organização como um todo e assumindo uma abordagem sistêmica. O desenvolvimento organizacional apresenta novos conceitos de organização, de cultura e de mudança organizacional dentro de pressupostos da teoria comportamental.
Date: 29/05/2018

O correto seria orgânico, aberto e flexível.

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos
ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para
alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O processo de planejamento é exclusivamente colaborativo, visto que os diversos atores que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim.

Date: 29/05/2018

Há a colaboração de todos, mas as decisões são tomadas pela cúpula. Portanto, o planejamento não é exclusivamente colaborativo.

Date: 29/05/2018

O processo e planejamento pode ser colaborativo? SIM! Não há nada

que impeça isso! Na verdade, existe até um princípio do planejamento que

prega que ele seja participativo, pois os processos de planejamento gerariam

um resultado relevante por si só.

Apesar disso, a questão se torna errada ao afirmar que ele é

exclusivamente colaborativo, pois ele pode ser também feito de outras formas.

O planejamento estratégico, por exemplo, é tipicamente associado à uma

definição de cima para baixo na organização, onde a alta cúpula toma decisões

sem a colaboração dos seus subordinados!

No que concerne à qualidade na administração, julgue os itens
que se seguem.

A era da qualidade total caracterizou-se pelo abandono do conceito de qualidade do produto ou serviço, substituído pelo foco no cliente.

Date: 29/05/2018
O conceito de Controle Total da Qualidade envolve de maneira sistêmica todos os órgãos da empresa, passando por marketing, aquisição, fabricação, inspeção e testes, expedição, instalação e assistência técnica. Não é apenas a conformidade com as especificações, que era a acepção tradicional, na qual predominava a atividade de inspeção. Nem tampouco qualidade seria a ausência de defeitos. Deveria a qualidade ser embutida no produto ou serviço desde o começo, a partir dos desejos e interesses do cliente.
Date: 29/05/2018

"Na era da inspeção ou do controle estatísitico, a ênfase está na qualidade do produto ou serviço. No estágio seguinte, a era da qualidade total, a ênfase desloca-se para o sistema da qualidade. Agora, a qualidade não diz respeito apenas ao produto ou serviço, nem é uma responsabilidade apenas do departamento qualidade. A qualidade é um problema de todos os funcionários e abrange todos os aspectos da operação da empresa"

 

Maximiano.

Date: 29/05/2018

Na Gestão da Qualidade Total, a qualidade é vista como fator principal no atendimento de

desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos

da organização, inclusive as relações com os fornecedores e clientes.


FONTE: Administração Geral para Concursos - Série Provas e Concursos - Rodrigo Rennó - 2013

Com relação a sistemas de gestão arquivística, julgue os itens
seguintes.

O ICP-Brasil, infraestrutura de chaves públicas brasileiras, garante os requisitos necessários para a validade jurídica dos documentos eletrônicos.

Date: 29/05/2018

MEDIDA PROVISÓRIA No 2.200-2, DE 24 DE AGOSTO DE 2001.

Institui a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, transforma o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação em autarquia, e dá outras providências.

Art. 1º Fica instituída a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

A respeito da política de acesso aos documentos de arquivo,
julgue os próximos itens.

Segundo a lei de acesso à informação, a autenticidade é a qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

Date: 29/05/2018
Fala do Art 4 inciso IX - Primariedade
Date: 29/05/2018

CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 4º Para  os efeitos desta Lei, considera-se:

 

IX- Primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, como o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

Date: 29/05/2018

Segundo a lei 12.527/2011 Art.. 4.º IX - Primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

Date: 29/05/2018

Segundo a lei 12.527/2011 Art.. 4.º IX - Primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

Date: 29/05/2018

O engraçado é que todos os colegas acima falaram de primariedade (repetindo sempre o mesmo)..., mas o que a questão realmente quer saber é o que é AUTENTICIDADE:  (a questão ficou errada justamente porque trocou o conceito; e então o que seria AUTENTICIDADE???) Lá vai:

 

Um documento será autêntico quando se mantiver da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresentar o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção.

Date: 29/05/2018

A questão afirma que autenticidade é qualidade da informação coletada na fonte...

 

Um documento será autêntico quando se mantiver da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresentar o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção.

 

 A qualidade não se aplica em autenticidade. O documento pode ser autêntico porém sem qualidade.

 

 

 

 

Date: 29/05/2018

Lei 12.527/2011: Art. 4º - Para os efeitos desta Lei, considera-se:

VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

Date: 29/05/2018

A banca nao quer saber conceitos de autenticidade, so oq a lei diz:

Lei 12.527/2011: Art. 4º - Para os efeitos desta Lei, considera-se:

VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

Date: 29/05/2018

Autenticidade: O documento de arquivo é autêntico

quando é o que diz ser, independentemente de se tratar

de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações

ou qualquer outro tipo de corrupção.


Date: 29/05/2018

VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

Date: 29/05/2018

No caso aí é a primariedade.

Date: 29/05/2018

VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por
determinado indivíduo, equipamento ou sistema;


IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem
modificações.

Date: 29/05/2018

Primo, você não mudou nada.

Date: 29/05/2018

Art. 4o Para os efeitos desta Lei, considera-se:

I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014...


Acerca de análise tipológica de documentos, julgue os itens que
se seguem.

Os documentos enunciativos são opinativos e esclarecem questões vazadas em outros documentos. O conteúdo desses documentos visa fundamentar uma resolução.

Date: 29/05/2018

São exemplos de atos Enunciativos:

-Parecer

-Relatório

-Voto

-Despacho

Date: 29/05/2018

"Os atos administrativos enunciativos são todos aqueles que atestam ou declaram a existência de uma situação de fato ou de direito, como visto anteriormente. Com isso, podemos afirmar que estes atos não geram uma mudança no cenário administrativo, mas tão somente corroboram ou emitem opiniões sobre situações preexistentes." (Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,parecer-juridico-e-suas-nuances,47772.html)

Date: 29/05/2018

A questão foi retirada do livro da Heloísa Belloto.ENUNCIATIVOS: são os opinativos e que esclarecem questões vazadas em outros documentos. Seu conteúdo visa fundamentar uma resolução e podem ser: pareceres, informações relatórios, votos, despachos, quando interlocutórios;

Arquivos permanentes: tratamento documental - Por Heloísa Liberalli Bellotto