O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

O arquivo que guarda documentos que, mesmo não sendo de uso frequente pelos setores que os produziram, podem ainda ser solicitados para tratar de assuntos que guardam relação com seu conteúdo. Esse arquivo denomina-se:

Date: 02/06/2018

o que presume a classificação

ARQUIVOS INTERMEDIÁRIO.

Date: 02/06/2018

Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

§ 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

Date: 02/06/2018

- Corrente ou de 1ª idade: documentos em curso ou freqüentemente consultados e de uso exclusivo da fonte geradora. Seu uso se caracteriza pelo valor primário dos documentos, isto é, atender as finalidades de sua criação.

- Intermediário ou de 2ª idade: documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas que ainda podem ser solicitados. A permanência dos documentos em arquivos intermediários é temporária.

- Permanente ou de 3ª idade: documentos que já cumpriram as finalidade de sua criação, mas são preservados em razão de seu valor probatório, informativo, cultural, de pesquisa, (valor secundário).

Gabarito: Letra "B"

Correspondência é toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. A correspondência mantida entre órgãos ou entidades da Administração Pública Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas denomina-se:

Date: 02/06/2018

Correspondência Oficial é a comunicação entre os órgãos do serviço público ou autárquico, na troca de informações de interesse comum ou das partes.

Importante: deve ser dado o tratamento impessoal aos assuntos que constam das comunicações, devendo-se observar os seguintes aspectos:
1. Ausência de impressões individuais de quem comunica;
2. Impessoalidade de quem recebe a comunicação;
3. Caráter impessoal do próprio assunto tratado.

(comentários qconcursos)

Os Agentes Públicos se subdividem nos itens

relacionados abaixo, exceto o que está na alternativa:

Date: 02/06/2018

Gab. d.

Os Agentes Públicos (segundo Hely Lopes Meirelles) se subdividem em: Administrativos, Políticos, Honoríficos, Delegados e Credenciados.

Date: 02/06/2018

Gabarito: D

Comentários: Não existe a classificação de Agentes Públicos Federados.

Por fim, segue abaixo a teoria sobre a classificação de Agentes Públicos existentes:

• Agentes políticos = Membros do Legislativo, Chefes de Poder Executivo, assessores diretos destes, juízes, membros do MP;

• Agentes delegados = Titulares de cartório, leiloeiros e tradutores oficiais;

• Agentes honoríficos = Não são pagos, "fazem por sua nobreza" - Os jurados, os mesários eleitorais e os comissários de menores;

• Agentes credenciados = É o caso dos peritos credenciados pela Justiça;

• Agentes administrativos = Servidores, empregados públicos e agentes temporários.

Alguns doutrinadores preferem a seguinte classificação:

► Agentes políticos;

► Agentes administrativos e

► Particulares em colaboração com o poder público (expressão que inclui delegados, honoríficos e credenciados).

Date: 02/06/2018

esse site não disponibiliza gabarito?

Date: 02/06/2018

Os Agentes Públicos se subdividem:

  • Agentes políticos = é aquele detentor de cargo eletivo, eleito por mandatos transitórios, como os Chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo, além de cargos de Ministros de Estado e de Secretários nas Unidades da Federação, os quais não se sujeitam ao processo administrativo disciplinar.
  • Agentes honoríficos = Não são pagos, "fazem por sua nobreza" - Os jurados, os mesários eleitorais e os comissários de menores;
  • Agentes credenciados = São os que recebem da Administração a incumbência de representá-la em determinado ato ou praticar certa atividade específica, mediante remuneração do Poder Público credenciante. É o caso dos peritos credenciados pela Justiça;
  • Agentes administrativos = servidores estritamente falando (strictu senso) = vínculos efetivos. Agentes regidos pela lei 8.112/90. Servidores, empregados públicos e agentes temporários.
  • Agentes honoríficos – São especialmente convocadas, ou designados para prestarem determinados serviços para o Estado. ex: Mesários
  • Agentes delegados – São particulares que recebem a incumbência da execução de determinadas atividades, obra ou serviços públicos e o realizam em nome próprio, por sua conta e risco, mas segundo as normas do Estados e sob permanente fiscalização do delegante. Esses agentes não são servidores públicos, nem honoríficos, nem representantes do estado.
Date: 02/06/2018

Os Agentes Públicos se subdividem em: Administrativos, Políticos, Honoríficos, Delegados e Credenciados.

De acordo com a lógica de proposições a negação da frase “Os carros são velozes e as bicicletas não são de três rodas” é:

Date: 02/06/2018

inverte o sinal e nega as duas

Date: 02/06/2018

Negação da operação da Conjunção. "p e q"

¬(P ^ Q ) <=> ¬P v ¬Q

Para negarmos uma proposição composta ligada pelo conectivo operacional "E" , basta negarmos ambas as proposições individuais (simples) e trocarmos o conectivo "e" pelo conectivo"ou". Ou seja, transformaremos uma conjunção em uma disjunção. Vejamos;

Ex:"Pedro é Mineiro e João é Capixaba".

  • P= Pedro é Mineiro
  • Q= João é Capixaba

Negando-a ,temos;

Pedro não é mineiro ou João não é capixaba.

Pela tabela verdade podemos" confirmar" a negação da proposição.

P

Q

P ^ Q

¬(P ^ Q)

¬P

¬Q

¬P v ¬Q

V

V

V

F

F

F

F

V

F

F

V

F

V

V

F

V

F

V

V

F

V

F

F

F

V

V

V

V

FONTE: http://www.infoescola.com/matematica/negacao-de-pr...

Date: 02/06/2018

Nega as proposições e inverte o conectivo.

Date: 02/06/2018

Seja:
a: Os carros são velozes
b: as bicicletas são de três rodas. Assim, a proposição fica: a e ~b

A sua negativa é dada: Inverte o sinal e muda o conectivo: ~a v b, logo: Os carros não são velozes ou as bicilcetas são de três rodas.

GABARITO: D

Date: 02/06/2018

"Os carros são velozes e as bicicletas não são de três rodas."
p = Os carros são velozes
~q = as bicicletas não são de três rodas
p ^ ~q sua negação ~p v q
Troca-se a Conjunção pela Disjunção ou o inverso e inverte a Afirmação pela Negação ou o contrário.

Considerando as normas constitucionais concernentes a administração pública e aos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta:

Date: 02/06/2018

ArArArtigo 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

XII XII. os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

Como podemos observar a banca fez a inversão dos termos.

Date: 02/06/2018

Legislativo e Judiciário que não pode ser maior que a do Executivo! TJPE :D Sigam-me os bons!

Date: 02/06/2018

Executivo > Legislativo e Judiciário (art. 37, XII, CF/88)

Date: 02/06/2018

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

ALTERNATIVA 'A' – CORRETAARTIGO 37, INCISO VI:é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

ALTERNATIVA 'B' – CORRETAARTIGO 37, INCISO XIII:é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

ALTERNATIVA 'C' – INCORRETAARTIGO 37, INCISO XII: os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

ALTERNATIVA 'D' – CORRETAARTIGO 37, INCISO VII:o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.

Date: 02/06/2018

Engraçado é que o teto constitucional é do Ministro do STF!!

Date: 02/06/2018

Estes tetos do EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO SÃO DE REIS e não funcionários públicos. Principalmente do JUDICIÁRIO. ABSURDO num país tão desigual.

Date: 02/06/2018

A remuneração é proporcional à responsabilidade que eles possuem. O que é injusto é um jogador de futebol ganhar milhões para correr atrás de uma bola.

Date: 02/06/2018

A remuneração é proporcional à responsabilidade que eles possuem. O que é injusto é um jogador de futebol ganhar milhões para correr atrás de uma bola.

Date: 02/06/2018

A remuneração é proporcional à responsabilidade que eles possuem. O que é injusto é um jogador de futebol ganhar milhões para correr atrás de uma bola.

Os números 2, 3, 4, 5, 8, 7, 16, 9..... apresentam uma sequência lógica. Nessas condições o décimo primeiro termo da sequência é:

Date: 02/06/2018

A questão é repetida.

Rumo à aprovação!

Date: 02/06/2018

A multiplicação do primeiro numero com o penúltimo e a soma do primeiro com o ultimo numero, ou seja,
2 x 4 = 8
2 + 5 = 7

2x8 = 16
2 +7=9

2x16=32
2+9=11

2,3,4,5,8,7,16,9,32,11

2x32= 64
2+11= 13

2,3,4,5,8,7,16,9,32,11,64,13...

o termo 11º = 64

Date: 02/06/2018

É bom que ajuda a fixar. Errei na primeira vez. Peguei o macete e não errei mais.

Date: 02/06/2018

2,3,4,5,8,7,16,9...

considere só os número pares E MULTIPLIQUE-OS POR 2,mas esqueça os ímpares.CERTO?

VAMOS LÁ!

2 → 4 → 8 → 16 → 32 → 64

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º "11º"


Date: 02/06/2018

multiplica os números pares por 2 ( pulando uma casa e colocando o resultado) e soma os ímpares com 2 ( pulando uma casa e colocando o resultado) exemplos:

2.2_=4.2_=8.2_=16.2_32.2_64... (pares)

3+2=_5+2_=7+2_=9+2_=13...(ímpares)

Date: 02/06/2018

Tem duas sequencias lógicas intercaladas: começa com a multiplicação vezes 2 dos números pares (2x2= 4; 4x2=8; 8x2=16; 16x8=32; 32x2=64) e a soma por 2 dos números ímpares (3+2=5; 5+2=7; 7+2=9; 9+2=11)

Então: 2, 3, 4, 5, 8, 7, 16, 9, 32, 11, 64 ...

Nessa sequencia lógica o 64 é o décimo primeiro número.

Bons estudos!

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde - SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO:

Sobre Ética e Cidadania, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 1a: O exercício da cidadania, como gozo de direitos e desempenho de deveres, deve pautar-se por contornos éticos: o exercício da cidadania deve se materializar na escolha da melhor conduta tendo em vista o bem comum, resultando em uma ação moral como expressão do bem.
2a: Imutabilidade e validade universal são características da ética.

Date: 02/06/2018

Ambas estão certas!!!!

Date: 02/06/2018

Ambas estão certas!!!!

Date: 02/06/2018

Ambas estão certas!!!!

Date: 02/06/2018

Ambas estão certas!!!!

Date: 02/06/2018



Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Os arquivos especiais são aqueles que mantém sob sua guarda documentos de formas físicas diferenciadas e que requerem medidas especiais quanto ao seu armazenamento, guarda e conservação. Um exemplo de arquivo especial é __________________ :

Date: 02/06/2018

Uma das classificações dos arquivos é quanto ao documento, podem ser especiais e especializados. São especiais aqueles que em decorrencia do suporte precisam de um cuidado a mais em sua conservação, são especializados aqueles que tratam de assuntos, ou melhor, áreas de conhecimento.

Date: 02/06/2018

Letra A - fotografia

Difere dos demais, que são especializados, ou seja, classificados por assunto ou área do conhecimento.

Date: 02/06/2018

Arquivos médicos podem conter Raios-X o que necessita um cuidado especial, pois o suporte é diferenciado. Portanto, questão com 2 respostas.

Date: 02/06/2018

De fato se formos abranger o sentido, podem haver erros sim! Porém acredito que eles estão se baseando em algo mais corriqueiro, e o único que se diferencia e necessita de tratamento especial é o iconográfico( arquivo de fotografia ).


Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. Documentos Iconográficos são aqueles que apresentam, de forma reduzida, imagens representando áreas maiores.
II. Documentos Micrográficos são aqueles que apresentam como informação imagens estáticas, como fotografias, negativos, diapositivos, desenhos e gravuras.

Date: 02/06/2018

Descrições invertidas

Date: 02/06/2018

I - Documentos cartográficos

II - Documentos iconográficos

Date: 02/06/2018

Colegas, observem que a descrição do item I refere-se aos arquivos CARTOGRÁFICOS: aqueles que apresentam, de forma reduzida, imagens representando áreas maiores.

Os micrográficos são resultantes da microfilmagem.