O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

2016_08_30_57c5c0e02912c.png

Leia as afirmativas a seguir, feitas sobre ideias e fenômenos linguísticos constantes do texto:
I. A ideia principal do texto é a de que certos filmes, feitos com intenção profana, terminam por auxiliar, contraditoriamente, os ideais cristãos.
II. Em “Proponho filmes que eles já assistiram para falar de aspectos que talvez não tenham percebido”, a regência necessita ser alterada.
III. Outra ideia do texto é que a sociedade mudou e, por isso, a Bíblia pode ser auxiliada por outros recursos, a fim de evangelizar os jovens.
IV. O verbo não se encontra corretamente conjugado na seguinte passagem: “O processo de adaptação às novas linguagens estar sendo lento”.
V. Outra ideia veiculada é de que não adianta proibir as coisas; pelo contrário, é com a permissão ao acesso a filmes profanos que vem a crença no cristianismo.
Assinale a alternativa correta:

Assinale a afirmativa CORRETA:

Com base na Lei n 6.766/1979, sendo aprovado o

projeto de loteamento ou de desmembramento, o

loteador deverá submetê-lo ao registro imobiliário dentro

de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de caducid
ade da

aprovação, acompanhado dos seguintes documentos:

I. Histórico dos títulos de propriedade do imóvel,

abrangendo os últimos 20 (vintes anos),

acompanhado dos respectivos comprovantes.

II. Registro da vegetação existente.

III. Certidões negativas.

IV. Fotografias aéreas do lote.

V. Três cortes topográficos.

Assinale a alternativa correta:

Date: 02/06/2018

Letra A

Art. 18. Aprovado o projeto de loteamento ou de desmembramento, o loteador deverá submetê-lo ao registro imobiliário dentro de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de caducidade da aprovação, acompanhado dos seguintes documentos:

I - título de propriedade do imóvel ou certidão da matrícula, ressalvado o disposto nos §§ 4o e 5o; (Redação dada pela Lei nº 9.785, de 1999)

II - histórico dos títulos de propriedade do imóvel, abrangendo os últimos 20 (vintes anos), acompanhados dos respectivos comprovantes;

III - certidões negativas:

a) de tributos federais, estaduais e municipais incidentes sobre o imóvel;

b) de ações reais referentes ao imóvel, pelo período de 10 (dez) anos;

c) de ações penais com respeito ao crime contra o patrimônio e contra a Administração Pública.

IV - certidões:

a) dos cartórios de protestos de títulos, em nome do loteador, pelo período de 10 (dez) anos;

b) de ações pessoais relativas ao loteador, pelo período de 10 (dez) anos;

c) de ônus reais relativos ao imóvel;

d) de ações penais contra o loteador, pelo período de 10 (dez) anos.

V - cópia do ato de aprovação do loteamento e comprovante do termo de verificação pela Prefeitura Municipal ou pelo Distrito Federal, da execução das obras exigidas por legislação municipal, que incluirão, no mínimo, a execução das vias de circulação do loteamento, demarcação dos lotes, quadras e logradouros e das obras de escoamento das águas pluviais ou da aprovação de um cronograma, com a duração máxima de quatro anos, acompanhado de competente instrumento de garantia para a execução das obras; (Redação dada pela Lei nº 9.785, de 1999)

VI - exemplar do contrato padrão de promessa de venda, ou de cessão ou de promessa de cessão, do qual constarão obrigatoriamente as indicações previstas no art. 26 desta Lei;

VII - declaração do cônjuge do requerente de que consente no registro do loteamento.

Date: 02/06/2018

Gabarito errado.

A alternativa "a" está correta.

- histórico dos títulos de propriedade do imóvel, abrangendo os últimos 20 anos acompanhados dos respectivos comprovantes;

-certidões negativas.

Assinale a alternativa INCORRETA: De acordo com a NBR 9077/2001, as distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça, devem considerar:

Date: 02/06/2018

NBR 9070

4.5.2 Distâncias máximas a serem percorridas

4.5.2.1 As distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça, devem considerar:

a) o acréscimo de risco quando a fuga é possível em apenas um sentido;

b) o acréscimo de risco em função das características construtivas da edificação;

c) a redução de risco em caso de proteção por chuveiros automáticos;

d) a redução de risco pela facilidade de saídas em edificações térreas.

De acordo com o estatuto da cidade, Lei nº

10.257/2001, assinale a alternativa CORRETA.

O plano diretor é obrigatório para que tipo de

cidades?

Date: 02/06/2018

Gabarito errado. Alternativa letra "b". Artigo 41 do estatuto da cidade:

Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades:

I – com mais de vinte mil habitantes;

Date: 02/06/2018

Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades:

I – com mais de vinte mil habitantes;

II – integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas;

III – onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no § 4o do art. 182 da Constituição Federal;

IV – integrantes de áreas de especial interesse turístico;

V – inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.

VI - incluídas no cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos. (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012)

Assinale a alternativa INCORRETA:

De acordo com a Lei nº 6.766/1979, a infraestrutura

básica dos parcelamentos situados nas zonas

habitacionais declaradas como de interesse social (ZHIS)

consistirá, no mínimo, de:

Date: 02/06/2018

LEI No 6.766, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1979.

§ 6o A infra-estrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de: (Incluído pela Lei nº 9.785, de 1999)

I - vias de circulação; (Incluído pela Lei nº 9.785, de 1999)

II - escoamento das águas pluviais; (Incluído pela Lei nº 9.785, de 1999)

III - rede para o abastecimento de água potável; e (Incluído pela Lei nº 9.785, de 1999)

IV - soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar. (Incluído pela Lei nº 9.785, de 1999)

https://www.planalto.gov.br/CCivil_03/Leis/L6766compilado.htm

Com base na NBR 9077/2001: referente aos dutos de ventilação natural, assinale a afirmativa CORRETA:
Os dutos de entrada de ar devem:

Date: 02/06/2018

4.7.13.4 Os dutos de entrada de ar devem:

a) ter paredes resistentes ao fogo por 2 h, no mínimo;

b) ter revestimento interno liso;

c) atender às condições das alíneas a a c e f de 4.7.13.2;

d) ser totalmente fechados em sua extremidade superior;

e) ter abertura em sua extremidade inferior que assegure a captação de ar fresco respirável, devendo esta abertura ser dotada de portinhola de tela ou venezianas de material incombustível que não diminua a área efetiva de ventilação, isto é, sua secção deve ser aumentada para compensar a redução.

Sobre a Lei n.º 8.112/1990 assinale a alternativa CORRETA:

Date: 02/06/2018

Resposta letra B

CF/88-Art. 37 II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;


A= reversão

Date: 02/06/2018

Gabarito: B
8112
Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

Date: 02/06/2018

Gabarito: A

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Date: 02/06/2018

a) Redistribuição REVERSÃO é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

Date: 02/06/2018

Gabarito: B. Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

Date: 02/06/2018

resposta= A

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

Date: 02/06/2018

a) Redistribuição REVERSÃO é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

b) A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

c) Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor, mesmo quando NÃO exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor.

d) A licença para tratar de interesses particulares POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA, bem como cada uma de suas prorrogações, será precedida de exame por perícia médica oficial.

e) O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional, NÃO terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde


Date: 02/06/2018

letra E


A) reversão

c) licença referida é para interesses particulares e não de saúde.

d) dá tudo ou nada

Date: 02/06/2018

Alternativa "A":

Lei n. 8.112/90:

Seção II

Da Nomeação

Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

Date: 02/06/2018

CF Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

Date: 02/06/2018

Gabarito errado

Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

Date: 02/06/2018

O gabarito correto é a letra A, pois:

Seção II

Da Nomeação

Art. 9o A nomeação far-se-á:

I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

Parágrafo único. Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção, serão estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administração Pública Federal e seus regulamentos. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

Fonte:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112compilado.htm

Date: 02/06/2018

a letra E errada o certo seria

§ 1o O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional não terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde.

Date: 02/06/2018

CF/88-Art. 37 II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

Date: 02/06/2018
  • a) REVERSÃO é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.
  • b) A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade. CORRETO
  • c) NÃO SERÁ CONCEDIDO auxílio-moradia ao servidor, quando existir imóvel funcional disponível para uso pelo servidor.
  • d) LICENÇA PARA TRATAR DA SAÚDE, bem como cada uma de suas prorrogações, será precedida de exame por perícia médica oficial.
  • e) O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional, NÃO terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde.

Sobre proteção e vírus de computador foram feitas as seguintes afirmativas: I. Phishing é uma tentativa de um fraudador tentar "pescar" informações pessoais de usuários desavisados ou inexperientes, por meio de mensagens e URLs falsas e páginas HTML em emails.
II. Os vírus e worms podem não se replicar de computador para computador, enquanto os cavalos de Troia se replicam, entram em um computador fazendo-se passar por um programa aparentemente legítimo, como uma proteção de tela, mas não causam danos ao sistema, só exibem anúncios em páginas web.
III. Spams apagam as informações do disco rígido ou desabilitam completamente o computador.
IV. Spyware é um software que exibe anúncios, coleta informações sobre você ou altera configurações em seu computador, geralmente sem o seu consentimento.
Assinale a alternativa correta:

Date: 02/06/2018

I- Certo

Phishing

Phishing, phishing-scam ou phishing/scam, e o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

II- Errado

Worm

Worm e um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido a grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

Vírus

Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado e preciso que um programa j´a infectado seja executado.

III- Errado

Spam

Spam e o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conte´udo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (UnsolicitedCommercialE-mail). O spam em alguns pontos se assemelha a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação telefônica ofertando produtos. Por´em, o que o difere´e justamente o que o torna t˜ao atraente e motivante para quem o envia (spammer): ao passo que nas demais formas o remetente precisa fazer algum tipo de investimento, o spammer necessita investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos objetivos e em uma escala muito maior.

IV- Certo

Spyware

Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como´e instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.

Date: 02/06/2018

I- Certo

Phishing

Phishing, phishing-scam ou phishing/scam, e o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

II- Errado

Worm

Worm e um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido a grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

Vírus

Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado e preciso que um programa j´a infectado seja executado.

III- Errado

Spam

Spam e o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conte´udo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (UnsolicitedCommercialE-mail). O spam em alguns pontos se assemelha a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação telefônica ofertando produtos. Por´em, o que o difere´e justamente o que o torna t˜ao atraente e motivante para quem o envia (spammer): ao passo que nas demais formas o remetente precisa fazer algum tipo de investimento, o spammer necessita investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos objetivos e em uma escala muito maior.

IV- Certo

Spyware

Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como´e instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.

Date: 02/06/2018

I. Phishing é uma tentativa de um fraudador tentar "pescar" informações pessoais de usuários desavisados ou inexperientes, por meio de mensagens e URLs falsas e páginas HTML em emails.

IV. Spyware é um software que exibe anúncios, coleta informações sobre você ou altera configurações em seu computador, geralmente sem o seu consentimento.

Observe os pares de frases abaixo; em seguida, assinale a alternativa que contém o par em que, graças ao uso do antônimo correspondente, a segunda expressa sentido diametralmente oposto ao da primeira:

Date: 02/06/2018

Gabarito A.

Azáfama: excesso de pressa.

Pachorra: falta de pressa.

Date: 02/06/2018

azáfama

Significado de Azáfama

s.f.Excesso de pressa; afobação na realização de algum trabalho.[Por Extensão] Muita confusão; atrapalhação.Barulho de vozes altas e estridentes; grita.(Etm. do árabe: az-zahma)

Sinônimos de Azáfama

Azáfama é sinônimo de: precipitação, pressa, atrapalhação, açodamento, imprudência, grita

Antônimos de Azáfama

Azáfama é o contrário de: tranquilidade, sossego, calma, calmaria

Definição de Azáfama

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação das sílabas: a-zá-fa-ma
Plural: azáfamas

pachorra

Significado de Pachorra

s.f.Ausência de pressa; que se comporta com lentidão; fleuma.Excesso de calma e paciência.Natureza da pessoa apática ou inativa.(Etm. do espanhol: pachorra)

Sinônimos de Pachorra

Pachorra é sinônimo de: paciência, lentidão, fleuma

Antônimos de Pachorra

Pachorra é o contrário de: velocidade

Definição de Pachorra

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação das sílabas: pa-chor-ra
Plural: pachorras

Date: 02/06/2018

Letra A: Azáfama: precipitação, pressa, atrapalhação, açodamento, imprudência

Pachorra: ausência de pressa; que se comporta com lentidão; excesso de calma e paciência. Correta.

Letra B: bem#mau ⇒ Bem#mal

Letra C: Translúcido e diáfano são sinônimos.

Letra D: progressão: evolução

digressão: afastamento, fuga do assunto, etc.

Letra E: intrépido e destemido também são sinônimos.

Leia o texto a seguir:
O gato olhava para a comida que eu despejava no prato. O cachorro me dirigia uns olhos suplicantes. A tartaruga, sem alface no seu tanque, parecia também esperar por comida. Todos os animais da casa deviam estar famintos.
A palavra em destaque no texto está a serviço de um mecanismo de coesão intitulado:

Date: 02/06/2018

hiperonímia é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra, mas com sentido mais abrangente (animais), podendo ter várias possibilidades patlra um único hipônimo. Ex: flor - associado a todos tipos de flores (rosa, cravo)

Date: 02/06/2018

A) Elipse consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto.

B) Hiperonímia confere-nos uma ideia de um todo, sendo que desse todo se originam outras ramificações. CORRETA

C) Hiponímia representa cada parte, cada item de um todo, sendo assim, o oposto de hiperonímia.

D) Nominalização é o emprego de um substantivo que remete a um verbo anteriormente mencionado.

E) Ordenação linear ocorre quando o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o começo, o meio e o fim de uma narrativa.

Date: 02/06/2018

hiperonímia

  1. substantivo feminino ling relação estabelecida entre um vocábulo de sentido mais genérico e outro de sentido mais específico (p.ex., animal está numa relação de hiperonímia com leão, gato etc.).

Assim, a palavra animais está numa relação de hiperonímia com gato, cachorro e tartaruga.