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Leia os TEXTOS 06 e 07 para responder à questão 7.

TEXTO 06

GAROTA DE IPANEMA

Olha que coisa mais linda

Mais cheia de graça

É ela menina

Que vem e que passa

Num doce balanço

A caminho do mar

Moça do corpo dourado

Do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?

Ah, por que tudo é tão triste?

Ah, a beleza que existe

A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor (3x)

Por causa do amor (2x)

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor (3x)

Disponível em:.Acesso:08.out.2016.

2017_01_13_5878c0d5ef401.PNG

A partir da leitura e análise dos TEXTOS 06 e 07, julgue as proposições a seguir.

I.A intertextualidade é garantida, sobretudo, pela paródia, no outdoor da Hortifruti, de um

trecho da música “Garota de Ipanema".

II.As imagens utilizadas no segundo plano quebram o caráter intertextual proposto no

anúncio publicitário.

III.O slogan “Entre no ritmo da Hortifruti" ganha sentido a partir do diálogo entre a campanha

e a composição musical.

IV.Não se pode afirmar que há uma intertextualidade explícita, pois não há uma

intencionalidade latente na referência à música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

V.A intertextualidade com “Garota de Ipanema" não é encontrada na superfície textual do

outdoor, ocorre, portanto, o que se denomina de intertexto implícito.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Date: 02/06/2018

Intertexto é a relação que há entre os textos. Ou seja, um deles traz elementos que se relacionam com o outro texto.

Com isso a imagem da praia de Ipanema ao fundo (segundo plano) no outdoor + paródia demostram tamanha é a intertextualidade explícita. Isso torna as assertivas II, IV, V erradas.

Date: 02/06/2018

Essa foi difícil mas basta presta atenção a alternativa IV claramente está errada elimina todas as demais que tem essa opção e vejam a V também parece muito contraditória.. então foi assim que eu deduzir.

Date: 02/06/2018

Não achei tão difícil.

Date: 02/06/2018

Significado de Intertextualidade:

É a relação que se estabelece entre dois textos quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo e entre dois textos quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo
Date: 02/06/2018

I.A intertextualidade é garantida, sobretudo, pela paródia, no outdoor da Hortifruti, de um trecho da música "Garota de Ipanema".

Verdadeira. Influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado. O segundo texto tomou o modelo do primeiro.

II.As imagens utilizadas no segundo plano quebram o caráter intertextual proposto no anúncio publicitário.

Falsa. As imagens descrevem o ambiente da musica

III.O slogan "Entre no ritmo da Hortifruti" ganha sentido a partir do diálogo entre a campanha e a composição musical.

Verdadeira. Referencia ao ritmo musical

IV. Não se pode afirmar que há uma intertextualidade explícita, pois não há uma intencionalidade latente na referência à música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Falsa. Pois há uma intertextualidade explicita. Na intertextualidade explícita, ficam claras as fontes nas quais o texto baseou-se e acontece, obrigatoriamente, de maneira intencional.

V. A intertextualidade com "Garota de Ipanema" não é encontrada na superfície textual do outdoor, ocorre, portanto, o que se denomina de intertexto implícito.

Falsa. Há a ocorrência da intertextualidade explicita. A intertextualidade implícita pedem de nós uma maior capacidade de realizar analogias e inferências, fazendo com que o leitor reative conhecimentos preservados em sua memória para então compreender integralmente o texto lido.

Date: 02/06/2018

lendo com bastante atenção da pra resolver, mas no corre da prova essa questão ficou complicada

Date: 02/06/2018

Resultado de imagem para intertextualidade

Para construir uma bola de futebol, costura-se gomos de um material sintético mais resistente e

leve do que o couro, que era utilizado anteriormente. Para a Copa do Mundo de Futebol de

1970, a Adidas criou o formato que, atualmente, associamos ao de uma bola de futebol. Ele é

composto por gomos com forma de pentágonos e hexágonos regulares, com lados de mesma

medida. São utilizados 20 hexágonos e 12 pentágonos para construir uma bola.

2017_01_13_5878c1cae0c77.PNG

Sabendo que são necessários 25cm de linha para unir dois gomos (um lado de um hexágono

com um lado de um pentágono ou outro hexágono), quantos metros de linha são necessários

para costurar a bola inteira?

Date: 02/06/2018

20 hexágono (6 lados)

12 pentágono (5 lados)

20 x 6 = 120

12 x 5= 60

total= 120+60 = 180 / 2 (dois gomos - 25 cm linhas)= 90 gomos x 25 cm de linhas= 2250 cm (2250/100cm) ou 22,50 m

Date: 02/06/2018

São 20 hexágonos (6 lados) / 12 pentágonos (5 lados).

20 hexágonos x 6 lados = 120

12 pentágonos x 5 lados = 60


120+60 = 180

Pega o 180 e multiplica pelos 25 centímetros ---> 4500

Em seguida, distribui esses centímetros (dividindo) para os 2 gomos = 2250 cm. Que é o mesmo que 22,5 metros

Date: 02/06/2018

Fiz um pouco diferente mas chegou no mesmo resultado:

25 cm cobrem / 2 lados (1 lado hex +1 lado pent) = 12,5 cm para cada figura Hexag/Pentag

então:

Para descobrir quantos centímetros de linha precisa pra cobrir o hexágono usei

12,5 x 6 = 75,0

-> Como são 20 Hexágonos: 75,0 x 20 = 1500,0

Para descobrir quantos centímetros de linha precisa pra cobrir o pentágono usei

12,5 x 5 = 62,5

-> Como são 12 Pentágonos: 62,5 x 12 = 750,0

Somando os dois resultados: 1500,0 + 750,0 = 2250,0

Apesar de ser um caminho mais complicado, não deixa de ser uma alternativa e uma forma diferente de fazer!

Espero q tenha ajudado!



Date: 02/06/2018


Date: 02/06/2018

Some todos os lados:

20 X 6 = 120

12 X 5 = 60

Total: 180 laterais.

Quando vc costura uma lateral automaticamente está ligando ela à lateral de outro gomo. Logo cai pela metade

90 x 25 cm = 2250 cm ou 22,5 m.

;)

Em JAVA, existe um método que pertence à biblioteca nativa, onde não é capaz de bloquear a execução de uma determinada thread. Com relação a esse assunto, marque a alternativa correta.

Date: 02/06/2018

Sr. RAONY ASSIM NAO É COMENTARIO MAS IDIOTICE

Acerca da arquitetura cliente/servidor, assinale a alternativa que apresenta as principais características da arquitetura.

Date: 02/06/2018

Não estar apto a compartilhar seus recursos computacionais - (preparado, disponível, e ou habilitado (Pode ser negado pelo servidor)).

Date: 02/06/2018

A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).

Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos.

É no servidor que normalmente ficam os sistemas mais pesados da rede, tais como o banco de dados. As máquinas clientes são menos poderosas, pois não rodam aplicativos que requerem tantos recursos das máquinas.

O importante em uma máquina em arquitetura Cliente/Servidor não é que todas as máquinas sejam do mesmo fabricante ou do mesmo tipo. O que realmente é importante, é o fato de todas as máquinas poderem se interligar pela rede, com o mesmo tipo de protocolo de acesso (TCP/IP, NetBEUI).

https://arqserv.wordpress.com/2012/03/17/como-func...


No que diz respeito às Regras de Declaração para Arquivos-Fonte Java, analise as proposições a seguir. I. Se o arquivo de código-fonte tiver uma classe pública, seu nome terá que coincidir com o nome dessa classe. II. Se não houver instrução package, as instruções import terão que ser as primeiras (fora os comentários) do arquivo de código-fonte. III. O arquivo só pode ter uma instrução package, porém, várias de import. IV. Um arquivo de código-fonte pode ter várias classes públicas. V. O arquivo só pode ter uma classe não pública. Estão CORRETAS as proposições

Date: 02/06/2018

Regras e convenções de nomenclatura

Quando programamos em Java, devemos levar em consideração as convenções de nomenclatura para deixar nosso código o mais legível e documentável possível, pois um dos objetivos da programação orientada a objetos é o reaproveitamento do código.

É muito provável que quem não tenha experiência com programação sinta dificuldade de identificar todos os termos utilizados. Portanto, quem já conhece programação em algum outro tipo de linguagem (como Delphi ou C++) aconselhamos que prossiga para a próxima página. Porém, se nunca programou antes, com certeza, este artigo será didático o suficiente para que entenda essas regras.

Muitos compiladores como Eclipse e NetBeans dão um grande auxilio na hora de criarmos nosso projeto nos informando sobre as convenções de nomenclatura no momento que estamos criando os pacotes, classes, etc...

http://www.tiexpert.net/programacao/java/nomenclat...

No que diz respeito ao Django (framework), analise as proposições a seguir: I. É possível definir seus modelos de dados com classes em Python, porém não podemos gerar automaticamente o SQL correspondente e executá-lo no banco de dados a ser utilizado. II. O Django necessita de ferramentas auxiliares para realizar a administração, só assim é possível atualizar o conteúdo do seu sistema. III. Com o Django é possível projetar URLs sem nenhuma limitação estrutural. IV. O Django contém um sistema de templates que separa o html do código em Python. V O framework tem suporte a aplicações multi-linguagem. Estão CORRETAS as proposições

Date: 02/06/2018

Django é um framework gratuito e de código aberto para a criação de aplicações web, escrito em Python. É um framework web, ou seja, é um conjunto de componentes que ajuda a desenvolver sites de forma mais rápida e mais fácil.

https://tutorial.djangogirls.org/pt/django/


Date: 02/06/2018

Letra B.

Em um ambiente de desenvolvimento de software, torna-se crucial o uso de ferramentas de controle de versão. Assinale a alternativa que contém a afirmativa CORRETA.

Date: 02/06/2018

Sobre Controle de Versão

O que é controle de versão, e por que você deve se importar? O controle de versão é um sistema que registra as mudanças feitas em um arquivo ou um conjunto de arquivos ao longo do tempo de forma que você possa recuperar versões específicas. Mesmo que os exemplos desse livro mostrem arquivos de código fonte sob controle de versão, você pode usá-lo com praticamente qualquer tipo de arquivo em um computador.

Git considera que os dados são como um conjunto de snapshots (captura de algo em um determinado instante, como em uma foto) de um mini-sistema de arquivos. Cada vez que você salva ou consolida (commit) o estado do seu projeto no Git, é como se ele tirasse uma foto de todos os seus arquivos naquele momento e armazenasse uma referência para essa captura. Para ser eficiente, se nenhum arquivo foi alterado, a informação não é armazenada novamente - apenas um link para o arquivo idêntico anterior que já foi armazenado. A figura 1-5 mostra melhor como o Git lida com seus dados.

https://git-scm.com/book/pt-br/v1/Primeiros-passos...


Date: 02/06/2018

Letra E.

O que é Git?

Git é um sistema de controle de versão de arquivos. Através deles podemos desenvolver projetos na qual diversas pessoas podem contribuir simultaneamente no mesmo, editando e criando novos arquivos e permitindo que os mesmos possam existir sem o risco de suas alterações serem sobrescritas.

/tableless.com.br/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-git-e-github-mas-tinha-vergonha-de-perguntar/


Leia o TEXTO 02 e responda à questão 2.

TEXTO 02

INFÂNCIA

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

– Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Infância. Antologia poética. 59ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2007.)

Para uma leitura mais produtiva de um texto, faz-se necessária a análise dos elementos que

concorrem para sua construção e sentido. Partindo dessa ideia, analise as proposições a seguir

acerca do poema de Drummond.

I. Em “Meu pai montava a cavalo, ia para o campo", os verbos “montava" e “ia"

caracterizam a figura do pai como provedora.

II. Na contramão do tempo verbal pretérito imperfeito que apresenta a figura paterna como

provedora e sempre em movimento, a figura materna é apresentada de forma estática,

ratificada pelas expressões “ficava sentada" e “cosendo", denotando ausência de esforço

físico e de aventura.

III. Além da estrutura verbal, que contribui para a construção das lembranças, a escolha dos

substantivos (pai, cavalo, campo, mãe, irmão, mangueiras, história, Robinson Crusoé,

senzala, café, preta velha, berço, suspiro, mato, fazenda) diz muito da significação do tema.

IV. Na segunda estrofe, as ações apresentadas pelos verbos “aprendeu" e “esqueceu", no

pretérito perfeito do indicativo, assinalam algo que passou, que não durou.

V. O emprego dos advérbios “lá" e “longe", juntos, remete à idéia de distância. Essa pode ser

uma referência tanto à impossibilidade de o menino enxergar nitidamente o pai, devido à

extensão da fazenda, quanto à transição temporal: o menino abandona o passado e retorna

ao presente, já como homem.

Estão CORRETAS

Date: 02/06/2018

Aos não assinantes Alternativa E

Date: 02/06/2018

Como na alternativa iv pode ser algo que passou, não durou se aprendeu e NUNCA esqueceu. Ou seja durou muito a aprendizagem.

Date: 02/06/2018

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Como pode ser a letra E se pelo que dá a entender foi um aprendizado que durou muito tempo?

Na segunda opção está escrito que a figura materna é apresentada como estática com ausência de esforço físico, no entanto a mãe está cosendo, ou seja, costurando, verbo que indica ação .

Date: 02/06/2018

Acabei errando também a questão pelo mesmo motivo, ou seja, pensando friamente, mas se analisarmos a questão:

II. Na contramão do tempo verbal pretérito imperfeito que apresenta a figura paterna como

provedora e sempre em movimento, a figura materna é apresentada de forma estática,

ratificada pelas expressões "ficava sentada" e "cosendo", denotando ausência de esforço

físico e de aventura.


Veremos no enunciado as palavras "na contramão do tempo verbal", ou seja, mesmo que o tempo exprima alguma ação que já ocorreu a apresentação da figura materna é feita de forma estática, como se apenas o pai fizesse alguma coisa.

Date: 02/06/2018

a opção IV não existe a possibilidade de estar correta,mesmo apresentando verbos no passado não indica algo que tenha passado e não durou

Date: 02/06/2018

Segundo consta no site do concurso, o gabarito trocou para a letra A.

Corretas: I, II e V, apenas.

III. Além da estrutura verbal, que contribui para a construção das lembranças, a escolha dos substantivos (pai, cavalo, campo, mãe, irmão, mangueiras, história, Robinson Crusoé, senzala, café, preta velha, berço, suspiro, mato, fazenda) diz muito da significação do tema. - Errado, pois o que confirma o tema "lembranças da infância" são os verbos no pretérito.

IV. Na segunda estrofe, as ações apresentadas pelos verbos "aprendeu" e "esqueceu", no pretérito perfeito do indicativo, assinalam algo que passou, que não durou. - Errado, pois na própria frase a confirmação que permaneceu: "No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu chamava para o café.".

(comentários qconcursos)

Eu ainda discordo considerar a II como correta, vou continuar procurando alguma explicação para entender melhor essa questão.

Date: 02/06/2018

Obrigado Luiza. Eu ainda pensei na possibilidade de não estar correta a I pois o que caracteriza como provedor é:

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

Só montar e sair a cavalo não caracteriza. E quanto a mulher estar sem fazer nada enquanto na realidade ela estava cuidando do bebê e cosendo, mostra machismo, desvalorização do trabalho doméstico e maternidade.

Date: 02/06/2018

Com essa questão aprendi que trabalho sentado não há esforço...

Analise o algoritmo em pseudo código abaixo:

var
s,t,u:inteiro
inicio
para s de 1 ate 10 faca
escreva(s,"º Número: ")
leia(t)
se t >= 42 então
u := u + 1
fimse
fimpara
escreval(“ “)
escreval(u, " Números")
fimalgoritmo

Considerando que “T" assuma tais valores: T=47, 19, 59, 35, 56, 2, 17, 42, 14, 23, 67, 32, 16.

Ao final obteremos a saída:

Date: 02/06/2018

creio que a resposta está incorreta, pois consideramos a entrada e que o contador u soma 1 a cada número maior ou igual a 42. a resposta seria 5

No tocante ao servidor Web APACHE 2, marque a alternativa que apresenta o nome do arquivo de configuração mestre desse serviço.

Date: 02/06/2018

O arquivo httpd.conf é o arquivo principal de configuração do Apache, se encontra dentro do diretório Conf, no diretório de instalação do Apache.

Em primeiro lugar, há que destacar que o arquivo está dividido em três seções, que são:

1º Parâmetros globais

2º Diretivas de Funcionamento

3º Host Virtuais

No arquivo se encontram todos os parâmetros de funcionamento do Apache. Alguns parâmetros são gerais para a instalação e funcionamento do Apache. Muitos dos outros parâmetros se podem configurar independentes para um conjunto de diretórios e/ou arquivos. Nestes casos, os parâmetros se encontram localizados dentro de seções onde se indica o âmbito de aplicação do parâmetro.