O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

2017_01_13_58790311915a8.PNG

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto,

assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

Date: 02/06/2018

Onde está o termo destacado da questão?


Date: 02/06/2018

Não concordo com o gabarito.

Pois o pronome faz uma menção catafórica e não anafórica como é sugerido na questão.

Se alguém concordar com gabarito, por gentileza, esclareça minha dúvida.



Date: 02/06/2018

São chamados de pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego "anaphorá" e do latim "anaphora".

Designa-se ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.

Date: 02/06/2018

Não entendi, citado anteriormente?

mas o nome da canção a qual o trecho faz referência esta posterior,

alguém pode explicar?

Date: 02/06/2018

Não entendi, citado anteriormente?

mas o nome da canção a qual o trecho faz referência esta posterior,

alguém pode explicar?

Date: 02/06/2018

Concordo com os demais, pra mim era catafórica.

Date: 02/06/2018

Eu também pensei que era catafóra, mas se analisarmos de um ponto de vista mais especifico no que compreende o pronome possessivo em destaque, no caso, "suas" remete ao cantor que já havia sido dito anteriormente. Pode ser anafórica. O que acham?

Date: 02/06/2018
a) Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal é o sujeito da oração, nada tem a ver com omissão do nome do cantor.

b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista.

c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. Pode ser em qualquer dia o "hoje", não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura.

d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. A ênfase é dada na idade.

e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. "Se" é parte integrante do verbo: voltar-se = tender.


Esse foi meu entendimento, se alguém puder complementar/corrigir, agradeço...


Date: 02/06/2018

Achei brilhante a resposta da Priscilla e concordo totalmente com ela no destaque da letra B, que também errei, pois a relação anafórica é com cantor.

Havia marcado C mas como ela disse e é muito abordado pela FGV "não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura".

obrigado...

Date: 02/06/2018

a) Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal destacado possibilita a coesão por referência, evitando repetições indesejadas.

b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista. CORRETO: coesão por referência, evitando a repetição e anafórica, pois se refere a um elemento citado anteriormente (Bob Dylan, cantor)

c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. A coesão é circunstancial, porém não situa no tempo, em que se deu o fato como afirma a questão

d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. A ênfase não é dada a posse dos poemas, mas sim a idade com que ele escreveu..

e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. Neste caso, voltou-se é um verbo pronominal, não se tratando portanto de coesão por substtuição, pois não retoma elemento já citado..

Date: 02/06/2018

Eu havia marcado a opção "A", mas a Priscilla nos deu uma aula na correção e a Simone foi pontual na minha opção marcada: existe uma coesão por referência e não por elipse, minha pergunta é, se a questão estivesse afirmando ser uma coesão por referência, pois faz uma menção anafórica, estaria certa?

Date: 02/06/2018

Felipe, de fato, se a alternativa dissesse "anafórica" estaria certa.

Eu errei a questão por pura falta de atenção (preguiça de raciocínio). A Priscila foi realmente brilhante na correção. Letra B a correta.

Se eu me desse ao trabalho de subtituir "suas" por "dele", talvez ficasse mais visível o fato de que o pronome se refere ao "cantor" e não a "uma das principais canções". --> "Uma das principais canções dele, Like a rolling stones". Dele, o cantor.

Date: 02/06/2018

na questão o autor se refere ao cantor e nao a musica por isso eh anaforica

Date: 02/06/2018

Olá amigos concurseiros fiquei com dúvida nesse questão. O elemento da legenda conta na interpretação de um texto? Porque se contar, não consigo concordar com os colegas de porque a letra c estaria errada uma vez que a informação, na legenda, que o hoje foi publicado no dia 13 de outubro de 2016 e portanto o advérbio promoveria sim uma coesão circunstancial juntada com todos os elementos do texto. Grato se alguém puder tirar essa minha dúvida.

Date: 02/06/2018

Banca CVEST é isso? Nossa gente, que erro grotesco heim? A menção citada na alternativa B é catafórica, não tem nem o que se discutir. Alguém sabe qual foi a justificativa da banca e o porquê a questão não foi anulada?

Date: 02/06/2018

Questão anulada! :P

Date: 02/06/2018

AFINAL FOI ANULADA?

E os comentários da priscilla e tantos outros que concordaram?

Estavam certos ou não?

Tantas pessoas elogiando e concordando, por favor ! explique o correto.

Date: 02/06/2018

NÃO CONSEGUIR ENCONTRAR NADA SOBRE ANULAÇÃO DA QUESTÃO????

Date: 02/06/2018

Caros colegas, entendi da seguinte forma: O pronome possessivo concorda com o termo que vem a sua frente, no entanto retoma o termo anterior, no caso em tela, o pronome SUAS concorda com principais canções, porém retoma o próprio autor (Bob Dylan). O nome da música (like a roling stones) aparece entre vírgulas, pois se trata de aposto explicativo podendo até mesmo ser retirado da frase.

Date: 02/06/2018

Demorei para aceitar essa resposta, mas faz sentido o nome da música ser um aposto e a referência de fato dos 'suas' é o 'cantor' e 'artista'.

Questão trabalhosa!

Date: 02/06/2018

Cara, quando ele fala: uma de suas principais canções, ele ta se referindo a MUSICA que mais se destacou. Então isso é cataforico

Date: 02/06/2018

Entendi a frase da seguinte maneira: Uma de suas principais canções = Uma das principais canções de Bob Dylan, Like a Rolling Stones.

Retomando, desta forma, um elemento citado anteriormente em relação de anáfora

Date: 02/06/2018

Pelas estatísticas essa questão tirara muita gente da prova, apesar de quase ninguém ser obrigado a concordar se a banca deu como certa o jeito é aceitar, mas para quem fez a prova no dia e quis recorrer aí é outra história. Bons Estudos.

2017_01_16_587cc3b769a6c.PNG

Considere um circuito que alimenta uma carga trifásica de 75 kW-380V, com condutores

isolados em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. Qual deve

ser o condutor desse circuito dimensionado pelo critério de capacidade de condução de

corrente?

Tome como temperatura ambiente:38ºC, e considere √3 = 1,73.

Os medidores destinados a consumidores livres devem obedecer certas características. Qual das

características abaixo não se aplica a medidores destinados a esse tipo de consumidor?

A taxa de ocupação do eletroduto, dada pelo quociente entre a soma das áreas das seções transversais dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo, e a área útil da seção transversal do eletroduto, não deve ser superior a


I. 52% no caso de um condutor.

II. 31% no caso de dois condutores.

III. 45% no caso de três ou mais condutores.

IV. 33% no caso de dois condutores.

V. 40% no caso de três ou mais condutores.

Estão CORRETAS as afirmações presentes nas alternativas

Date: 02/06/2018

Questão mal elaborada pois apresenta duas alternativas corretas

Conforme a Norma 5410 - A alternativa D de fato está correta

Conforme a Norma 5410 - A alternativa E também está correta

Date: 02/06/2018

Na verdade amigo, a alternativa D está errada e alternativa E está correta. Segue trecho da norma 5410:

6.2.11.1.6 As dimensões internas dos eletrodutos e de suas conexões devem permitir que, após montagem

da linha, os condutores possam ser instalados e retirados com facilidade. Para tanto:

a) a taxa de ocupação do eletroduto, dada pelo quociente entre a soma das áreas das seções transversais

dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo, e a área útil da seção transversal

do eletroduto, não deve ser superior a:

Date: 02/06/2018

questão correta, como se faz, segue esse desenho que faço a baixo


1 ----- 53%

2\ /->40%

3 ou+/ \-> 31%


\ significa ligar 2 até 31

/ ligar 3 até 40

Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento 1 Coríntios 1:5

Em uma subestação, o transformador é o principal e mais caro componente. De acordo com a

NBR 5440, todo transformador possui uma placa de identificação com suas características.

Entre as alternativas abaixo, apenas uma NÃO é um dado de placa de transformador, assinale a

alternativa que a identifica.

Date: 02/06/2018

a letra B é a única que não tem.


Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento 1 Coríntios 1:5

Um determinado consumidor de energia elétrica instalou no secundário do seu transformador

um analisador de qualidade de energia durante um ciclo de medição. Foi levantado o espectro

harmônico da fundamental ao 51º harmônico. Com esse espectro notou-se uma forte presença

de componentes homopolares. Com base nestes dados pode-se concluir que

Os cabos de par trançados utilizados devem possuir desempenho conforme definido na ABNT

NBR 14565. Para o cabeamento de par trançado balanceado, blindado ou não, categoria 6A, é

definido o seguinte desempenho para seus componentes (cabos e conectores):

Date: 02/06/2018

Por que classificaram como português essa questão? O.o

Date: 02/06/2018

To até cansado de informar o erro de disciplina dessas questões de EEL em português.

Segundo a norma CELPE, nas subestações simplificadas o dimensionamento dos medidores e

transformadores de corrente deve ser feito a partir da potência dos transformadores dos

modelos padronizados. Analise as afirmações abaixo para trafos com secundários em

380/220V.

I. Trafo de 45 kVA – medição direta sem o uso de TC's.

II. Trafo de 75 kVA – medição direta sem o uso de TC's.

III. Trafo de 112,5 kVA – medição indireta com TC's de 200/5ª.

IV. Trafo de 150 kVA – medição indireta com o uso de TC's de 200/5ª.

V. Trafo de 225 kVA – medição indireta com o uso de TC's de 300/5ª.

Estão CORRETAS as afirmações presentes nas alternativas

Pela atual definição da norma NBR IEC 60439.1, um painel “TTA" é um painel de BT que está

em conformidade com um tipo ou sistema estabelecido. Qual dos ensaios abaixo não faz parte

do escopo exigido pela norma?

Analise as proposições abaixo sobre os motores de corrente contínua.

I. O motor campo série apresenta elevado torque de partida, próprio para cargas de elevada

inércia, ou sistemas de tração.

II. O motor campo paralelo dispara na ausência de excitação do campo.

III. A utilização do motor campo série é mais segura que a utilização do motor campo paralelo,

uma vez que não existe possibilidade do motor campo série disparar.

IV. Não produzem interferência eletromagnética.

V. Além de a mesma máquina poder trabalhar como motor ou gerador, eles têm controle de

velocidade simples.

Estão CORRETAS as proposições

Date: 02/06/2018

I correto, as máquinas de grande portem usam motor série, exemplos caminhões fora de estrada;

II correto;

III errado, pois, é o contrario, série dispara, paralelo é mais seguro ele não dispara;

IV tem sim interferência, todas as coisas elétricas possuem;

V correto; observe a formula; E = Vt - Ra*IA motor, gerado é Vt + RA*IA;


Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento 1 Coríntios 1:5