O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

2017_09_28_59cd39bc137f8.png

Todas as formas verbais observam as normas de concordância e a adequada articulação entre tempos e modos na seguinte frase:

Date: 03/06/2018

a) CERTA. "em cujas" retoma o termo anterior (darwinista) e concorda com o termo posterior (formulações); e a preposição "em" é obrigatória, porque "em cujas" tem função sintática de adjunto adverbial de lugar. "SE EXPLICA NAS FORMULAÇÕES DARWINISTA."

b) AO SE ACREDITAR[...] DEVER-SE-IA aceitar uma série... (verbo no singular - Sujeito Oracional). 2 ERROS


c) Caso TROCASSEM[...] SERIA menos problemático[...] CADA UMA delas ACREDITA. (conjunção condicional exige o primeiro verbo no subjuntivo e o SEGUNDO também, para que se mantenha a correlação verbal). Portanto, 2 ERROS


d) que a ala dos conservadores POSSA[...], SERIA mais fácil[...] para ELA DEFENDER (mesma explicação da C). 3 ERROS


e) QUESTÕES[...], DIZEM [...] (houve erro de concordância verbal). 1 ERRO

2017_09_28_59cd3c6164e6a.png

Perdeu-se a antiga privacidade, enterramos a antiga privacidade sob os conectores modernos, tornamos esses conectores modernos nossos deuses implacáveis, sob o comando desses conectores modernos trocamos escandalosamente todas as informações mais pessoais.

Evitam-se as viciosas repetições do período acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

Date: 03/06/2018

Verbos terminados em R, S, Z - lo, la, los, las;

Verbos terminados em sons nasais - no, na, nos, nas.

LHE- OBJETO INDIRETO

A razão entre as alturas de dois irmãos era 3/4 e, nessa ocasião, a altura do irmão mais alto era 1,40 m. Hoje, esse irmão mais alto cresceu 10 cm. Para que a razão entre a altura do irmão mais baixo e a altura do mais alto seja hoje, igual a 4/5 , é necessário que o irmão mais baixo tenha crescido, nesse tempo, o equivalente a

Date: 03/06/2018

O irmão mais alto tinha 1,40 m e o mais baixo 3/4 dessa altura, ou seja, 1,05 m. O irmão mais alto cresceu 10 centímetros e atingiu 1,50. Então o mais baixo, para ter 4/5 dessa altura, ou seja, 1,20 m, teria que crescer 15 centímetros.

Calcule: 140 x 3/4 = 420 / 4 = 105

150 x 4/5 = 600 / 5 = 120


Date: 03/06/2018

A razão entre as alturas de dois irmãos era 3/4
... a altura do irmão mais alto era 1,40 m.

.3..........x m
----..=..-----------.......... 4.x = 3 . 1,40
.4.......1,40m .......... 4x = 4,20
.............................. x = 4,20/4
.............................. x = 1,05 m

Hoje, esse irmão mais alto cresceu 10 cm.
Para que a razão entre a altura do irmão mais baixo e a altura do mais alto seja hoje, igual a 4/5 , é necessário que o irmão mais baixo tenha crescido, nesse tempo, o equivalente a?

.4..........y m
----..=..-----------.......... 5.y = 4 . 1,50
.5.......1,50m .......... 5y = 6,00
.............................. y = 6,00/5
.............................. y = 1,20 m

y - x = altura necessária que o irmão mais baixo tenha crescido
1,20 - 1,05 = 0,15 m = 15,0 cm

Gabarito: e) 15,0 cm

Date: 03/06/2018

140/4*3 = 105

150/5 = 30*4 = 120

120 -105 = 15cm.

Segundo a Lei Complementar Estadual nº 9.230/1991, ao Corregedor-Geral compete, dentre outras atribuições,

De acordo com a Lei Estadual nº 13.821/2011, conceitua-se a progressão como a

2017_09_28_59cd47aaac848.png

Redator e originador correspondem, respectivamente, às definições de números

Date: 03/06/2018

REDATOR responsável pela criação do conteúdo ORIGINADOR

Segundo Schellenberg, os documentos podem conter poucas informações sobre muitas pessoas, coisas ou fenômenos; muitas informações sobre poucas pessoas, coisas ou fenômenos; e muitas informações sobre muitas pessoas, coisas ou fenômenos. No processo de avaliação de documentos proposto pelo autor, tais características integram o critério

Date: 03/06/2018

A dica para essa questão está na parte que ele descre" muitas informações sobre pessoas" ,pensei em densidade informacional devido ao excesso de informação que a questão se refere. Não sei se é o certo. Se alguém souber explicar de maneira mais técnica, eu agradeço. Obrigado

Date: 03/06/2018

A dica para essa questão está na parte que ele descre" muitas informações sobre pessoas" ,pensei em densidade informacional devido ao excesso de informação que a questão se refere. Não sei se é o certo. Se alguém souber explicar de maneira mais técnica, eu agradeço. Obrigado

De acordo com o Decreto nº 1.799/1996,

Date: 03/06/2018

a) para exercer a atividade de microfilmagem de documentos, as empresas e os cartórios deverão requerer registro no Ministério da Justiça e sujeitar-se à fiscalização deste organismo. CORRETA

Art. 15. A microfilmagem de documentos poderá ser feita por empresas e cartórios habilitados nos termos deste Decreto.

Parágrafo único. Para exercer a atividade de microfilmagem de documentos, as empresas e cartórios a que se refere este artigo, além da legislação a que estão sujeitos, deverão requerer registro no Ministério da Justiça e sujeitar-se à fiscalização que por este será exercida quanto ao cumprimento do disposto no presente Decreto.

b) os traslados, as certidões e as cópias de documentos microfilmados produzem efeitos legais, em juízo ou fora dele, dispensando a autenticação dos detentores do filme original. ERRADA.

Art. 14. Os traslados, as certidões e as cópias em papel ou em filme de documentos microfilmados, para produzirem efeitos legais em juízo ou fora dele, deverão estar autenticados pela autoridade competente detentora do filme original.

c) os originais de grande formato devem ser comprimidos, para que cada página caiba num único fotograma. ERRADA.

Art. 6° Na microfilmagem poderá ser utilizado qualquer grau de redução, garantida a legibilidade e a qualidade de reprodução.

Parágrafo único. Quando se tratar de original cujo tamanho ultrapasse a dimensão máxima do campo fotográfico do equipamento em uso, a microfilmagem poderá ser feita por etapas, sendo obrigatória a repetição de uma parte da imagem anterior na imagem subseqüente, de modo que se possa identificar, por superposição, a continuidade entre as seções adjacentes microfilmadas.

d) uma vez microfilmados com padrão de qualidade, os documentos públicos originais podem ser eliminados, independentemente dos prazos de vigência estabelecidos em tabelas de temporalidade. ERRADA.

Art. 11. Os documentos, em tramitação ou em estudo, poderão, a critério da autoridade competente, ser microfilmados, não sendo permitida a sua eliminação até a definição de sua destinação final.

Art. 12. A eliminação de documentos, após a microfilmagem, dar-se-á por meios que garantam sua inutilização, sendo a mesma precedida de lavratura de termo próprio e após a revisão e a extração de filme cópia.

Parágrafo único. A eliminação de documentos oficiais ou públicos só deverá ocorrer se prevista na tabela de temporalidade do órgão, aprovada pela autoridade competente na esfera de sua atuação e respeitado o disposto no art. 9° da Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

e) na microfilmagem de qualquer espécie deve-se utilizar filme original, com o mínimo de 180 linhas por centímetro de definição, de modo a garantir a qualidade da imagem e sua reprodução. ERRADA.

Art. 5° A microfilmagem, de qualquer espécie, será feita sempre em filme original, com o mínimo de 180 linhas por milímetro de definição, garantida a segurança e a qualidade de imagem e de reprodução.

A espécie documental que registra a opinião fundamentada sobre matéria submetida à análise de determinada autoridade, emitida em seu nome pessoal ou no do organismo a que está ligada, é conhecida como

Date: 03/06/2018

Parecer - Opinião técnica ou científica sobre um ato, servindo de base para a tomada de decisão

Date: 03/06/2018

opinião = parecer

O instrumento pelo qual uma pessoa recebe de outra(s) poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar bens é