O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

2017_09_28_59cd39bc137f8.png

Todas as formas verbais observam as normas de concordância e a adequada articulação entre tempos e modos na seguinte frase:

Date: 03/06/2018

a) CERTA. "em cujas" retoma o termo anterior (darwinista) e concorda com o termo posterior (formulações); e a preposição "em" é obrigatória, porque "em cujas" tem função sintática de adjunto adverbial de lugar. "SE EXPLICA NAS FORMULAÇÕES DARWINISTA."

b) AO SE ACREDITAR[...] DEVER-SE-IA aceitar uma série... (verbo no singular - Sujeito Oracional). 2 ERROS


c) Caso TROCASSEM[...] SERIA menos problemático[...] CADA UMA delas ACREDITA. (conjunção condicional exige o primeiro verbo no subjuntivo e o SEGUNDO também, para que se mantenha a correlação verbal). Portanto, 2 ERROS


d) que a ala dos conservadores POSSA[...], SERIA mais fácil[...] para ELA DEFENDER (mesma explicação da C). 3 ERROS


e) QUESTÕES[...], DIZEM [...] (houve erro de concordância verbal). 1 ERRO

2017_09_28_59cd3c6164e6a.png

Perdeu-se a antiga privacidade, enterramos a antiga privacidade sob os conectores modernos, tornamos esses conectores modernos nossos deuses implacáveis, sob o comando desses conectores modernos trocamos escandalosamente todas as informações mais pessoais.

Evitam-se as viciosas repetições do período acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

Date: 03/06/2018

Verbos terminados em R, S, Z - lo, la, los, las;

Verbos terminados em sons nasais - no, na, nos, nas.

LHE- OBJETO INDIRETO

A razão entre as alturas de dois irmãos era 3/4 e, nessa ocasião, a altura do irmão mais alto era 1,40 m. Hoje, esse irmão mais alto cresceu 10 cm. Para que a razão entre a altura do irmão mais baixo e a altura do mais alto seja hoje, igual a 4/5 , é necessário que o irmão mais baixo tenha crescido, nesse tempo, o equivalente a

Date: 03/06/2018

O irmão mais alto tinha 1,40 m e o mais baixo 3/4 dessa altura, ou seja, 1,05 m. O irmão mais alto cresceu 10 centímetros e atingiu 1,50. Então o mais baixo, para ter 4/5 dessa altura, ou seja, 1,20 m, teria que crescer 15 centímetros.

Calcule: 140 x 3/4 = 420 / 4 = 105

150 x 4/5 = 600 / 5 = 120


Date: 03/06/2018

A razão entre as alturas de dois irmãos era 3/4
... a altura do irmão mais alto era 1,40 m.

.3..........x m
----..=..-----------.......... 4.x = 3 . 1,40
.4.......1,40m .......... 4x = 4,20
.............................. x = 4,20/4
.............................. x = 1,05 m

Hoje, esse irmão mais alto cresceu 10 cm.
Para que a razão entre a altura do irmão mais baixo e a altura do mais alto seja hoje, igual a 4/5 , é necessário que o irmão mais baixo tenha crescido, nesse tempo, o equivalente a?

.4..........y m
----..=..-----------.......... 5.y = 4 . 1,50
.5.......1,50m .......... 5y = 6,00
.............................. y = 6,00/5
.............................. y = 1,20 m

y - x = altura necessária que o irmão mais baixo tenha crescido
1,20 - 1,05 = 0,15 m = 15,0 cm

Gabarito: e) 15,0 cm

Date: 03/06/2018

140/4*3 = 105

150/5 = 30*4 = 120

120 -105 = 15cm.

Segundo a Lei Complementar Estadual nº 9.230/1991, ao Corregedor-Geral compete, dentre outras atribuições,

De acordo com a Lei Estadual nº 13.821/2011, conceitua-se a progressão como a

Em um banco de dados relacional, quando se faz a definição do domínio de um atributo, o objetivo é determinar

Date: 03/06/2018

Criar e usar domínios (domain's)

No InterBase e FireBird domínios são como tipos de dados. Tais domínios têm grande semelhança com o conceito de domínio aplicado à matemática, ou seja, um domínio define um conjunto de valores válidos para uma dada situação.

Podemos criar qualquer banco de dados sem fazer uso explícito de domínios. No entanto usar domínios explicitamente pode deixar o banco de dados mais organizado, com regras claras e bem definidas, e ainda conseguir uma economia substancial de mão de obra na construção e manutenção do banco.

Para demonstrar a utilidade dos domínios, vamos criar dois exemplos.

Exemplo 1 - Sem uso explícito de domínios:

CREATE TABLE Cliente( Codigo INTEGER NOT NULL, Nome VARCHAR(40) NOT NULL, Fone VARCHAR(20), Fax VARCHAR(20), Celular VARCHAR(20), Renda NUMERIC(9,2) DEFAULT 0 NOT NULL, CONSTRAINT PK_Cliente PRIMARY KEY(Codigo), CONSTRAINT CHK_Cliente_Codigo CHECK(Codigo > 0), CONSTRAINT CHK_Cliente_Renda CHECK(Renda >= 0));

Exemplo 2 - Com uso explícito de domínios:

CREATE DOMAIN DM_ChavePrimaria INTEGER NOT NULL CHECK(VALUE > 0); CREATE DOMAIN DM_NomePessoa VARCHAR(40) NOT NULL; CREATE DOMAIN DM_Fone VARCHAR(20); CREATE DOMAIN DM_Renda NUMERIC(9,2) DEFAULT 0 NOT NULL CHECK(VALUE >= 0); CREATE TABLE Cliente( Codigo DM_ChavePrimaria, Nome DM_NomePessoa, Fone DM_Fone, Fax DM_Fone, Celular DM_Fone, Renda DM_Renda, CONSTRAINT PK_Cliente PRIMARY KEY(Codigo));

Comentários:

  • O benefício imediato do uso explícito de domínios é a organização do código que define as tabelas.
  • Como um mesmo domínio será usado em várias tabelas (exemplo: DM_NomePessoa), ganharemos muito tempo ao definir outras tabelas que comporão o banco de dados.
  • O domínio DM_Fone é um exemplo que demonstra como um mesmo domínio pode ser usado para colunas diferentes que possuem conteúdos semelhantes.
  • Os domínios DM_ChavePrimaria e DM_Renda mostram aspectos mais interessantes na declaração de domínios, tais como a especificação de um valor padrão (DEFAULT) e regras para validação (CHECK).
  • Se mais tarde resolvermos alterar os nomes de pessoas para 50 caracteres, ou seja, VARCHAR(50), bastará alterar a definição do domínio DM_NomePessoa e todos os campos definidos com este domínio serão automaticamente ajustados. Neste caso bastaria o comando ALTER DOMAIN DM_NomePessoa TYPE VARCHAR(50).
  • Nos bancos de dados que crio, uso domínios explicitamente para todos os campos de todas as tabelas, mesmo onde aparentemente são desnecessários. Mas é bom lembrar que domínios mal definidos podem trazer mais prejuízos do que benefícios. Portanto, antes de sair criando domínios deliberadamente, faça um estudo minucioso do banco de dados a ser construído.

Autor: Daniel P. Guimarães
Home-page: www.tecnobyte.com.br

Date: 03/06/2018

Só lembrar, domínio é igual a conjunto de valores

Date: 03/06/2018

O domínio é um conjunto de valores que possuem determinadas propriedades em comum; ao conjunto de todos os valores possíveis para um determinado atributo dá-se o nome de domínio. O domínio engloba dados atómicos ou simples, porque não podem sofrer mais nenhuma decomposição.

Fonte: http://www.portalwebmarketing.com/Tecnologia/mdr_dominios_relacoes_e_atributos/tabid/659/Default.aspx

A função básica de um gatilho ou trigger, em um banco de dados relacional, é

Date: 03/06/2018

Gatilho ou trigger é um recurso de programação executado sempre que o evento associado ocorrer. Trigger é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele.

Uma das formas de regular o acesso a um sistema de banco de dados estabelece que se atribuam níveis de classificação aos objetos de dados e a cada usuário atribuam-se níveis de liberação. Dessa forma, um usuário só terá acesso a um objeto de dados se o seu nível de liberação for maior ou igual ao nível de classificação do objeto de dados. Tal esquema recebe a denominação de controle de acesso

Date: 03/06/2018

Controle de Acesso Mandatório (MAC): restringe o acesso dos usuários aos dados baseando-se na classificação dos objetos e no poder de visão do usuário. Para implementar o MAC, o sistema armazena e mantém rótulos de segurança para classificar cada objeto e um nível de poder de visão para cada usuário.

Em sistemas de bancos de dados distribuídos utiliza-se, frequentemente, a técnica de replicação de tabelas, sendo que tal técnica apresenta como características proporcionar

O controle de acesso a bancos de dados chamados de estatísticos é importante, pois o acesso a certos tipos de consulta pode revelar dados confidenciais que não deveriam ser expostos a certos usuários. O tipo de controle aplicado a tais bancos de dados é chamado de controle de

Date: 03/06/2018

Controle de Inferência

É um mecanismo de segurança para banco de dados estatísticos que atua protegendo informações estatísticas de um individuo ou de um grupo. Bancos de dados estatísticos são usados principalmente para produzir estatísticas sobre várias populações.

O banco de dados pode conter informações confidenciais sobre indivíduos. Os usuários têm permissão apenas para recuperar informações estatísticas sobre populações e não para recuperar dados individuais, como, por exemplo, a renda de uma pessoa específica.