O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Acerca dos crimes contra a criança, o adolescente e/ou idoso, analise as afirmações a seguir que descrevem esses crimes.

I. Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso para assegurar ressarcimento de dívidas familiares com alimentação e remédios.

II. Deixar o encarregado de serviço do estabelecimento de atenção à saúde da gestante de fornecer à parturiente ou responsável, por ocasião da alta médica, declaração de nascimento, com as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.

III. Deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a que execução de ordem judicial expedida na ação civil a que alude esta lei.

IV. Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do conselho tutelar ou representante do ministério público no exercício de função prevista nesta lei.

Marque a alternativa que corresponde à(s) afirmativa(s) CORRETA(s) sobre crimes contra a criança, o adolescente e/ou idoso

Date: 03/06/2018

Letra e

Estatuto do Idoso

art. 100 -

IV – deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a execução de ordem judicial expedida na ação civil a que alude esta Lei;

Art. 104. Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida:

ECA

Art. 228. Deixar o encarregado de serviço ou o dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de manter registro das atividades desenvolvidas, na forma e prazo referidos no art. 10 desta Lei (18 anos), bem como de fornecer à parturiente ou a seu responsável, por ocasião da alta médica, declaração de nascimento, onde constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato:

Art. 236. Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista nesta Lei:


Considere a seguinte situação: Tati e Elisandro são dois amigos que trabalham em um departamento de ouvidoria. Elisandro passou três dias contando o número de reclamações que entravam por dia. Tati perguntou quantas reclamações entraram nos três últimos dias e Elisandro respondeu que “o produto do número de reclamações de cada um dos três dias é igual a 72 e a sua soma é igual ao número de anos que a empresa completou ontem”. Tati pensou um pouco e disse: “Tenho uma dúvida e preciso de mais uma dica”. Então ele respondeu que “no dia de maior número de reclamações, ele comprou uma garrafa de vinho no valor de R$ 359,00”. Com as informações anteriores, é possível concluir que o

Date: 03/06/2018

Através da fatoração, poderíamos ter:

9,4,2/6,6,2/6,4,3/8,3,3/

também poderíamos ter 72,1,1

Para mim a questão tem todas essas respostas, ou a resposta tem mais de uma alternativa certa ou não tem resposta. Aguardar o gabarito definitivo...

Date: 03/06/2018

Marlon, sua fatoração resolveu a questão. Só faltou avaliar as outras afirmativas.

"...sua soma é igual ao número de anos que a empresa completou ontem"

avaliando as possibilidades teríamos:

9,4,2 (15 anos) / 6,6,2 (14 anos) / 6,4,3 (13 anos) / 8,3,3 (14 anos) / 72,1,1 (74 anos)

Tati pensou um pouco e disse: "Tenho uma dúvida e preciso de mais uma dica"

Como ela conhece a empresa então só ficaria em dúvida se tivesse duas possibilidades que resultassem na mesma idade da empresa, ou seja:

6,6,2 (14 anos) / 8,3,3 (14 anos)

Ela pede uma dica e Elisandro responde: "no dia de maior número de reclamações, ele comprou uma garrafa de vinho no valor de R$ 359,00"

Assim, a única alternativa que teria um dia em que houve um maior número de reclamações seria 8,3,3.

Logo a alternativa A é correta.

Date: 03/06/2018

Bom gente, ao tirar as informações do exercício temos os seguintes dados:

x.y.z=72 (produto das ligações)

x+y+z= ? (a soma é o dia que a empresa fez aniversario, mas não sabemos quando foi)

o primeiro passo é fatorar o nº, para saber todos os números que multiplicados dão 72:

72 / 2

36 / 2

18 / 2

9 / 3

3/ 3

1

Nós não sabemos quantos anos a empresa fez, mas tati trabalhava lá e sabia, e mesmo assim disse que essas informações não eram suficientes...

Então, as únicas opções possiveis de fatoração acima são: 8, 3, 3 e 6, 6, 2, pois o produto de ambos da 72 e a soma da o mesmo número (14), por isso tati não conseguiu resolver..

Depois disso, Elisandro deu mais uma informação para que tati descobrisse, e essa informação foi: no dia que a empresa teve MAIS LIGAÇÕES, eu comprei uma garrafa de vinho", ou seja, teve um dia que teve mais ligações. Sendo assim, ficamos com as opções 8, 3 e 3, pois a outra opção o 6 (maior número) se repete 2 vezes...

Ou seja, gabarito A: "maior número de reclamações por dia foi 8. "

Date: 03/06/2018

alguém pode explicar de outra forma, pois errei a questão e não estou conseguindo chegar no resultado correto de 8 reclamações por dia.

muito obrigada à todos e bons estudos!

Date: 03/06/2018

Para que a dica do valor de 359,00 se não foi utilizada no cálculo???

Date: 03/06/2018

"o produto do número de reclamações de cada um dos três dias é igual a 72"

produto= significa sinal de vezes: x

72 = significa o resultado de 8.9

Portanto, a resposta é o número 8.

Quando for verificada alguma hipótese de violência ou ameaça aos direitos da criança e do adolescente reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a autoridade competente poderá determinar algumas medidas expressamente descritas na legislação. Dentre as opções a seguir, assinale a medida que NÃO PODERÁ ser adotada pela autoridade competente.

Date: 03/06/2018

B errada, pois a criança nunca poderá ser privada da liberdade em regra geral, todavia há sim uma ressalva na lei do ECA.

as demais estão corretas.

De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago 3:10

Date: 03/06/2018

Art. 101. Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 98, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas:

I - encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade;

II - orientação, apoio e acompanhamento temporários;

III - matrícula e freqüência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental;

IV - inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente;

V - requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial;

VI - inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

VII - acolhimento institucional;

VIII - inclusão em programa de acolhimento familiar;

IX - colocação em família substituta.

§ 1o O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.

Date: 03/06/2018

12 anos completos até 18 anos.

Date: 03/06/2018

Criança até 12 anos incompletos;

Adolescente de 12 anos até 18 anos completos;

isto tudo regra geral, todavia essa lei se aplica em certos casos até 21 anos.

De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago 3:10

Date: 03/06/2018

ECA

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

Date: 03/06/2018

12 ANOS ATÉ 18. D

Segundo o Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Paraná, responde pelo poder de polícia do Tribunal, como regra geral

Date: 03/06/2018

Regimento Interno

Art. 23 O Presidente responde pelo poder de polícia do Tribunal, podendo requisitar o auxílio de outras autoridades, quando necessário.

Date: 03/06/2018

LETRA B.

A premissa no debate do Serviço Social sobre a instrumentalidade diz respeito à concepção de que o exercício profissional se constitui em uma totalidade, formada por três dimensões expressas no exercício profissional. Sobre a dimensão técnico-operativa, analise as afirmações a seguir.

I. A dimensão técnico-operativa tem como prioridade a resolução de conflitos e problemas de comunidades e indivíduos no cotidiano do exercício profissional.

II. A dimensão técnico-operativa mantém uma relação de unidade com as demais dimensões teórico-metodológicas e ético-políticas, apesar das particularidades de cada dimensão.

III. A dimensão técnico-operativa se expressa como uma síntese do exercício profissional, sendo composta pelo conhecimento da categoria, pelas qualidades subjetivas dos agentes, pelas condições objetivas de trabalho, pelo projeto profissional, pela ética e pelos valores.

IV. A dimensão técnico-operativa se constitui na “forma de aparecer" da profissão. Ela é o “modo de ser", o modo de como aparece no movimento das dimensões constitutivas do trabalho profissional.

Estão CORRETAS apenas

Sobre os Grupos de Apoio à Adoção e a preparação psicossocial e jurídica dos pretendentes à adoção, assinale a alternativa CORRETA.

Date: 03/06/2018

De acordo com a seção VIII do ECA:

Art. 197-C. Intervirá no feito, obrigatoriamente, equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, que deverá elaborar estudo psicossocial, que conterá subsídios que permitam aferir a capacidade e o preparo dos postulantes para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável, à luz dos requisitos e princípios desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência - o que invalida a alternativa D

§ 1o É obrigatória a participação dos postulantes em programa oferecido pela Justiça da Infância e da Juventude preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar, que inclua preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência - o que invalida as alternativas B e E

De acordo com legislação da área da criança e do adolescente, o acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade. Para cumprimento dessa determinação, cabem como procedimentos

O planejamento na perspectiva da gestão social se caracteriza como um processo sistemático, composto por informações coordenadas e com encadeamento lógico, que orienta a execução e a retroalimentação das ações, sendo essencial na tomada de decisões. Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. As dimensões do Planejamento Social são classificadas como: lógico-racional; ético-política; teórico-prática e técnico-operativa.

II. O conceito de Gestão Social pode ser reconhecido como a ação política desenvolvida no espaço público, representado na articulação entre o Estado e a sociedade.

III. O Plano define as grandes linhas políticas, as estratégias e as diretrizes; o Programa se constitui de um conjunto de planos que perseguem o mesmo objetivo; o Projeto é a unidade mais geral do sistema de planejamento.

Está(ão) CORRETA(s apenas

Date: 03/06/2018


Os conselhos gestores de políticas setoriais e os conselhos de direitos possuem uma função de relevância pública e representam uma importante inovação da democracia brasileira para a garantia de direitos, observando-se diretrizes constitucionais, notadamente a descentralização político-administrativa e a participação. Sobre os conselhos de direitos de crianças e adolescentes, é CORRETO afirmar: