O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

É fundamental que o professor construa vínculos a partir da interação com a criança, através do diálogo, respeitando sua individualidade, e percebendo-a como um ser competente. Para que isso ocorra é necessário que haja uma abertura por parte do professor para as múltiplas linguagens que envolvem o universo infantil. Considera-se que interação entre professor e aluno é determinante na construção de todo e qualquer conhecimento, principalmente a qualidade da interação pedagógica no sentido de afeto e respeito às experiências vivenciadas em sala de aula. O processo de ensino vai além da exposição dos conteúdos, vão de encontro às potencialidades de cada indivíduo, seus sentimentos e suas necessidades. Acerca da relação/interação entre professor/adulto e aluno/criança na educação infantil, assinale a opção CORRETA.

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, lei 8069/90, no Capítulo IV, dispõe sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. No art. 54 do referido documento temos que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

I - Ensino fundamental, facultativo e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

II - Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

III - Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

IV - Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.

As alternativas CORRETAS são:

Date: 03/06/2018

Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito,inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade; (Redação dada pela Lei nº 13.306, de 2016)

V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Gab: E.

2018_03_22_5ab3b4acd20e5.png

Com relação ao fato noticiado é CORRETO afirmar:

Uma determinada área de terra tem a forma de um retângulo. O proprietário adquiriu um aplicativo de GPS em seu celular, programou conforme seus objetivos, partiu de um canto do terreno e andou 600 metros para contornar todo o terreno. Sabendo que o comprimento do terreno é o triplo da largura, a área correspondente a esse terreno é de:

Date: 03/06/2018

(x = LARGURA, 3x = COMPRIMENTO) ===> x + x + 3x + 3x = 600 .: 8x = 600 .: x = 75

Largura = 75 e Comprimento = 225

Área = 75 x 225 = 16875


O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, lei 8069/90, no Capítulo IV, dispõe sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. O art. 56 define que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I - Maus-tratos envolvendo seus alunos;

II- Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

III - Elevados níveis de repetência.

As assertivas CORRETAS são:

Date: 03/06/2018

Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

III - elevados níveis de repetência.

Gab.: E

Quando falamos em educação de crianças, podemos salientar duas instituições de extrema importância nesse processo: família e escola, com um objetivo único de conduzir a criança corretamente para que se torne um adulto responsável com futuro próspero. Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:

I - Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II - A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.

III - Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.

IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.

V - O ideal é que pais, professores e comunidade estreitem seus laços e torne a educação um processo coletivo.

Das afirmações, estão CORRETAS:

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que:

I - Em seu sentido integral, é um eficiente meio estimulador das inteligências.

II - O jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por meio dele, é possível refletir sobre a realidade, a cultura local e, ao mesmo tempo, questionar regras e papeis de cada um.

III - Os jogos ajudam a controlar os impulsos, ajudam na aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas.

IV - Os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente.

É CORRETO o que está contido em:

Em um aviário o abastecimento de água é feito por meio de uma cisterna. Quando cheia a cisterna é suficiente para abastecer esse aviário durante a estação mais quente do ano por 16 dias, com consumo médio diário de 2.000 litros de água. No inverno o consumo médio diário de água nesse aviário diminui para 1.600 litros. Dessa forma, no período do inverno uma cisterna cheia de água pode abastecer esse aviário por:

Date: 03/06/2018

2000 litros por dia X 16 dias = 32000 litros (capacidade);

32000/1600 = 20 dias;

Gabarito = E;

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O ato de brincar é fundamental para a formação do indivíduo. Ao brincar, a criança, de forma lúdica, vai-se apropriando da realidade, estabelecendo as suas relações sociais e utilizando toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva. Experimenta, assim, novas situações, desafios e aventuras. Considerando o exposto assinale a alternativa que expressa o papel do professor na brincadeira:

Muitos estudiosos buscaram compreender o desenvolvimento infantil, dentre eles um aponta que, “O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento citado corresponde a ideia de: