O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

De acordo com o regime constitucional brasileiro, as denominadas funções de confiança devem ser exercidas

Date: 03/06/2018

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Date: 03/06/2018

CF, art 37 - inc V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os

cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais

mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

Se a administração pública de um estado da Federação tiver de contratar um grupo de dança consagrado pela mídia local para festividades do aniversário da capital desse estado, a contratação, nesse caso, deverá ocorrer mediante

Date: 03/06/2018

LEI 8666

Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Date: 03/06/2018

Ao analisar as estatísticas é percebido que muitos ainda confundem Dispensa de licitação com Inexibilidade. Algo bem simples de lembrar Inexibilidade será quando existir um objeto EXCLUSIVO OU ÚNICO.

ex.:

Ivete Sangalo, tem outra artista IGUAL a ela? Não, ela é ÚNICA

Empresa que possua a venda EXCLUSIVA de produto no Brasil. Tem outra? NÃO é EXCLUSIVA

#Nos exemplos teremos Inexibilidade de licitação, até pelo motivo de não ter como realizar licitação.(Só teria um licitante)

Date: 03/06/2018

Complementando o excelente comentário do colega acima, pra diferenciar um do outro eu aprendi o seguinte:

INEXIGIBILIDADE = ocorre quando não é VIÁVEL, ou seja, não tem como ser feita.

Eu tinha muita dificuldade em diferenciar uma da outra. Decorei o mais fácil e o que sobrar, entra na outra modalidade =)

Date: 03/06/2018
Complemento do complemento: inexigibilidade é quando não se tem concorrência por exclusividade de serviço ou produto. Dispensa de licitação é quando qualquer compra para órgão público não tenha contrato ativo e a compra não passe de 8.000,00 reis por CNPJ!
Date: 03/06/2018

GAB E

APENAS COMPLEMENTANDO. APRESENTANDO O ARTIGO COMPLETO PARA LEITURA.

Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

§ 1o Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

§ 2o Na hipótese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis.

2018_03_14_5aa9342d5bb01.PNG

Infere-se do texto 1A1AAA que a escrita é uma

Date: 03/06/2018

Gabarito A

A resposta encontra-se no primeiro parágrafo do texto: As sociedades europeias fixaram, por meio da escrita, todos os textos que não deveriam desaparecer.

Date: 03/06/2018

Em conformidade com o argumento da colega e como argumento para o gabarito, está a seguinte expressão presente nas 9 e 10: ...A escrita teve como missão conjurar contra a fatalidade da perda.

Date: 03/06/2018

O que realmente me deu segurança para responder foi o trecho "A escrita teve como missão conjurar contra a fatalidade da perda."

Entre as características das organizações formais modernas destacam-se a

Date: 03/06/2018

ALGUEM EXPLICA

Date: 03/06/2018
As principais características da organização formal são: 1. Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo.
Date: 03/06/2018
As principais características da organização formal são: 1. Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo.
Date: 03/06/2018

As principais características da organização formal são:

  • 1. Divisão do Trabalho;
  • 2. Especialização;
  • 3. Hierarquia;
  • 4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade;
  • 5. Racionalismo.
Date: 03/06/2018

mesmo as modernas?

Date: 03/06/2018

Acredito que as modernas são a escola clássica e neoclássica, a escola contemporânea seria a nova, com esse conceito acertei a questão.

Date: 03/06/2018

ESTRUTURA FORMAL: A estrutura formal é a colocada no papel, é a estabelecida no estatuto da empresa. Ela é a representada pelo organograma da empresa, que é a representação gráfica da estrutura organizacional.

As principais características da organização formal são:

1. Divisão do Trabalho;

2. Especialização;

3. Hierarquia;

4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade;

5. Racionalismo.

Fonte: Material do ponto dos concursos.

rogerio santos


Date: 03/06/2018

Administração formal moderna é sinônimo de BUROCRACIA! A FCC já fez uma questão que em seu enunciado descrevia desta forma.

2018_03_14_5aa934c6f1b2a.PNG

Em cada uma das opções a seguir, é mostrada uma proposta de reescrita para o seguinte período do texto 1A1BBB: “Não há por que negar que a fala é mais antiga que a escrita e que esta lhe é posterior e, em certo sentido, dependente”. Assinale a opção em que a proposta apresentada mantém o sentido original e a correção gramatical do referido trecho.

Date: 03/06/2018

Gabarito letra C.

Encontrei alguns erros nas outras questões. Vejamos:

A) Não há por que negar que a fala será mais antiga que a escrita e que esta lhe seria posterior e, nesse sentido, dependente. ( Verbo no futuro. Nesse caso mudando o sentido original)

b) Não há por que negar que a fala é mais antiga do que a escrita e que a fala é posterior à ela e, em certo sentido, dependente. ( Creio que essa crase é proibida)

d) Não tem por que negar que a fala é mais ( mais o que???) que a escrita e que esta lhe é posterior e, em sentido certo, dependente.

e) Não se pode negar de que a fala é mais antiga que a escrita e de que esta lhe é posterior e, em certo sentido, dependente. ( Negar não pede preposição. Quem nega, nega algo)

Date: 03/06/2018

Eu pensei que "essa última" estaria errado e o correto seria esta última, mas pensando bem, "esta última" é um pleonasmo, correto? Já que esta remeteria ao que foi citado por último (ou mais próximo).

Date: 03/06/2018

Complementando a explicação da Maria Tatiane:

b) Não há por que negar que a fala é mais antiga do que a escrita e que a fala é posterior à ela e, em certo sentido, dependente. (está errado pois se a fala é mais antiga do que a escrita, como ela pode ser posterior, esse trecho está incongruente.)

Date: 03/06/2018

Allan Jefferson,algumas funções de esta e essa.

Diferenciação no espaço:
Esta é usado quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala.
Essa é usado quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala.

Diferenciação no tempo:
Esta é usado no tempo presente em relação à pessoa que fala.
Essa é usado no tempo passado ou futuro em relação à pessoa que fala.

Diferenciação no discurso:
Esta é usado para referir o que vai ser mencionado no discurso.
Essa é usado para referir o que foi mencionado no discurso.

Date: 03/06/2018
  • "Não há por que negar que a fala é mais antiga que a escrita e que esta lhe é posterior e, em certo sentido, dependente"
  • a) Não há por que negar que a fala será mais antiga que a escrita e que esta lhe seria posterior e, nesse sentido, dependente. ( os verbos no futuro do presente (será) e no futuro do pretérito (seria), nesse sentido (certo sentido)
  • b) Não há por que negar que a fala é mais antiga do que a escrita e que a fala é posterior à ela e, em certo sentido, dependente. ( à ela refere-se a fala ou a escrita?)
  • c) Não há razão para negar que a fala é mais antiga que a escrita e que essa última é posterior e, em certo sentido, dependente da primeira. ))(há aqui a paráfrase)
  • d) Não tem por que negar que a fala é mais que a escrita e que esta lhe é posterior e, em sentido certo, dependente. (em sentido certo é diferente de certo sentido)
  • e) Não se pode negar de que a fala é mais antiga que a escrita e de que esta lhe é posterior e, em certo sentido, dependente (lhe)
Date: 03/06/2018

Questões como essa deveria ter um vídeo explicativo.

Se conflitos internos entre servidores de um órgão público, de conhecimento exclusivo da administração, prejudicarem a qualidade do atendimento prestado ao cidadão, o trabalho em equipe estará comprometido no tocante à

A autuação de documentos avulsos para a formação de processos é obrigatória quando o assunto, tema ou a solicitação requerer análises, informações, despachos, pareceres ou decisões administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal. A autuação de processos digitais

Conforme o RI-TCE/PB, é permitido aos conselheiros do TCE/PB

2018_03_14_5aa9370516ba9.PNG

Se for utilizada a classificação ABC como critério para o estabelecimento da rotatividade dos estoques de itens listados no texto 1A3AAA, passarão a pertencer a uma mesma classe os itens

Date: 03/06/2018

A curva ABC, no caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas:

- giro no estoque;

- proporção sobre o faturamento no período;

- margem de lucro obtida.

Os itens são classificados como :

de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);

de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);

de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).



I - 100/125 = 0,8

II - 100/100 = 1

III - 80/40 = 2

IV - 80/200 = 0,4

V - 120/150 = 0,8

Date: 26/07/2019

muito bom

Os comandos para deletar um arquivo em um utilitário de linha de comando no Windows e no Linux são, respectivamente,

Date: 03/06/2018

Em Windows antigos (8 ou anterior), use o comando DEL

Date: 03/06/2018

Como excluir arquivos de computadores Linux usando a linha de comando

Se você estiver usando um terminal ou um sistema Linux sem interface gráfica, basta saber o nome, a localização do arquivo e usar o comando rm. Por exemplo, para apagar o arquivo teste, use o comando "rm teste". Se o arquivo estiver em outro local, apenas digite o caminho antes do nome ("rm /caminho/teste").

Mas, se usar a linha de comando para apagar um arquivo, não dá mais para recuperá-lo utilizando recursos do sistema. Por isso, tenha certeza do que está fazendo antes de fazer uma exclusão via linha de comando.

No Windows use o "Del" no Linux use o "RM".

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/notic...

Date: 03/06/2018

OS COMANDOS BÁSICOS do Linux, quando cabível, de uma comparação com um comando correspondente aos DOS:

(qualquer comando) --help: mostra o HELP (arquivo de ajuda) do comando que você digitou;

ls: lista os arquivos e diretórios da pasta (DIR no DOS);

clear: limpa a tela (CLS no DOS);

cd ___ : entra em um diretório (igual ao DOS);

cd: vai direto para o diretório raiz do usuário conectado;

pwd: mostra o diretório inteiro que você está;
cat: igual ao TYPE no DOS;

df: Mostra as partições usadas ou livres do HD;

more: lista o arquivo com pausa de linha em linha (exemplo: CAT leiame |more)

lpr: imprime o arquivo listado;

free: mostra a memória do computador (MEM no DOS);

shutdown: desliga o computador: shutdown -r now : reinicia o computador; shutdown -h now : desliga o computador (só desligue quando aparecer escrito "system halted" ou algo equivalente); OBS.: O now pode ser mudado. Por exemplo: shutdown -r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos).

mkdir: cria um diretório (MD no DOS);

rmdir: destrói um diretório VAZIO (RD no DOS);

rm: apaga um arquivo (DEL no DOS);rm -r: apaga um diretório

;who: mostra quem está usando a máquina;

wc: conta a quantidade de: wc -c arquivo : quantidade de bytes wc -w arquivo : quantidade de palavras wc -l arquivo : quantidade de linhas;

date: mostra data e hora;

telnet: inicia a TELNET;

type: explica um determinado arquivo do sistema;

file: descreve um determinado arquivo;

find / - name ____ : procura arquivo "____";

useradd nome_do_novo_usuário: cria uma nova conta usuário;

passwd nome_do_usuário: cria ou modifica a senha do usuário;

userdel -r nome_do_usuário: apaga um usuário;

su: passa para o superusuário (perceba que no prompt irá mudar o $ pelo #);

TAR: arquivo para criar Backups: TAR -c: cria TAR -x: restaura TAR -v: lista cada arquivo TAR -t: lista os arquivos de backups;

write: escreve mensagens para outro usuário em rede;

mv: move arquivos


Boa Aprovação!