O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

2018_03_28_5abba8fce4536.png

Em todas as alternativas o significado das palavras destacadas está adequado ao texto, exceto em:

Date: 04/10/2020

Sinônimo de sortilégio: bruxaria, feitiço, mágica, encantamento.

Uma reta passa, necessariamente, por 2 pontos distintos e, por sua vez, esses dois pontos são ligados por uma única reta. Desenhando em uma folha 10 pontos distintos, qual o número máximo de retas que podem ser formadas ligando-os?

Date: 03/06/2018

Cada um dos 10 pontos pode se ligar com os outros nove 10 x 9 = 40. Por sua vez, a reta do ponto A ao ponto B é a mesma do ponto B ao ponto A, portanto 90/2 = 45

Date: 03/06/2018
apenas uma correção: 10.9= 90 e não 40
Date: 03/06/2018

Combinação simples!

Combinação de 10 pontos em 2.

C = 10! / 2! (8-2)! = 45

Date: 03/06/2018
C n,p = n!/ (n -p!) p! C 10,2 = 10!/( 10 -2!) 2! C = 10×9×8/8!2×1! Simplificando o 8 C = 10×9 / 2 C = 45 combinações

Para fins de arquivamento, o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência com que são por eles consultados, recebe o nome de:

Date: 03/06/2018

Arquivo Corrente - também chamado de ativo ou de momento que, como indica o próprio nome, é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados.

Fonte: https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivos-correntes-intermediarios.html

Date: 03/06/2018

em razão de sua vigência e frequência com que são por eles consultados são denominados Correntes.


Gab: (A)

A Lei de Responsabilidade Fiscal tem como foco a prevenção de desequilíbrios financeiros dos Entes públicos, através do controle de gastos e do Endividamento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o percentual máximo da Receita Corrente Líquida que pode ser utilizado pelos Municípios para as despesas de pessoal:

Date: 03/06/2018
LRF art.20 III, b) 54% para o executivo.
Date: 03/06/2018

Art. 20. A repartição dos limites globais do art. 19 não poderá exceder os seguintes percentuais:

I - na esfera federal:

a) 2,5% (dois inteiros e cinco décimos por cento) para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União;

b) 6% (seis por cento) para o Judiciário;

c) 40,9% (quarenta inteiros e nove décimos por cento) para o Executivo, destacando-se 3% (três por cento) para as despesas com pessoal decorrentes do que dispõem os incisos XIII e XIV do art. 21 da Constituição e o art. 31 da Emenda Constitucional no 19, repartidos de forma proporcional à média das despesas relativas a cada um destes dispositivos, em percentual da receita corrente líquida, verificadas nos três exercícios financeiros imediatamente anteriores ao da publicação desta Lei Complementar; (Vide Decreto nº 3.917, de 2001)

d) 0,6% (seis décimos por cento) para o Ministério Público da União;

II - na esfera estadual:

a) 3% (três por cento) para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Estado;

b) 6% (seis por cento) para o Judiciário;

c) 49% (quarenta e nove por cento) para o Executivo;

d) 2% (dois por cento) para o Ministério Público dos Estados;

III - na esfera municipal:

a) 6% (seis por cento) para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Município, quando houver;

b) 54% (cinqüenta e quatro por cento) para o Executivo.

Date: 03/06/2018

Esfera

Legislativo

Judiciário

Executivo

Min. Público

Total com Pessoal

União

2,5% (1)

6%

40,9%(2)

0,6%

50%

Estado

3%(3)

6%

49%(3)

2%

60%

Município

6%

---

54%

---

60%

  • (1)Incluso o TCU.
  • (2)Destacando-se 3% para as despesas com pessoal decorrentes do que dispõe os incisos XIII e XIV do Art.21/CF e o art. 31. Da E.C. 19.
  • (3)Nos Estados em que houver Tribunal de Contas dos Municípios (BA, GO, CE, PA), o percentual do Legislativo será de 3,4% e do Executivo 48,6%

Segundo a Lei Orgânica Municipal, caso o Prefeito considere um projeto de lei inconstitucional, ilegal ou contrário ao interesse público, terá o prazo de quinze dias úteis para:

A Constituição Federal do Brasil determina que os servidores públicos de cargos efetivos deverão ser previamente aprovados em concurso de provas ou provas e títulos. Após a sua nomeação, serão, periodicamente avaliados, para que obtenham a estabilidade. Após adquirida a estabilidade, o servidor público somente perderá o cargo em virtude de:

Date: 03/06/2018

Gabarito: c

Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

2018_03_28_5abba8fce4536.png

Assinale a afirmação incorreta:

O verbo “malufar” não existe oficialmente, porém foi incorporado ao nosso vocabulário para designar fatos políticos escusos. Quando da expedição da ordem de prisão de Paulo Maluf, o Ministro Edson Fachin determinou também a perda de seu mandato político. Que cargo Maluf ocupava quando de sua prisão no final do ano passado?

Determine o valor lógico da sentença “ 52=25 ou 3 é par":

Date: 03/06/2018
5²= 25 : verdade 3 é par : falso v : ou De acordo com a tabela verdade: Verdade ou falso, dá VERDADE.
Date: 03/06/2018

Em "ou", apenas quando as duas proposições forem FALSAS, a sentença será FALSA. Como a primeira é VERDADEIRA e segunda FALSA, a sentença é VERDAEIRA

Os documentos oficiais devem ser utilizados segundo o propósito a que se destinam, respeitando a forma a ser adotada para cada caso. Analise as afirmativas abaixo que tratam de situações em que foram editados documentos oficiais:

I - O decreto pode ser emanado pelos Secretários Municipais para disciplinar o funcionamento dos órgãos que estão sob sua responsabilidade.

II - Os processos internos de um Ente público devem ter como origem o documento oficial denominado Memorando quando a tramitação seja exclusivamente interna.

III - Portaria pode ser publicada para nomeação de servidores públicos aprovados em concurso público.

Estão corretas as alternativas: