O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Em se tratando de gestão patrimonial, é correto afirmar que NÃO há razão para emissão de Termo de Responsabilidade quando ocorrer

No tocante à gestão de pessoas, é correto afirmar que uma das desvantagens do recrutamento interno consiste no(a)

Date: 03/06/2018

Cisão é o ato de divisão de uma empresa, e ocorre quando a sociedade tem parte de seu patrimônio transferido para outras empresas

Tomando por base a Lei Estadual Nº 13.094/2001 (DOE de 12/01/2001), que regula o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Ceará, assinale a afirmação verdadeira.

Date: 03/06/2018

Lei Estadual Nº 13.094/2001

LETRA "A" INCORRETA:

Art. 7º A concessão será outorgada pelo prazo máximo de 10 (dez) anos,
podendo ser prorrogada, por uma única vez, por até igual período, a critério
exclusivo do poder concedente, desde que haja interesse público e anuência da
concessionária na prorrogação do contrato e na continuidade da prestação do
serviço. (Redação dada pela Lei nº 14.288, de 06.01.09)

LETRA "B" INCORRETA:

§ 2º A permissão poderá ser outorgada por prazo máximo de 6 (seis) anos,
podendo ser prorrogada, por uma única vez, por até igual período, a critério
exclusivo do poder concedente, desde que haja interesse público, atendimento
do resultado do índice de que trata o art. 80 desta Lei e anuência do permissionário na prorrogação do termo de permissão e na continuidade da prestação do
serviço.
(Redação dada pela Lei nº 14.288, de 06.01.09)

LETRA "C" CORRETA:

ARTIGO 4.

§ 4º As linhas regulares serão criadas, alteradas ou extintas a critério exclusivo do Poder Concedente, visando à satisfação do interesse público, observadas a oportunidade e a conveniência da medida.

LETRA "D" INCORRETA:

ARTIGO 11.

§ 1º A extinção da concessão ou permissão, por infração à norma legal, regular ou pactuada, incluindo esta Lei, implica na perda da garantia pela concessionária ou permissionária, em favor do poder concedente.

2018_03_19_5ab009423ba97.png

Nas frases “Eles pensam nas consequências de suas atitudes e evitam cometer infrações" (linhas 13-14) e “... parece que não surtem o efeito desejado" (linhas 87-88), as palavras destacadas são parônimas de “inflação" e “sortir", respectivamente.

Assinale a opção em que o emprego dos parônimos destacados está adequado.

Date: 03/06/2018

sortir = misturar

inflação = ato de inflar

gabarito =D;

Considerando o inquérito administrativo, assinale a afirmação verdadeira.

Date: 03/06/2018

A - Correta.

B - Incorreta. Aberta a SINDICÂNCIA, suspende-se a fluência do período do estágio probatório.

C - Incorreta. O conceito apresentado é o do inquérito administrativo.

D - Incorreta. A sindicância precede o inquérito.

No que concerne à penalidade de multa prevista nos crimes de trânsito, é correto afirmar que

Date: 03/06/2018

CTB.

A-Incorreta:

Artigo 297.

§ 1º A multa reparatória não poderá ser superior ao valor do prejuízo demonstrado no processo.

B-Incorreta:

Artigo 297.

§ 2º Aplica-se à multa reparatória o disposto nos arts. 50 a 52 do Código Penal.

C-Correta:

Artigo 297.

§ 3º Na indenização civil do dano, o valor da multa reparatória será descontado.

D-Incorreta:

Art. 297. A penalidade de multa reparatória consiste no pagamento, mediante depósito judicial em favor da vítima, ou seus sucessores, de quantia calculada com base no disposto no § 1º do art. 49 do Código Penal, sempre que houver prejuízo material resultante do crime.

Date: 03/06/2018

A multa reparatória tem a finalidade de ressarcir os danos materiais sofridos pela vítima e por seus familiares, não podendo ser superior ao prejuízo demonstrado no processo. Ela deve ser calculada com base no Código Penal Brasileiro e em caso de indenização civil , o valor da multa deve ser descontado para evitar o enriquecimento indevido da vítima .

É impróprio à conduta ética do agente público

Date: 03/06/2018

D.1171/94

IV - São deveres fundamentais do servidor público:

m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171...


O modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas, denomina-se

Date: 03/06/2018

BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégicona qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarialatravés de indicadores quantificáveis e verificáveis.

A metodologia BSC foi inicialmente divulgada no ano de 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P. Norton, presidente da Renaissance Solutions, através de um artigo onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.

O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

Na análise do BSC, se os quatros indicadores estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela entidade, ou seja, se estiverem equilibrados, significa que a empresa conseguirá ter um melhor desempenho, permitindo a concepção de novas estratégias.

O BSC está relacionado com a visão e estratégia de uma empresa, duas áreas fundamentais para que a empresa tenha sucesso.

https://www.significados.com.br/bsc-balanced-score...


São componentes do CONTRAN:

Date: 03/06/2018

Marquei a alternativa "A", segundo as videoaulas do Estratégia Concursos que usei pra estudar Legislação de Trânsito, essa alternativa estaria correta como também a alternativa "C". Só se muito recentemente ouve uma mudança na composição do CONTRAN e eu não acompanhei essa atualização, se alguém estiver mais atualizado do que eu, por favor, esclareça esse assunto, pois fiquei com uma grande dúvida. Acho que essa questão deveria ser anulada, falo isso tendo como base o conhecimento que obtive sobre esse assunto através do meio que já citei anteriormente.

Date: 03/06/2018

Art. 10. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com sede no Distrito Federal e presidido pelo dirigente do órgão máximo executivo de trânsito da União, tem a seguinte composição: (Redação dada pela Lei nº 12.865, de 2013)

I - (VETADO)

II - (VETADO)

III - um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia;

IV - um representante do Ministério da Educação e do Desporto;

V - um representante do Ministério do Exército;

VI - um representante do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal;

VII - um representante do Ministério dos Transportes;

VIII - (VETADO)

IX - (VETADO)

X - (VETADO)

XI - (VETADO)

XII - (VETADO)

XIII - (VETADO)

XIV - (VETADO)

XV - (VETADO)

XVI - (VETADO)

XVII - (VETADO)

XVIII - (VETADO)

XIX - (VETADO)

XX - um representante do ministério ou órgão coordenador máximo do Sistema Nacional de Trânsito;

XXI - (VETADO)

XXII - um representante do Ministério da Saúde. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)

XXIII - um representante do Ministério da Justiça. (Incluído pela Medida Provisória nº 415, de 2008)

XXIII - 1 (um) representante do Ministério da Justiça. (Incluído pela Lei nº 11.705, de 2008)

XXIV - 1 (um) representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; (Incluído pela Lei nº 12.865, de 2013)

XXV - 1 (um) representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). (Incluído pela Lei nº 12.865, de 2013).

Date: 03/06/2018

A alternativa correta é letra "A".

a) um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia e um representante do Ministério da Defesa (antigo Ministério do Exército).

b) um representante do Ministério das Relações Exteriores e um representante do Ministério da Justiça. (errada; não tem Ministério das Relações Exteriores).

c) um representante do Ministério da Educação e do Desporto e um representante do Ministério da Saúde. (Ministério da Educação; foi retirado o termo "Desporto").

d) um representante do Ministério do Trabalho e Emprego e um representante do Ministério dos Transportes. (Não tem Ministério do Trabalho e Emprego).

OBS.: um representante do Ministério do Meio Ambiente (foi retirado os termos Amazônia Legal).

Date: 03/06/2018

Sem alternativa correta...


MINISTÉRIO DAS CIDADES PORTARIA Nº 166, DE 1º DE MARÇO DE 2018 O MINISTRO DE ESTADO DAS CIDADES, no uso das atribuições que lhe confere o art. 3º do Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, bem como considerando o art. 10 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, resolve:

Art. 1º O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), presidido pelo dirigente do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou, nos seus afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares, por seu substituto eventual, é integrado pelos seguintes membros:

I - representantes do Ministério das Cidades: a) titular: Bruno Ribeiro da Rocha; b) suplente: João Eduardo Moraes de Melo.

II - representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: a) titular: Charles Andrews Sousa Ribeiro; b) suplente: Romeu Scheibe Neto.

III - representantes do Ministério da Educação: a) titular: José Fernando Uchôa Costa Neto; b) suplente: Djailson Dantas de Medeiros.

IV - representantes do Ministério da Defesa: a) titular: Cel. João Paulo Syllos; b) suplente: Cel. Renato Eickhoff.

V - representantes do Ministério do Meio Ambiente: a) titular: Francisco de Assis Peres Soares; b) suplente: Paulo Cesar de Macedo.

VI - representantes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil: a) titular: Rone Evaldo Barbosa; b) suplente: Alexandre Euzébio de Morais.

VII - representantes do Ministério da Saúde: a) titular: Francisco de Assis Figueiredo; b) suplente: Luiz Otávio Maciel Miranda.

VIII - representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública: a) titular: Adilson Antônio Paulus; b) suplente: Rodrigo Lamego de Teixeira Soares.

IX - representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres: a) titular: Marcelo Vinaud Prado; b) suplente: João Paulo de Souza.

X- representantes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços: a) titular: Margarete Maria Gandini; b) suplente: Thomas Paris Caldellas.

Art. 2º Fica revogada a Portaria nº 619, de 25 de outubro de 2017, publicada no Diário Oficial da União de 26 de outubro de 2017, Seção 2, página 33.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Assinale a opção que apresenta somente tipos de gráficos gerados nativamente pela planilha eletrônica Calc do LibreOffice.

Date: 03/06/2018

Os tipos de gráficos são:

Coluna, barra, pizza, Área, Linha, XY, bolha, rede, cotação, coluna e linha.

Letra"A" está correta.