Sobre radiação ionizante, é correto afirmar: I- Radiação ionizante é aquela capaz de arrancar um elétron de átomo. Nesse processo chamado ionização forma-se o par íon negativo e íon positivo. O primeiro é o elétron ejetado e o íon positivo é o átomo que perdeu um elétron. II- Os elétrons estão ligados a átomos por forças elétricas de diferentes valores, dependendo da sua localização. Quanto mais próximo do núcleo, maior é a força de atração entre o elétron e o núcleo, positivamente carregado. III- As energias de ligação de um elétron da camada K (mais interna) e de um elétron da última camada de um átomo de tungstênio são 69.500 eV e 7,9 eV, respectivamente. A radiação ionizante não consegue arrancar qualquer elétron de um átomo se tiver energia maior que o de ligação dele ao átomo IV- As partículas carregadas eletricamente como partículas alfa, betas - elétrons e pósitrons -, quando possuem energia suficiente, são consideradas radiação ionizante e vão ionizando átomos que encontram em sua trajetória num dado meio até perder toda energia. V- De todo o espectro das ondas eletromagnéticas, somente os raios X e gama são radiação ionizante, isto é, têm energia suficiente para ionizar átomos. VI- A radiação ultravioleta para fins de fotobiologia é considerada não ionizante por não ter energia para arrancar elétron de principais átomos que constituem o corpo humano como hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio, além penetrar muito pouco no corpo humano. VII- Em radiobiologia, considera-se como sendo ionizante radiação com energia maior do que 10 eV.

As metas do milênio para a tuberculose (TB), pactuadas pela Organização das Nações Unidas, visam reduzir as taxas de incidência e de mortalidade em 50% até 2015. Apesar de o Brasil ser ainda um dos 22 países responsáveis por 90% dos casos de TB do mundo, até o ano de 2007, ocorreu em nosso país uma queda de 26% na incidência e de 32% na mortalidade por TB. A esse respeito, assinale a incorreta:

Não constitui diretriz ou princípio fundamental do SUS:

"Este vinho é ____________do Uruguai."

“Espero que elas __________comigo."

“O diretor ____________ a solicitação de dispensa médica do funcionário."

“Ela fez uma ___________minuciosa do bandido ao delegado."

A alternativa que preenche corretamente as lacunas acima é:

Date: 03/06/2018

Não entendi o porquê acusou como a alternativa correta ser letra A sendo que viagem está escrita com J que é incorreto perante nossa língua portuguesa.

Date: 03/06/2018

VIAGEM= Substantivo

VIAJEM= terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles viajem. Ou ainda no imperativo afirmativo: viajem eles.

É da forma "viagem" que deriva o verbo "viajar", que assumiu o J porque obviamente não dava para escrever com G (porque ia ficar "viagar" :D). Por isso, como o infinitivo do verbo é escrito com J, todas as suas flexões também acompanham essa grafia.

FONTE:

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/viag...

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/8220-viagem-8221-ou-8220-viajem-8221/

Date: 03/06/2018

Viajem ou Viagem. As palavras viagem e viajem existem na língua portuguesa e estão corretas. Viagem, com g, é um substantivo, sinônimo de jornada e deslocamento. Viajem, com j, é uma forma conjugada do verbo viajar.

Date: 03/06/2018

Dá pra acertar a questão pela última opção "dEscrição".

Date: 03/06/2018

Procedente = que procede, vem de
Precendente = que precede, vem antes de, anterior.

Viagem = é o substantivo
Viajem = é o verbo, o ato de alguém viajar (para algum lugar)

Deferir = atender ao que é solicitado, autorizar algo
Diferir = quando se quer diferenciar algo (ou alguém), é diferente, difere de outra coisa.

Discrição = é no sentido de manter sigilo, ser discreto (contrário de chamar atenção)
Descrição = ato de descrever algo, exemplificar características.

Assinale a alternativa em que a palavra que assume o valor morfológico de advérbio:

Date: 03/06/2018

- Advérbio

Intensifica adjetivos e advérbios, atuando sintaticamente como adjunto adverbial de intensidade. Tem valor aproximado ao das palavras quão e quanto.
Ex1: Que longe está meu sonho!
Ex2: Os braços... Oh! Os braços! Que bem-feitos!

Gabarito: A

Leia as frases abaixo sobre a teoria dos conjuntos e identifique as sentenças verdadeiras. I. {-1, 0,1} pertencem ao conjunto dos Números Naturais. II. A raiz quadrada de 4 é um Número Irracional. III. {-4} pertence ao conjunto dos números racionais.

Date: 03/06/2018

I) -1 não pertence aos naturais

II) Raiz de 4 é 2 .: Racional


Date: 03/06/2018

I. {-1, 0,1} pertencem ao conjunto dos Números Naturais: -1 não pertence aos naturais

II. A raiz quadrada de 4 é um Número Irracional: a raiz de 4 é 2, número racional

III. {-4} pertence ao conjunto dos números racionais: é formado pelos conjunto dos Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...} e dos Números Inteiros Z={..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...}

Date: 03/06/2018

I. {-1, 0,1} pertencem ao conjunto dos Números Naturais: -1 não pertence aos naturais

II. A raiz quadrada de 4 é um Número Irracional: a raiz de 4 é 2, número racional

III. {-4} pertence ao conjunto dos números racionais: é formado pelos conjunto dos Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...} e dos Números Inteiros Z={..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...}

Um paciente foi internado para investigação de dor abdominal crônica agudizada, com tomografia contrastada agendada após 3 dias. Trata-se de um paciente de 52 anos, sabidamente diabético há 5 anos, em uso de metformina 850 mg 3x/dia, sem complicações em órgãos-alvo do diabetes. Seus últimos exames de glicemia capilar pré-prandial foram: 250, 225, 192, e 200 mg/dl. A conduta médica é:

Entre as causas de Hipertensão Arterial Secundária, é incorreto afirmar:

A medida mais importante de controle epidemiológico da dengue é o(a):