O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Leia o poema a seguir e responda à questão.

2018_03_26_5ab952ed94293.PNG

Analise o termo “deveres”, presente na frase “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa”, e assinale a alternativa INCORRETA.

Date: 03/06/2018

GAB C

Analise a seguinte explicação sobre uma relevante organização internacional da atualidade e assinale a alternativa que indica de qual instituição se trata.

Foi criada em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial. Segundo o tratado constitutivo da organização, os seus propósitos são manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações; conseguir uma cooperação internacional para resolver problemas internacionais; promover e estimular o respeito aos direitos humanos; e ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns. Atualmente, a organização conta com quase duzentos países".

Date: 03/06/2018

GAB A

Leia o poema a seguir e responda à questão.

2018_03_26_5ab952ed94293.PNG

A respeito do título do poema, “Seiscentos e sessenta e seis”, assinale a alternativa INCORRETA.

Date: 03/06/2018

GAB C

Date: 03/06/2018

Sério que o gabarito desta questão é a alternativa "C"?

Date: 03/06/2018

Sério, pois a questão pede a alternativa incorreta!

A Lei 8662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, define em seus artigos o que são competências e atribuições privativas do profissional. Assinale abaixo a assertiva que NÃO corresponde a uma atribuição privativa do assistente social.

Date: 03/06/2018

Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;

Date: 18/11/2020

resposta a está errada... A letra c é a correta... SE É NO ÂMBITO DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL . Somente esse profissional poderá fazer...

Date: 27/06/2021

É uma competência e não uma atribuição privativa, a resposta correta é A

Assinale a alternativa que contém um dos princípios que rege a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004.

Date: 03/06/2018

Gabarito: A

A PNAS contém PRINCÍPIOS, DIRETRIZES e OBJETIVOS!

Que são exatamente os mesmos da LOAS. Cuidado para não confundir!

2.1. Princípios Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:

I – Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

II – Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

III – Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

IV – Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

V – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão. (ALTERNATIVA A)

2.2. Diretrizes A organização da Assistência Social tem as seguintes diretrizes, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS:

I - Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais;

II – Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

III – Primazia da responsabilidade do Estado na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo; IV – Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

OS OBJETIVOS MUDAM UM POUCO EM RELAÇÃO A LOAS (que são 5) MAS TRATAM DO MESMO CONTEXTO

2.3. Objetivos: A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, objetiva:

• Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

• Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.

• Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.

DISPONÍVEL EM:< http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assis...> Acesso em: 09 mai 2018.

Bons estudos!

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei 8.069 de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente):

Date: 03/06/2018

Art. 194. O procedimento para imposição de penalidade administrativa por infração às normas de proteção à criança e ao adolescente terá início por representação do Ministério Público, ou do Conselho Tutelar, ou auto de infração elaborado por servidor efetivo ou voluntário credenciado, e assinado por duas testemunhas, se possível.

§ 1º No procedimento iniciado com o auto de infração, poderão ser usadas fórmulas impressas, especificando-se a natureza e as circunstâncias da infração.

Gab.: B

Date: 03/06/2018

LETRA A ESTÁ CORRETA TAMBÉM!

SEGUNDO PARÁGRAFO ART 19!!!!!!!!!!!!



Date: 03/06/2018

Atentar às alterações "recentes" na lei...
Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

§ 2o A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. (Redação dada pela Lei nº 13.509, de 2017)

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm

Leia o poema a seguir e responda à questão.

2018_03_26_5ab952ed94293.PNG

A respeito do termo “há”, presente na frase “há tempo”, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Trata-se do verbo “haver”, utilizado no sentido de “ter”, como em “tem tempo”. II. O verbo está conjugado no singular, por isso seu uso está incorreto. III. O objeto direto “tempo” deveria estar no plural, para ficar gramaticalmente certo. IV. Trata-se do verbo “haver”, utilizado no texto com o sentido de “fazer”, como em “faz tempo”.

Date: 03/06/2018

GAB A

Date: 03/06/2018

Letra A


I – CERTO.

II – Errado. O verbo haver está no singular e, por ser impessoal, tal conjugação está certa.

III – Errado. Até poderia ir para o plural, mas no singular também está certo.

IV – Errado. O verbo haver está no sentido de existir ou ter.

Leia o poema a seguir e responda à questão.

2018_03_26_5ab952ed94293.PNG

Assinale a alternativa que apresenta a interpretação mais adequada ao sentido central do poema.

Date: 03/06/2018

GAB B