O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Define-se o ecossistema como um sistema que envolve o meio ambiente com suas características físicas e químicas próprias, e os seres vivos que o habitam, com as respectivas interações entre ambos. Em outros termos, são as interações entre os fatores bióticos (plantas, animais e bactérias) e abióticos (solo, água, bem como os respectivos componentes químicos de cada um), ou seja, os fatores vivos e os não vivos que interferem e interagem em uma determinada comunidade específica.
A propósito de ecossistemas naturais, assinale a opção correta.

Um dos grandes problemas do lixo urbano, não se encontra vinculado à coleta, pois esta ocorre de forma regular e satisfatória em quase todas as localidades do Brasil.

Com base nesse tema, é correto afirmar que, na maioria dos municípios brasileiros o lixo é encaminhado para

A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelecem que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem organizar, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino, dispondo sobre competências e atribuições dos entes federados e dos sistemas de ensino. A respeito dos dispositivos constitucionais que tratam do regime de colaboração, assinale a opção correta.

Date: 30/05/2018

Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei;

Com relação à concepção emancipadora de projeto político pedagógico (PPP), assinale a opção correta.

A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada

No meu terceiro dia na China, o taxista que nos conduzia estava ouvindo um programa de rádio que, pelo tom lento e voz pausada do narrador, chamou minha atenção. Perguntei à tradutora de que se tratava, e ela me disse que era uma aula de história sobre a dinastia Ming (1368-1644). Imagino que a China seja o único país do mundo em que essa cena possa acontecer. É um país completamente embebido em sua longuíssima história. Quando a dinastia Ming começou, o Brasil ainda era mata virgem, e a Europa era uma colcha de principados feudais na Idade das Trevas, mas a China já era um império unificado havia 1.500 anos, tendo passado por dois períodos de apogeu — o das dinastias Han (202 a.C. a 220 d.C.) e Tang (618-907) — e inventado a pólvora, o papel moeda e a impressão por prensa móvel.

Internet: (com adaptações).

Infere-se da leitura do texto acima que o fato de o taxista chinês ouvir uma aula de história foi citado para revelar que

Por apresentar problemas técnicos, uma impressora imprimiu, seguidamente, sem espaços entre os caracteres, a palavra CANETA em uma página de papel em branco, de forma que o início da impressão era CANETACANETACANETACANETACANETA. Nessa situação, se a impressão foi interrompida no instante que a impressora imprimiu o caractere de número 1.043, então, esse último caractere impresso foi a letra

2014_10_01_542c3e076ffa2.png
A figura acima é uma ilustração de um artista do Modernismo, pertencente aos movimentos artísticos de maior importância na história das artes do Ceará. A produção desse artista é figurativa, e ele emprega um repertório formal constantemente retomado: aves, sobretudo os galos; cangaceiros, inspirados nas figuras de cerâmica popular; gatos, criados com linhas sinuosas; e, ainda, flores e frutas. Cores intensas e contrastantes também são empregadas em suas pinturas. Assinale a opção em que se apresenta o nome desse artista.

2014_10_01_542c3f4123819.png

A figura acima é uma ilustração de um artista cearense que fez sua breve carreira em São Paulo e dedicou parte de sua obra a bordados em tecidos. Nomes, listas, números, coleções, símbolos e repetições eram marcas nas obras desse artista, que, além da delicadeza das formas e a utilização de objetos do cotidiano, deixou seu registro e sua personalidade na arte contemporânea brasileira, de forma rápida, porém marcante e inconfundível. Assinale a opção em que é apresentado o nome do referido artista.

A arte indígena no Brasil é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos de seus trabalhos artísticos variam significativamente de uma tribo para outra. A tendência indígena de fazer objetos bonitos para usar na vida tribal pode ser apreciada principalmente