O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Indique a alternativa na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo:

Quem possui deficiência auditiva não consegue _________ os sons com nitidez.

Hoje são muitos os governos que passaram a combater o ________ de entorpecentes com rigor.

O diretor do presídio __________ pesado castigo aos prisioneiros revoltosos.

Assinale o texto de pontuação correta:

O artigo 214 da Constituição Federal determina que "A lei estabelecerá o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seu diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a":

I Erradicação do analfabetismo.

II Universalização do atendimento escolar pelo poder público em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.

III Melhoria da qualidade do ensino.

IV Formação para o trabalho.

V Promoção humanística, científica e tecnológica do País.

VI Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

Dos itens acima, estão de acordo com o artigo 214 da Constituição Federal, apenas:

Date: 03/06/2018

Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

I - erradicação do analfabetismo;

II - universalização do atendimento escolar;

III - melhoria da qualidade do ensino;

IV - formação para o trabalho;

V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

Através do decreto 7575/2016, o Prefeito Municipal da Estância de Campos do Jordão aprovou:

2017_12_12_5a3031fc8c9ac.PNG

No primeiro parágrafo do texto, o autor:

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até os oito anos de idade. Com base no conhecimento sobre o PNAIC, analise as afirmações abaixo:

I As redes municipais de ensino que aderiram ao Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa assumiram o compromisso de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

II A avaliação institucional não faz parte do Bloco de Alfabetização e Letramento.

III A avaliação diagnóstica, realizada no início do ano letivo, tem como objetivo reunir informações sobre conhecimentos, aptidões e competências dos alunos.

IV A avaliação processual é realizada no final do ano e tem como objetivo selecionar os alunos aptos a seguir para o próximo ano, informando à rede municipal de ensino os resultados a respeito do ensino oferecido pelo município.

V Instrumentos avaliativos que acompanham o Bloco de Alfabetização e Letramento têm como objetivo monitorar resultados e atuar diante do que for apresentado.

Está correto o que se afirma em:

Leia as assertivas e assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:

( ) A utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula não é um fato recente. No século XIX, Friderich Froebel, fundador dos jardins de infância, defendia sua importância para o ensino e a aprendizagem.

( ) Além de facilitar a aprendizagem de conceitos, o uso de jogos permite que os alunos desenvolvam outras capacidades, como a organização, a análise, a reflexão e a argumentação.

( ) O jogo não deve ser usado em sala de aula, pois envolve ganhar e perder, gerando muitos conflitos entre os alunos.

( ) Para que o jogo se caracterize como uma metodologia que realmente favoreça o processo de aprendizagem, é essencial a intencionalidade pedagógica do professor, explorando os aspectos educativos desse tipo de material.

Após ler e analisar as assertivas acima, assinale a alternativa com a sequência correta.