O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

A lei 8069 de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, aponta dentre os deveres que competem ao Estado:

Date: 03/06/2018

A)Incorreta: Não encontrei a fundamentação

B)Incorreta: Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

C)Incorreta: Art. 53 - Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

D)Incorreta: Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

III - elevados níveis de repetência.

E)Correta: Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

Bons estudos!

Date: 03/06/2018

Gabarito: E

ECA

Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Com...

LDB

Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394com...

Em relação à ortografia, leia as frases abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas.

I O ____________ de veículos está intenso nas principais avenidas da cidade.

II Haverá um ___________ fantástico no Teatro Municipal.

III Reclamou à costureira que o ____________ da barra de sua calça estava errado.

Date: 03/06/2018

conCerto com C vem de músiCa.

As práticas de linguagem que ocorrem no espaço escolar diferem das demais porque devem, necessariamente, tomar as dimensões discursiva e pragmática da linguagem como objeto de reflexão, de maneira explicita e organizada, de modo a construir, progressivamente, categorias explicativas de seu funcionamento. Ainda que a reflexão seja construtiva da atividade discursiva, no espaço escolar reveste-se de maior importância, pois é na prática da reflexão sobre a língua e a linguagem que pode se dar a construção de instrumentos que permitirão ao sujeito o desenvolvimento da competência discursiva para falar, escutar, ler e escrever nas diversas situações de interação. Em decorrência disso, os conteúdos de Língua Portuguesa articulam-se em torno de dois eixos básicos, conforme estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, que são:

Assinale o texto de pontuação correta:

Estabelece o artigo 4º do Decreto Municipal 7575/2016, que “o ensino terá por objetivo a formação do aluno, mediante: I Aprender a aprender e pesquisar: desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. II Aprender a conviver: levar o aluno à compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, e o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade e tolerância recíproca em que se assenta a vida social. III Aprender a ser: desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e formação de atitudes e valores. IV Aprender a fazer: desenvolver as habilidades que permitam ao educando ser autônomo e buscar soluções, através de metodologias de pesquisas, visando transformar e construir um mundo melhor, com responsabilidade e qualidade de vida para todos. Correspondem a texto do Artigo 4º do Decreto Municipal 7575/2016, as afirmativas dos itens acima:

O Plano de Curso do Ensino Fundamental de 9 anos da Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão, estabelece que o aluno deve:

 Expressar-se em diferentes situações e de diferentes maneiras, respeitando as variedades linguísticas.
 Distinguir e compreender os diferentes tipos de textos.
 Entender que a literatura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento.
 Expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opções individuais.

As afirmativas descritas acima, referem-se: