O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

2014_08_25_53fb33b32e78b.png



No que diz respeito às ideias e estruturas

linguísticas do texto

acima, julgue os itens subsecutivos.

O emprego do acento indicativo de crase em “ à identidade brasileira” (l.8) justifica-se pela regência da forma verbal “ emprestam” (l..7), que exige a preposição a, e pela presença de artigo definido feminino singular.

Date: 30/05/2018

Correto!

 "Empresta algo À alguém.."

Date: 30/05/2018

Ok...mas achei confusa essa questão, pois no meu ponto de vista, a questão é espec ífica para este caso pontual...o complemento não poderia ser " ao povo brasileiro" por exemplo? Obrigado.

Date: 30/05/2018

Nelson:

(preposição)a+o(artigo) povo brasileiro

(preposição)a+a(artigo) = à => crase

Date: 30/05/2018

O verbo emprestar fica ambíguo, pois podemos fazer as seguintes perguntas:
Emprestou o quê? (sem preposição); ou Emprestou a quem? (com preposição).

Valeu a segunda pergunta não a primeira.
Tomar cuidado gente!!!

Date: 30/05/2018


Date: 30/05/2018

Bem, com meu pouco conhecimento, interpretei que poderia ser um Verbo Transitivo direto e Indireto

Quem "Empresta", empresta ALGO A ALGUÉM.

Se estiver errado, corrijam-me.

Abraços.


Date: 30/05/2018

Quanto exigência da preposição ´a´ pelo verbo emprestar não tive dúvidas; porém, não entendi quando menciona: ...e pela presença de artigo definido feminino singular... pois se fosse

Date: 30/05/2018

EMPRESTA ALGO A ALGUEM.

TEXTO: EMPRESTAM À IDENTIDADE BRASILEIRA UM MULTICOLORIDO CULTURAL.
REESCRITA: EMPRESTAM UM MULTICOLORIDO CULTURAL À IDENTIDADE BRASILEIRA.
(EMPRESTA ALGO/ALGUMA COISA) À (ALGUÉM/ALGUMA COISA).

Date: 30/05/2018

Gabarito:Certo

Emprestar VTI+prep A

Date: 30/05/2018

Gabarito:Certo

Justificativa linhas 3-4.

Lembrando que o enunciado de acordo com trata-se de compreensão de texto,ou seja,está no próprio texto,sem haver a necessidade de inferência

Date: 30/05/2018

Pessoal, me corrijam por meio de curtidas ou comentários caso eu esteja correto.

Analisei da seguinte forma:

Identidade é um substantivo feminino - substantivo pode ser antecedido por artigo.

Emprestam é um verbo - em toda oração (estrutura com verbo) o que valerá como ligação é a preposição.

Por análise do trecho vi que Emprestam pede A (preposição) e Identidade pede A (artigo).

Está correto?

Date: 30/05/2018


Date: 30/05/2018

Verbo emprestar é transitivo indireto, ou seja, exige complemento (preposição). Logo, a soma da preposição "a" mais o artigo definido "a" requer o acento indicativo da crase.

Date: 30/05/2018

Transitividade: transitivo direto, transitivo direto e indireto e intransitivo
Date: 30/05/2018

Empresta alguma coisa a alguém!

Date: 30/05/2018

Pessoal, o verbo em questão é transitivo direto e indireto, só que está investido, primeiro veio o objeto indireto depois o direto. Tomem cuidado com isso.

Imagem 004.jpg

A frase do texto que, ao ser reescrita, mantém o respeito às regras de concordância e, em linhas gerais, o sentido original é:

Date: 28/05/2018

Gabarito E

 

 

 

Quando o verbo HAVER tiver o mesmo significado do verbo TER ,será flexionado..

 

 

 

Ex:

 

 

As obras e seu respectivo valor teriam de ser avaliados na medida da importância do tema tratado.

 

 

 

Date: 28/05/2018

Só para complementar o comentário anterior.

 

a) Frase sem clareza. E o verbo "existir", como substitui o verbo "haver" na frase original, deveria estar empregado no plural.

 

b) O verbo "poder" deveria estar no singular. De igual modo, o verbo "suscitar".

 

c) O verbo "assentar" deveria estar no plural.

 

d) Verbo "fazer" quando expressa tempo transcorrido é invariável.

 

 

Date: 28/05/2018

O verbo haver quando auxiliar será "influenciado" pelo verbo principal.

Assim, se o verbo principal pode ser flexionado no plural, o verbo auxiliar, no caso, haver, poderá flexionar.

 

Curiosidade: Se o verbo haver for o principal, "influencia" o verbo auxiliar, que nao irá flexionar.

 

Date: 28/05/2018

Não entendi o erro da letra b, alguém poderia me explicar?

Date: 28/05/2018

Crislene, o núcleo do sujeito na oração a que pertence a locução verbal "pode ser suscitado" é o substantivo "gama" ("Uma gama de estados de espírito"). Como o verbo concorda com o núcleo do sujeito, a locução verbal deveria estar no singular. Por isso, a assertiva está errada.

 

Só para complementar... o trecho "que não sabemos nomear" é uma oração adverbial adjetiva restritiva. O sujeito dessa frase é oculto ("Nós não sabemos nomear").

 

Espero ter ajudado.

Date: 28/05/2018

Não entendo o erro da letra B:

"Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, podem ser suscitados pelos artefatos e signos que o homem produz."

Segundo o prof. Odilei frança: o vbo concorda com o nucleo do seu sujeito. Em caso de haver 2 substantivos, e o nycleo do suj, for um termo coletivo, e o segundo for PREPOSICIONADO, poderá concordar com um ou com outro caso não provoque mudança de sentido.

EX: Uma grade parte dos alunos RECLAMOU/RECLAMARAM da prova.

Será que "uma gama" não é um termo coletivo? Felipe pode me ajudar?

 

 

Date: 28/05/2018

Amigo eu não estou entendo é mais nada , quando penso que entende, ai é que eu não entendi nada. Nossa não estou conseguindo assimilar o conteúdo, já não sei mais o que fazer.

Date: 28/05/2018

Questionei uma professora de português e ela me explicou que a alternativa B está gramaticalmente correta.

Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, podem ser suscitados pelos artefatos e signos que o homem produz.`

gama é um termo coletivo. Assim, o verbo pode concordar com ele ou com o especificador (estados de espírito). Temos então: uma gama de estados de espírito podem ser suscitados. No entanto, o erro dessa alternativa é que essa frase está sem clareza e não está de acordo com o sentido original do texto. Nesse caso, há que fazer uma leitura acurada do texto.

A alternativa E é, portanto, a mais correta.

Date: 28/05/2018
Date: 28/05/2018

ERRO DA LETRA B

UMA GAMA-------------------------------- SUSCITADOS, DEVERIA SER SUSCITADAS

Date: 28/05/2018

questão cheia de comentários: usando o raciocinio logico : todo mundo errou.

Date: 28/05/2018

Que questão chata, a banca podia pelo menos ter relacionado no texto onde estão as frases transcritas, vamos a elas então:

A- Outra descoberta foi a de que também existia na figuração de um motivo em que estivesse ausente o ser humano alguns valores profundos.
Linha 7 - Descobriu-se também que havia alguns valores profundos na representação de um motivo que não enfocasse o ser humano.

B- Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, podem ser suscitados pelos artefatos e signos que o homem produz.

Linha 5 - Com o tempo tornou-se claro que uma cena da vida cotidiana, uma paisagem ou natureza morta poderiam constituir uma grande pintura tanto quanto uma imagem da história ou do mito.

C- É numa concepção de humanidade modificada ao longo do tempo que se assenta noções relativas a uma dimensão humana da arte.

linha 1 - A ideia de uma dimensão humana da arte repousa numa concepção de humanidade que sofreu modificações ao longo do tempo.

D- Não fazem muitos anos que na grande arte só se podiam admitir temas heroicos, míticos ou religiosos.

linha 2 - Não há muito, apenas o heroico, o mítico e o religioso eram admitidos na grande arte.

E- As obras e seu respectivo valor haviam de ser avaliados na medida da importância do tema tratado.

linha 3 - dignidade de um trabalho se media em parte pela importância de seu tema.

Date: 28/05/2018

gente para de neurose. A letra b pode até estar gramaticalmente correta, mais o que o enunciado pede é: "além do respeito às regras de concordância, o sentido original do texto".

Date: 28/05/2018

Mais um tentativa de explicação (hehehe):

Transpondo a frase: O homem produz uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força.

O que pode ser suscitado? Resposta: uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear. O sujeito é uma oração (sujeito oracional), logo a flexão da segunda oração fica no singular.

Pode ser suscitado...

Date: 28/05/2018

Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, podem ser suscitados pelos artefatos e signos que o homem produz.

As frases estão com um problema de concordância entre elas. Com o mesmo sujeito: "Uma gama de estados de espírito"

Date: 28/05/2018

Não, pessoal. Caso haja algum erro na letra B, este com certeza não reside no campo gramatical.

"Uma gama de estados (...)" --> Temos aqui uma expressão partitiva seguida de substantivo no plural; ora, de acordo com a gramática normativa, nestes casos a concordância verbal/nominal pode ser feita tanto no singular como no plural. Logo, não há que se apontar o erro no fato de os verbos terem sido flexionados no plural.

**Gramaticalmente:

"Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, podem ser suscitados pelos artefatos e signos que o homem produz." (CORRETO)

"Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, pode ser suscitada pelos artefatos e signos que o homem produz.." (CORRETO)

Date: 28/05/2018

Letra B

"Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, pode ser suscitada pelos artefatos e signos que o homem produz..." (CORRETO)

Date: 28/05/2018

As obras e seu respectivo valor?

como assim?

O certo é: As obras e seus respectivos valores.

A letra E não pode está certa.

Date: 28/05/2018

As obras e seu respectivo valor?

como assim?

O certo é: As obras e seus respectivos valores.

A letra E não pode está certa.

Date: 28/05/2018

GABARITO: E

e) As obras e seu respectivo valor haviam de ser avaliados na medida da importância do tema tratado. CORRETA - "As obras" concordam com "haviam"

Date: 28/05/2018

Concordo com o Paulo Henrique

Deveria ser: as obras e seus respectivos valores.

cade a concordância nominal?

Date: 28/05/2018

Concordo com o César,pois, para identificar se a concordância de uma VERBO está adequada, devemos procurar SUJEITO da frase.

VERBO- HAVIAM

SUJEITO- AS OBRAS

Date: 28/05/2018

Na verdade amigos, na letra A não existe nenhum erro de escrita, e sim, de sentido da frase.

No vídeo a própria professora fala, não existe erro na escrita, mas a frase está totalmente sem pé e cabeça a letra A

Date: 28/05/2018

SERÁ QUE ESTOU LENDO O MESMO TEXTO QUE VOCÊS?

ACHEI NADA COM NADA.


Date: 28/05/2018

Ainda bem não fui o único a ter problemas com essa questão.
Força guerreiros.


Date: 28/05/2018
  • Outra descoberta foi a de que também existia na figuração de um motivo em que estivesse ausente o ser humano alguns valores profundos.

errado,pois o verbo existir deve flexionar,pois deve concordar com 'alguns valores"

  • b) Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, podem ser suscitados pelos artefatos e signos que o homem produz.

errado,pois contem uma preposição em "Uma gama de estados " ,logo,o verbo "podem"deve concordar com "uma gama"

  • c) É numa concepção de humanidade modificada ao longo do tempo que se assenta noções relativas a uma dimensão humana da arte.

o verbo assenta deve flexionar,pois deve concordar com "noções relativas"

  • d) Não fazem muitos anos que na grande arte só se podiam admitir temas heróicos, míticos ou religiosos.

errado ao extremo,pois o verbo "fazer" no sentido de tempo decorrico,temperatura não varia

  • e) As obras e seu respectivo valor haviam de ser avaliados na medida da importância do tema tratado.

certo,pois o verbo haver não esta no sentido de existir ou ocorrer,logo,ele varia

Date: 28/05/2018

e) As obras e seu respectivo valor haviam de ser avaliados na medida da importância do tema tratado.

Date: 28/05/2018

Haver será impessoal quando teráo sentidode existir, porém na letra E, não está nesse sentido, logo concordará com o sujeito

Date: 28/05/2018

eu não sei aonde esta o erro na alternativa B


Date: 28/05/2018

Richelli "Podem " não concorda com o núcleo " Uma gama ".


Date: 28/05/2018

verdade!! na letra B o núcleo ''gama'' não concorda com a FLEXÃO do verbo.

Date: 28/05/2018

A frase (b) Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, podem ser suscitados pelos artefatos e signos que o homem produz.

reescreve o seguinte trecho do texto:

(Os signos e marcas que o homem produz) podem ainda suscitar estados de espírito inomináveis, e mesmo assim, portadores de uma enorme força.

Ou seja, não mantém o respeito ao sentido original. Aquele "apesar de" não reproduz corretamente o sentido do "mesmo assim" original (não vejo concessão na frase original, aliás não há contraposição entre ser inominável e possuir enorme força.

Date: 28/05/2018

por eliminacao a E eh correta, mas a palavra gera ambiguidade e superficialidade na interpretacao. Passivel de recurso , pela palavra nao dar um sentido concreto ao texto.

Date: 28/05/2018

Alguém sabe explicar o porque da frase "As obras e seu respectivo valor" estar correta?

Date: 28/05/2018

Alguém sabe explicar o porque da frase "As obras e seu respectivo valor" estar correta ?

Não seria "As obras e seus respectivos valores" ?

Date: 28/05/2018

Valor é único

Date: 28/05/2018

Assistam ao vídeo e tirem suas dúvidas. Excelente a explicação!!!!!!!!!!!!!

Date: 28/05/2018

TENTANDO ESCLARECER A LETRA B

Como já foi indicado, quando há núcleo coletivo/partitivo seguido de especificador no plural (Uma gama + de estados), o verbo admite dupla concordância (singular e plural), portanto o erro não está em "podem", nem em "ser suscitados".

Meu palpite é de que o erro está na regência do verbo "nomear". Ele serve tanto como VTD e VTI, mas talvez nesse contexto o mais adequado seria funcionar como VTI (nomear a algo, ou a alguém), e nesse caso, deveria ser adicionada uma preposição antes do pronome relativo QUE. Ficando então:

"Uma gama de estados de espírito a que não sabemos nomear, ..."

Isso é fortificado se considerarmos o sentido da palavra "inominável" no texto, que tem valor pejorativo (não apenas algo que não sabemos o nome). Pesquisando no google, vi que a definição mais própria da palavra inominável nesse sentido é "a que não se quer dar nome por considerações de ordem estética ou lógica ou porque é demasiadamente abjeto, vil para ser nomeado; horroroso, péssimo." -- COM PREPOSIÇÃO.

Portanto, acho que o erro seria esse.

Date: 28/05/2018

O ERRO DA ALTERNATIVA "B" É QUE O VERBO "PODER" ESTÁ NO PLURAL, MAS ELE CONCORDA É COM O ESPÍRITO DE "ESTADO DE ESPÍRITO"

Uma gama de estados de espírito que não sabemos nomear, apesar de sua grande força, podem (PODE) ser suscitados pelos artefatos e signos que o homem produz.

ASSISTAM AO VÍDEO E TIREM SUAS DÚVIDAS!!!!

Date: 28/05/2018
nunca nem vi

2015_10_23_562a4919d9ca4.png

2015_10_23_562a4969270a0.png

De acordo com as regras de regência verbal estabelecidas

pela norma-padrão da Língua Portuguesa, o elemento

destacado está adequadamente empregado em:

Date: 31/05/2018

Verbo aspirar:

-Tenho aspirado um ar muito poluído - Objeto Direto

- Sempre aspirei a um futuro melhor (sentido de almejar, pretender) - Objeto Indireto

Date: 31/05/2018

Letra D é a correta

Regência do verbos:

Infringir: Transitivo direto

Elogiar: Transitivo direto

Cobiçar: Transitivo direto

Aspirar: Transitivo direto, indireto ou intransitivo

Ludibriar: Transitivo direto e indireto

Date: 31/05/2018

ASPIRAR:

VTD= algo,sorver,respirar. EX: ele aspirou,o ar poluído.

VTI=a algo,desejar,almejar.EX: ela aspirava ao cargo de gerente.


Date: 31/05/2018

Em questões sobre regência verbal, sempre se deve ficar atento ao sentido do verbo. Por o mesmo em uma outra frase mais simples ajuda a saber se é necessário colocar uma preposição ou não.

Date: 31/05/2018

Aspirar no sentido de almejar será VTI, exigirá preposição.

Date: 31/05/2018

Verbos Transitivos Diretos

Os verbos transitivos diretos são complementados por objetos diretos. Isso significa que não exigem preposição para o estabelecimento da relação de regência. Ao empregar esses verbos, devemos lembrar que os pronomes oblíquos o, a, os, as atuam como objetos diretos. Esses pronomes podem assumir as formas lo, los, la, las (após formas verbais terminadas em -r, -s ou -z) ou no, na, nos, nas (após formas verbais terminadas em sons nasais), enquanto lhe e lhes são, quando complementos verbais, objetos indiretos.

São verbos transitivos diretos, dentre outros:

abandonar, abençoar, aborrecer, abraçar, acompanhar, acusar, admirar, adorar, alegrar, ameaçar, amolar, amparar, auxiliar, castigar, condenar, conhecer, conservar,convidar, defender, eleger, estimar, humilhar, namorar, ouvir, prejudicar, prezar, proteger, respeitar, socorrer, suportar, ver, visitar.


Verbos Transitivos Diretos ou Indiretos

Há verbos que admitem duas construções, uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique modificações de sentido. Dentre os principais, temos:

Abdicar

Abdicou as vantagens do cargo. / Abdicou das vantagens do cargo.

Acreditar

Não acreditava a própria força. / Não acreditava na própria força.

Almejar

Almejamos a paz entre as nações. / Almejamos pela paz entre as nações.

Ansiar

Anseia respostas objetivas. / Anseia por respostas objetivas.

Anteceder

Sua partida antecedeu uma série de fatos estranhos. / Sua partida antecedeu a uma série de fatos estranhos.

Atender

Atendeu os meus pedidos. / Atendeu aos meus pedidos.

Atentar

Atente esta forma de digitar. / Atente nesta forma de digitar. / Atente para esta forma de digitar.

Cogitar

Cogitávamos uma nova estratégia. / Cogitávamos em uma nova estratégia.

Consentir

Os deputados consentiram a adoção de novas medidas econômicas. / Os deputados consentiram naadoção de novas medidas econômicas.

Deparar

Deparamos uma bela paisagem em nossa trilha. / Deparamos com uma bela paisagem em nossa trilha.

Gozar

Gozava boa saúde. / Gozava de boa saúde.

Necessitar

Necessitamos algumas horas para preparar a apresentação. / Necessitamos de algumas horas para preparar a apresentação.

Preceder

Intensas manifestações precederam a mudança de regime./ Intensas manifestações precederam àmudança de regime.

Presidir

Ninguém presidia o encontro. / Ninguém presidia ao encontro.

Renunciar

Não renuncie o motivo de sua luta. / Não renuncie ao motivo de sua luta.

Satisfazer

Era difícil conseguir satisfazê-la. / Era difícil conseguir satisfazer-lhe.

Versar

Sua palestra versou o estilo dos modernistas. / Sua palestra versou sobre o estilo dos modernistas.


Verbos Transitivos Diretos e Indiretos

Os verbos transitivos diretos e indiretos são acompanhados de um objeto direto e um indireto. Merecem destaque, nesse grupo:

Agradecer, Perdoar e Pagar

São verbos que apresentam objeto direto relacionado a coisas e objeto indireto relacionado a pessoas. Veja os exemplos:

Agradeço aos ouvintes a audiência.
Objeto Indireto Objeto Direto
Cristo ensina que é preciso perdoar o pecado ao pecador.
Objeto Direto Objeto Indireto
Paguei o débito ao cobrador.
Objeto Direto Objeto Indireto

O uso dos pronomes oblíquos átonos deve ser feito com particular cuidado. Observe:

Agradeci o presente. / Agradeci-o.
Agradeço a você. / Agradeço-lhe.
Perdoei a ofensa. / Perdoei-a.
Perdoei ao agressor. / Perdoei-lhe.
Paguei minhas contas. / Paguei-as.
Paguei aos meus credores. / Paguei-lhes.

Date: 31/05/2018

exigirá prep. quando Aspirar estiver no sentido de almejar. sendo (VTD)

Date: 31/05/2018

É interessante refletir sobre a mudança de sentido proporcionada pela troca de transitividade para alguns verbos. O verbo aspirar quando V.T.D. tem o sentido de cheirar algo, enquanto que aspirar como V.T.I. representa o desejo por algo, em resumo, o simples fato de inserção de uma crase faz diferença no sentido semântico proporcionado pelo verbo.

Date: 31/05/2018

 ASPIRAR - T.D. (inspirar, sorver)

T.I. (almejar, desejar

Date: 31/05/2018
  • a)Os inadimplentes infringem AOS regulamentos estabelecidos pelas financeiras ao deixar de cumprir os prazos dos empréstimos.
  • b)Os comerciantes elogiaram AOS bancos às medidas tomadas a favor de seus empreendimentos.
  • c)Vários executivos procuram realizar cursos de especialização porque cobiçam AOS estágios mais avançados da carreira.
  • d)Os funcionários mais graduados das grandes empresas aspiram AOS melhores cargos tendo em vista o aumento de seu poder aquisitivo.
  • e)Algumas grandes empresas responsáveis pelas redes sociais ludibriam AOS princípios estabelecidos por lei ao permitir postagens agressivas

Às vezes quando se resolver por celular não aparece o que está grafado ou destacado.

Date: 31/05/2018

Resposta correta: D

O verbo aspirar está no sentido de desejar, almejar. Neste caso pede a preposição A, tornando-se então, um verbo transitivo indireto. A preposição junta-se ao artigo O e contrai-se formando a palavra AO.

2015_05_06_554a42ef924fa.png

Na passagem – Outras são promíscuas (embora

prefiram a palavra “gregária"): estão sempre cercadas

de muitas outras: Que. De. Por. –, as palavras

destacadas são preposições. Assinale a alternativa

em que elas estão empregadas de acordo com a

norma–padrão de regência verbal e nominal.

Date: 30/05/2018

Alternativa e.

a) Persiste "em""

b) Ele insiste "em"

c) Há um que hesita "em"

d) Recusa–se "em"

Com referencia ao por, todos os itens estão corretos.

Bons Estudos!

Date: 30/05/2018

Só uma pergunta! Cabe próclise nesse caso?
E) Eles SE admiram de que (..)

Date: 30/05/2018

Neste caso a próclise é facultativa, vem antes ou depois do verbo, precedido pron. do caso reto,


Date: 30/05/2018

Preposição Palavra invariável que liga palavras ou orações.

Ex.: Casa de José / Saiu para trabalhar.

Date: 30/05/2018

a) Persiste "em""

b) Ele insiste "em"

c) Há um que hesita "em"

d) Recusa–se "em"

e) correto

Date: 30/05/2018

Fiquei na dúvida agora lendo os comentários. O correto não seria " Recusa-se a..."?

Date: 30/05/2018

Regência - Os verbos esquecer, lembrar, recordar e ADMIRAR admitem sempre duas construções corretas:

1. Quando acompanhados de pronomes átonos (verbos pronominais), são transitivos indiretos (exigem complemento com a preposição de): esquecer-se de algo ou de alguém, lembrar-se de algo ou de alguém...

2. Quando estão sem pronomes átonos, são transitivos diretos (exigem complemento sem preposição): esquecer algo ou alguém, lembrar algo ou alguém...

2015_11_17_564b20383ef55.png

2015_11_17_564b2044500f7.png

Assinale a afirmativa correta quanto à regência verbal.

Date: 02/06/2018
  • a)Os palhaços da saúde preferem mais às crianças A adultos.
  • b)Todos os pacientes querem assistir Aos palhaços e rir de suas piadas.
  • c)Dra. Ivana Korinkova namorou com um engraçado palhaço da saúde.
  • d)Sr. Gary Edwards agradeceu o convite feito pelos Doutores da Alegria.
  • e)Alguns profissionais da alegria chegaram AO no hospital tocando e cantando.
Date: 02/06/2018

Observação

Verbo chega/ir: sempre a nunca em(no)

Date: 02/06/2018

Sr. Gary Edwards agradeceu o convite feito pelos Doutores da Alegria.

Não deveria ser: Sr. Gary Edwards agradeceu ao convite feito pelos Doutores da Alegria.

Date: 02/06/2018
  • a)Os palhaços da saúde preferem crianças A adultos.
    • Uma observação a ser feita é que podemos omitir a palavra "mais", já que quem prefere , prefere algo a outro. Portanto, "Os palhaços da saúde preferem crianças a adultos."
  • b)Todos os pacientes querem assistir aos palhaços e rir de suas piadas.
    • Verbo ASSISTIR no sentido de ver, presenciar, requer a preposição 'a'.
  • c)Dra. Ivana Korinkova namorou um engraçado palhaço da saúde.
    • Quem namora, namora alguém e não com alguém.
  • d)Sr. Gary Edwards agradeceu o convite feito pelos Doutores da Alegria.
    • O verbo AGRADECER pode ser transitivo direto, indireto ou transitivo direto e indireto, no caso, ele é transitivo direto
  • e)Alguns profissionais da alegria chegaram ao hospital tocando e cantando.
    • O verbo CHEGAR é acompanhado pela preposição 'a' e não pela 'em'
Date: 02/06/2018
  • Chegar a
  • e)chegaram AO
Date: 02/06/2018

Só uma observação: o verbo preferir não admite advérbios. Se vier o "mais" no sentido de comparação, é permitido o seu uso. Ex: Prefiro mais felicidade a mais dinheiro.

Date: 02/06/2018

Lembro que o verbo preferir não aceita os advérbios MAIS e MENOS.

Date: 02/06/2018

O verbo agradecer pode ser:

1. Transitivo indireto, quando seguido de preposição "a" e significar estar grato a alguém com ou sem especificar a razão.
a) Agradeço a Deus as bênçãos derramadas e não simplesmente: Agradeço Deus...
b) Ele agradecia aos convidados.
c) Agradeceu-lhes a atenção prestada.

2. O verbo será transitivo direto e indireto quando agradecer ao mesmo tempo pessoa e coisa: A menina agradeceu ao professor a nota.
Use "lhe" para se referir à pessoa e "o, a, os, as" para coisa: Recebeu a medalha, então, agradeceu-a ao treinador.
O treinador ajudou a atleta a vencer o torneio. Então, ela agradeceu-lhe o empenho.

3. Transitivo direto quando expressar gratidão por algo (ação, objeto):
a) Ele agradeceu o convite.
b) O político agradece os votos.
c) A menina agradeceu o presente que ganhou.

http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/agradecer...


Campanha para que o AC faça uma estatística de desempenho por disciplina.

Mande uma mensagem clicando no "notificar erro" ou pela "central de atendimento" com a seguinte frase:

"Favor nos disponibilizar uma avaliação estatística de desempenho exclusivamente por disciplina, já que da forma atual somente é possível analisar o rendimento por banca, sendo muito dificultoso verificar qual o conteúdo temos melhor ou pior performance. Grato(a)" .

Ou escrevam da forma que acharem melhor.

Penso que uma estatística por disciplina é muito mais útil, já que poderemos ver onde estamos acertando mais e estudar mais as matérias que ainda estamos vacilando.

Conto com a colaboração de todos para melhorarmos ainda mais esse site incrível e aperfeiçoarmos nossos estudos.

Agradeço, desde já, a todos que participarem.

Date: 02/06/2018

"Agradecer" é verbo transitivo direto e indireto. O objeto direto é representado pela coisa; o indireto, pela pessoa. Como indireto, exige a preposição "a". Ou seja, agradecemos a alguém [objeto indireto] alguma coisa [objeto direto].

Exemplo:

Quero agradecer a todos o carinho.
[perceba que, antes do objeto indireto, a preposição "a" é introduzida].

Nem sempre a pessoa a quem se agradece é mencionada:

Eu agradeço a confiança depositada.

2015_11_17_564b11b1ebd29.png

2015_11_17_564b11bdd1aad.png

Assinale a afirmativa correta quanto à regência verbal.

Date: 02/06/2018
  • a)Os palhaços da saúde preferem mais às crianças A adultos.
  • b)Todos os pacientes querem assistir Aos palhaços e rir de suas piadas.
  • c)Dra. Ivana Korinkova namorou com um engraçado palhaço da saúde.
  • d)Sr. Gary Edwards agradeceu o convite feito pelos Doutores da Alegria.
  • e)Alguns profissionais da alegria chegaram AO no hospital tocando e cantando.
Date: 02/06/2018

O verbo agradecer é verbo bitransitivo, ou seja, recebe um complemento direto e indireto, alguns estudantes podem ter ficado em dúvida da alternativa b, entretanto o verbo assistir quando no sentido de ver, visualizar, requer o uso de preposição, o que não se percebe no texto.

O verbo assistir é usado sem preposição quando se quer dar a ideia de auxílio, ajuda, o que não queria ser repassado pelo texto.

Date: 02/06/2018
  • a)Os palhaços da saúde preferem mais às crianças do que adultos. ⇒ Os palhaços da saúde preferem crianças a adultos. (Verbo preferir não aceita Mais / do que / Que - é sempre preferir a) como a palavra adultos é masculina não cabe crase.
  • b)Todos os pacientes querem assistir os palhaços e rir de suas piadas. ⇒ Todos os pacientes querem assistir aos palhaços e rir de suas piadas . Verbo assistir com sentido de ver é TI, logo pede preposição A.
  • c)Dra. Ivana Korinkova namorou com um engraçado palhaço da saúde. ⇒ Dra. Ivana Korinkova namorou um engraçado palhaço da saúde. Namorar é VTD não aceita preposição. NUNCA usa Com
  • d)Sr. Gary Edwards agradeceu o convite feito pelos Doutores da Alegria. CERTO (Agradeceu o que? O convite)
  • e)Alguns profissionais da alegria chegaram no hospital tocando e cantando. ⇒ Alguns profissionais da alegria chegaram ao hospital tocando e cantando. Verbo chegar não aceita preposição em ( no= Em+o). Quem chega, chega a algum lugar, não em algum lugar.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à regência verbal.

Date: 02/06/2018

Alternativa (A)

Assistiu calado AO jogo de futebol.

Alternativa (B)

Preferia ficar em casa A sair no frio que fazia.

Alternativa (C)

Não SE lembrava mais de muitas coisas de sua infância.

Alternativa (D)

Empenhava-se no trabalho, pois aspirava A um novo cargo na empresa.

Alternativa (E)

Correta.

Date: 02/06/2018

Alternativa correta letra ''E''

Date: 02/06/2018

Visar

a - no sentido de mirar: usa-se sem preposição.
Ex.: Disparou o tiro visando o alvo.

b - no sentido de dar visto: usa-se sem preposição.
Ex.: Visaram os documentos.

c - no sentido de ter em vista, objetivar: é regido pela preposição "a".
Ex.: Viso a uma situação melhor.


Campanha para que o AC faça uma estatística de desempenho por disciplina.

Mande uma mensagem clicando no "notificar erro" ou pela "central de atendimento" com a seguinte frase:

"Favor nos disponibilizar uma avaliação estatística de desempenho exclusivamente por disciplina, já que da forma atual somente é possível analisar o rendimento por banca, sendo muito dificultoso verificar qual o conteúdo temos melhor ou pior performance. Grato(a)" .

Ou escrevam da forma que acharem melhor.

Penso que uma estatística por disciplina é muito mais útil, já que poderemos ver onde estamos acertando mais e estudar mais as matérias que ainda estamos vacilando.

Conto com a colaboração de todos para melhorarmos ainda mais esse site incrível e aperfeiçoarmos nossos estudos.

Agradeço, desde já, a todos que participarem.

Date: 02/06/2018

Muito boa a explicação!!!!!

Date: 02/06/2018

O verbo "visar" varia de significação conforme as relações que estabelece com as preposições. Trata-se da regência verbal, responsável, nesse caso, pela alteração de significado da expressão.

O verbo "visar", dentre outras acepções, pode se apresentar como:

  • verbo transitivo indireto: aponta para o sentido de pretender, ter por objetivo, ter em vista; rege a preposição "a" e não admite a substituição do termo regido pelo pronome oblíquo "lhe", mas sim "o(s)" e "a(s)";
  • verbo transitivo direto: aponta para o sentido de mirar, apontar (arma de fogo) e não rege qualquer preposição.

As questões de números 7 a 14 baseiam-se no texto seguinte.

Tememos o acaso. Ele irrompe de forma inesperada e imprevisível em nossa vida, expondo nossa impotência contra forças
desconhecidas que anulam tudo aquilo que trabalhosamente penamos para organizar e construir. Seu caráter aleatório e gratuito
rompe com as leis de causa e efeito com as quais procuramos lidar com a realidade, deixando-nos desarmados e atônitos frente à
emergência de algo que está além de nossa compreensão, que evidencia uma desordem contra a qual não temos recursos. O acaso
deixa à mostra a assustadora falta de sentido que jaz no fundo das coisas e que tentamos camuflar, revestindo-a com nossas
certezas e objetivos, com nossa apreensão lógica do mundo.
Procuramos estratégias para lidar com essa dimensão da realidade que nos inquieta e desestabiliza. Alguns, sem negar sua
existência, planejam suas vidas, torcendo para que ela não interfira de forma excessiva em seus projetos. Outros, maisinfantis e
supersticiosos, tentam esconjurá-la, usando fórmulas mágicas. Os mais religiosos simplesmente não acreditam no acaso, pois creem
que tudo o que acontece em suas vidas decorre diretamente da vontade de um deus. Aquilo que alguns considerariam como a
manifestação do acaso, para eles são provações que esse deus lhes envia para testar-lhes sua fé e obediência.
São defesas necessárias para continuarmos a viver. Se a ideia de que estamos à mercê de acontecimentos incontroláveis que
podem transformar nossas vidas de modo radical e irreversível estivesse permanentemente presente em nossas mentes, o terror nos
paralisaria e nada mais faríamos a não ser pensar na iminência das catástrofes possíveis.
Entretanto, tem um tipo de homem que age de forma diversa. Ao invés de fugir do acaso, ele o convoca constantemente. É o
viciado em jogos de azar. O jogador invoca e provoca o acaso, desafiando-o em suas apostas, numa tentativa de dominá-lo, de curvá-
lo, de vencê-lo. E tambémde aprisioná-lo. É como se, paradoxalmente, o jogador temesse tanto a presença do acaso nos demais
recantos da vida, que pretendesse prendê-lo, restringi-lo, confiná-lo à cena do jogo, acreditando que dessa forma o controla e anula
seu poder.

(Trecho de artigo de Sérgio Telles. O Estado de S. Paulo, 26 de novembro de 2011, D12, C2+música)

... para que ela não interfira de forma excessiva em seus projetos.

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está em:

Date: 28/05/2018

Assertiva B

pois é a única que apresenta um verbo transitivo Indireto

Date: 28/05/2018

Que interfere, interfere A ALGO.
Quem lida, lida COM ALGO

*Os dois são preposicionados !!
GABA: B

Bons Estudos :DD

Date: 28/05/2018

o verbo lidar, bem como o interferir, exige complementação indireta

Date: 28/05/2018

Quem interfere, interfere a algo

Quem linda, lida com algo

Objeto Indireto.

Date: 28/05/2018

Interferir em algo = Verbo Transitivo Indireto

Lidar com algo = Verbo Transitivo Indireto

Gabarito: B

Obs.: Os complementos estão indiretamente ligados ao verbo por meio de preposição.

Lista de preposições:

a, ante, após, até,

com, contra,

de, desde,

para, perante, por,

sem, sob, sobre.

Date: 28/05/2018

... para que ela não interfira (VTI, quem interfere, interfere EM alguma coisa) de forma excessiva em seus projetos(Objeto Indireto).

a) ... contra forças desconhecidas que anulam(VTD) tudo aquilo (Objeto Direto) ...
b) ... com as quais procuramos lidar(VTI) com a realidade (Objeto Indireto) ...
c) ... deixando(VTD)-nos desarmados e atônitos (Objeto Direto) ...
d) ... de algo que está (VL) além de nossa compreensão ...
e) ... ele o(Objeto Direto) convoca(VTD) constantemente.

Gabarito: B

Date: 28/05/2018

verbo itransitivo a questão a

Date: 28/05/2018

Não estou entendendo bulhufas!

Date: 28/05/2018

Somente acrescentaria, a título de curiosidade, a preposição TRÁS na lista sugerida pelo ótimo comentário do colega acima.

Date: 28/05/2018

quem lida, lida com alguém ou com algo

  • letra B
Date: 28/05/2018

Verbos transitivos indiretos pedem preposições para que seu sentido seja completo. Neste caso, os verbos lidar COM e interferir EM.

Date: 28/05/2018

B

E uma OI

Atenção: As questões de números 1 a 7, referem-se ao texto abaixo.

Imagem 001.jpg

... aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. (1º parágrafo)

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento do verbo grifado acima está em:

Date: 28/05/2018

Maximixar está no sentido de ampliar - amplia alguma coisa - VTD

Investigar - investiga alguma coisa - VTD

Resposta C

Date: 28/05/2018

investigar VTD -maximixar VTD



Date: 28/05/2018


Date: 28/05/2018

Maximiza: VTD

a)proporciona: proporciona alguma coisa a alguém ( Verbo transitivo direto e indireto)

b)impede: impede alguém de alguma coisa (Verbo transitivo direto e indireto)

c)investigou: investiga alguma coisa (Verto TD)

d)delibera: não há complemento (Intransitivo)

e)presta: presta a alguma coisa (VTI)


Imagem 044.jpg

Considere a frase a seguir.

Esses recursos chegam ao STF depois de passar por uma peneira no tribunal de origem.

Preserva-se o mesmo sentido e regência do verbo chegar da frase em:

Date: 29/05/2018

"Esses recursos CHEGAM ao STF depois..."

Chegar ( VI ) = a (preposição) um lugar, de um lugar


Quest. e) Apesar de chegar cedo à seção eleitoral, não conseguiu votar.

chegar (VI) = chegar a um lugar --- (a seção eleitoral)

Date: 29/05/2018

Questão maravilhosaaaaa.... Estão pedindo o valor semântico das preposições, meu deus é a FOICE kkkk

Gabarito E

Chegar regência (a) ideia de deslocamento....

Colocou um advérbio no meio, que maldade rsrsr (CEDO)

Date: 29/05/2018

Só chutando msm!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk