O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

A respeito de componentes de um computador, julgue o item a seguir.

Em computadores do tipo PC (personal computer) modernos, a RAM, além de possuir elevada capacidade de armazenamento de dados, permite o armazenamento persistente, isto é, o computador pode ser desligado e ligado várias vezes e os dados permanecerão nessa memória.

Date: 03/06/2018

É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil, como o disco rígido.

Carlos E. Morimoto (1 de janeiro de 2012). «Capítulo 3: Memória RAM». Guia do Hardware. Consultado em 5 de janeiro de 2012

Date: 03/06/2018

Memória RAM, já se liga que é volátil, ou seja, desligou, apagou!

Um resumo de RAM:

RAM – Memória de acesso randômico ou aleatório. Bem mais rápidas que as memórias ROM. Volátil.

SRAM (RAM estática) – para caches L1 ou L2 (flip flop). Mais veloz que a dinâmica, porém mais cara. Não faz refresh. Constituídas exclusivamente de circuitos transistorizados, além de utilizarem tecnologia bipolar.

DRAM (RAM dinâmica) – para Memória Principal. (capacitores). Faz refresh. Mais lenta que a SRAM. Ocupam menos espaço físico que as SRAMs. Utilização de capacitores.

SDRAM DDR (SYNCHRONOUS DYNAMIC RAM DOUBLE DATA RATE) - o chip de memória produz saída na borda ascendente do relógio e também na borda descendente, dobrando a taxa de dados.



Boa Aprovação!

Date: 03/06/2018

A memória RAM é volátil, perde os dados quando o PC é desligado.

Acerca de periféricos de computadores e impressoras, julgue o próximo item.

A capacidade de resolução dos monitores utilizados em computadores do tipo PC é diferenciada a partir do modelo do monitor, que pode ser LCD, LED ou CRT.

Date: 03/06/2018

o que diferencia os led para lcd é apenas o tipo de back light, as resoluções em sim são a mesma

Date: 03/06/2018

Basicamente, os monitores podem classificar-se em dois tipos gerais:

Monitor de "ecrã curvo" ou CRT

Monitor de ecrã plano: LCD, TFT, LED, PDP


Animação mostrando um LCD, com o backlight ligado e desligado.

Backlight ou retroiluminação é a forma de iluminação usada num monitor LCD. Backlights diferenciam-se de frontlightsporque iluminam o LCD por trás ou pelo lado, enquanto os frontlights ficam na parte frontal do LCD. São usados em telas pequenas para melhorar a legibilidade em más condições de luz e em telas de computadores e televisores LCD para produzir luz de maneira análoga a um monitor CRT.


Boa Aprovação!

Date: 03/06/2018
A capacidade de resolução tem relação a placa de vídeo e não com o monitor.

Acerca dos fundamentos de comunicação de dados e dos

elementos de interconexão de redes de computadores,

julgue os itens subsequentes.

As informações são transmitidas em diversas formas, como textos, números e figuras, os quais são representados como um padrão de bits formado pela combinação dos números zero e um.

Date: 02/06/2018

Certo.

O sistema binário é um sistema de numeração formado por apenas dois algarismos: 0 (zero) e 1 (um). Ou seja, só admite duas possibilidades, sempre opostas.

Date: 02/06/2018

Só lembrando que cada caractere é formado por 8 bits, por exemplo a palavra CASA tem 32 bits, pois cada letra da palavra CASA é formada por 8 bits, que é a combinação padrão dos números 0 e 1.

Date: 02/06/2018

Está correto. Como o professor explica!

Date: 02/06/2018

Informações?


São dados.

Acho que é errada.

Date: 02/06/2018

Computador só entende o binário, 0 e 1.

Date: 02/06/2018

lembrar:

Cada byte representa um único caractere de texto num computador. O byte representa letras, símbolos, números, sinais de pontuação, caracteres especiais etc. e codifica variadas informações numa máquina.

A codificação de caracteres denominada ASCII (American Standard Code for Information Interchange) adotou a informação de que 1 byte equivale a 8 bits, e usando a base binária (valores 0 ou 1), definiu 256 caracteres para representação de texto nos computadores, padronizando desta forma as operações entre diferentes dispositivos.

Para exprimir quantidades de dados, são usadas as seguintes medidas:

1 Byte = 8 bits
1 kilobyte (KB ou Kbytes) = 1024 bytes
1 megabyte (MB ou Mbytes) = 1024 kilobytes
1 gigabyte (GB ou Gbytes) = 1024 megabytes
1 terabyte (TB ou Tbytes) = 1024 gigabytes
1 petabyte (PB ou Pbytes) = 1024 terabytes
1 exabyte (EB ou Ebytes) = 1024 petabytes
1 zettabyte (ZB ou Zbytes) = 1024 exabytes

1 yottabyte (YB ou Ybytes) = 1024 zettabytes

https://www.significados.com.br/byte/

Quando é ligado o microcomputador, o primeiro software que é carregado é a BIOS da placa-mãe, que faz a contagem da memória RAM, realiza a detecção rápida dos dispositivos instalados e, por fim, carrega o sistema operacional através de um dispositivo. Este procedimento inicial é chamado de:

Date: 03/06/2018

Gabarito A : CORRETO! POST - significado - Power On Self Test

Date: 03/06/2018

Os programas (software) que estão armazenado na ROM são chamados de FIRMWARE e eles são:

1º POST - (Power On Self Test) ele realiza o auto-teste ao ligar o computador; como exemplo o teste de memória.

2º BIOS - (Basic In Out System) entrada e saída básica do sistema; ele tem como função identificar os periféricos básicos para que o processador possa aciona-los.

3º SETUP - (Configuraçoes) programa para realizar as configuraçoes basicas do computador.

Date: 03/06/2018
  • a)POST - (Power On Self Test) é uma sequência de teste ao hardware do computador, realizada pela BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. (CORRETA)
  • b)Boot - é o termo em inglês para o processo de arranque ou inicialização do computador durante o carregamento do sistema operacional quando a máquina é ligada. (ERRADA)
  • c)CMOS - O CMOS é uma pequena área de memória volátil, alimentada por uma bateria, que é usada para gravar as configurações do Setup da placa mãe. (ERRADA)
  • d)Setup - é uma ferramenta dos sistemas operativos e dos programas informáticos, que permite configurar diversas opções de acordo com as necessidades do utilizador. (ERRADA)
  • e)Tools – Tradução ferramentas. (ERRADA)

Quando o computador é ligado, o processador executa instruções da Read Only Memory – ROM, acionando um programa contido nessa memória que dá início ao processo de boot, ou seja, de reconhecimento dos dispositivos de hardware e inicialização do computador. Trata-se do programa chamado

Date: 03/06/2018

Letra B


Date: 03/06/2018

Letra B. é a partir da BIOS que a maquina inicia todos os outros dispositivos inclusive o Sistema Operacional. a partir da BIOS vc consegue entrar no SETUP

Date: 03/06/2018

Power → Bios → teste de Hardware → Master Boot Record → Boot Loader → inicialização do Kernel → logon → windows

Date: 03/06/2018
A sigla BIOS significa, em tradução livre, Sistema Básico de Entrada e Saída. É o responsável pela execução de tarefas imprescindíveis, como o reconhecimento dos hardwares instalados, a verificação das horas no relógio interno e a inicialização do sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux.

O que o BIOS faz?

Ao iniciar sua máquina, o BIOS identifica seus hardwares instalados, de onde o sistema operacional será inicializado (do HD, de um CD ou de um pendrive) e, como dito, o relógio interno. Só depois, passa o controle do PC ao sistema operacional. Por exemplo, para instalar um novo sistema operacional por um CD, o usuário precisará alterar a configuração da preferência de boot da máquina, colocando o driver de CD como opção principal, antes do boot pelo HD, onde o sistema antigo está instalado.

O Sistema Básico de Entrada e Saída é salvo em uma memória permanente, geralmente a ROM, que não pode ser modificada nem removida, só atualizada. Após carregada, o controle é passado para a RAM, efêmera, e, após isso, é passado para o Sistema Operacional.

É no BIOS que acontece a operação conhecida como overclock ou underclock, que é a alteração da velocidade do clock do processador, aumentando ou diminuindo a capacidade do desenvolvimento da máquina. Nele, o usuário também consegue visualizar a velocidade do cooler e alterar configurações de uma placa de vídeo onboard.

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/0...

Date: 03/06/2018

correta letra B, "BIOS"(firmware), pois trata se de um chip que está na memória rom, antes mesmo de ligar o computador, serve para configurar o mesmo.

Date: 03/06/2018

BIOS ele que da o Boot

Date: 03/06/2018

Quando é ligado o microcomputador, o primeiro software que é carregado é a BIOS da placa-mãe, que faz a contagem da memória RAM, realiza a detecção rápida dos dispositivos instalados e, por fim, carrega o sistema operacional através de um dispositivo chamado post


Date: 03/06/2018
  • a)Sistema Operacional - software ou programa mais importante que é executado em um computador, é ele quem dá a possibilidade de usarmos e dar ordens ao mesmo. (ERRADA)
  • b)BIOS - é um tipo de firmware usado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização em computadores, é um programa que é gravado num tipo de memória ROM. (CORRETA)
  • c)Config. – Abreviação de configurações. (ERRADA)
  • d)PROM - é uma memória programável só de leitura. (ERRADA)
  • e)SETUP - é uma ferramenta dos sistemas operativos e dos programas informáticos, que permite configurar diversas opções de acordo com as necessidades do utilizador. (ERRADA)
Date: 02/04/2020

Letra B Bios, ( elafaz a verificação se todos os hardwares e softwares necessário para o funcionamento do computador estão presentes).

2017_04_13_58ef6ecd6553f.PNG

Assinale a alternativa que analisa corretamente as proposições.

Date: 02/06/2018

Item correto:

IV. É possível substituir o HD por um SATA de 2.5" com 1TB (5400 RPM).

Date: 02/06/2018

I. FALSO. Em notebooks é muito difícil fazer a troca de processadores, ainda mais de gerações diferentes. Por isso, não é possível fazer a substituição de processadores.

II. FALSO. O notebook possui 1 slot vazio, porém não é possível adicionar uma memória RAM DDR4, porque o notebook possui uma memória RAM DDR3, ou seja possuem frequências diferentes e acabaria por não funcionar uma delas.

III. FALSO. Não é possível aumentar a memória cache, porque ela já vem dentro do processador, o que não é possível fazer a troca de processador. Daria para mudar apenas a memória RAM.

IV. CERTO. Em notebooks é possível fazer a substituição ou colocar adicionar mais de 1 HD se o notebook comportar mais espaço para HDs.

V. FALSO. Não é necessário atualizar Sistema Operacional para realizar atividades do professor, até porque o Windows 8.1 já é um ótimo SO e realiza qualquer tipo de atividades. Único inconveniente seria se a atividade do professor precisasse instalar algum programa que rodasse apenas em LINUX e pedisse na questão a instalação desse.

Hardware é a parte física de um computador, e é formado pelos componentes eletrônicos e qualquer outro material em estado físico que seja necessário para fazer com que o computador funcione. Com base nisso, assinalar a alternativa em que todos os nomes citados são exemplos de hardware:

Date: 03/06/2018

Hardware

É toda parte mecânica do computador, a parte concreta, composta por componentes

como placas, impressora, monitor, ou seja, tudo que é palpável.

Software

É o "pensamento" do computador, é abstrato ao usuário, porém, fundamental ao

funcionamento do computador. Exemplos de software são programas como sistemas

operacionais (Microsoft Windows XP), editores de texto (Microsoft Word) e arquivos

provenientes desses softwares, como músicas.


gabarito C. Teclado, placa-mãe e memória RAM.

Date: 03/06/2018

Questão tão fácil que chega a ser uma piada rsrsrs

Date: 03/06/2018
HARDWARE SOFTWARE
  • a) Memória RAM, placa de vídeo e sistema operacional.
  • b) Sistema operacional, editor de texto e planilha eletrônica.
  • c) Teclado, placa-mãe e memória RAM.
  • d) Teclado, mouse e editor de texto.
  • e) Placa-mãe, mouse e planilha eletrônica.
Date: 03/06/2018
Componente do computador(HARDWARE)

fonte de alimentação
processador
placa-mãe mouse teclado
placas acessórias monitor disco rígido
memória Ram drive dvd

Diante da tela de cristal líquido do terminal, tudo que o eleitor precisa fazer é digitar o número de seus candidatos. O programa de votação já determina a sequência dos cargos e a tabela dos partidos e candidatos. Essas informações, assim como a lista dos eleitores de cada seção eleitoral, estão dentro de um pequeno dispositivo. Este dispositivo é inserido dentro nas urnas eletrônicas, permitindo que os dados de cada uma, referentes tanto aos eleitores quanto aos candidatos, sejam específicos daquela zona e seção eleitoral.
(http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/09/como-funcionam-urnas-eletronicas.html)
O dispositivo mencionado é, essencialmente, um chip do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read Only Memory), em que a gravação e a eliminação de dados são feitas eletricamente, sem necessidade de uso de equipamentos especiais. Armazena dados de forma não volátil, mantendo as informações sem que baterias ou outras fontes de energia tenham que ser usadas. Trata-se de

Date: 03/06/2018

Letra B) A urna eletrônica, como qualquer computador, necessita de dispositivos para armazenamento de dados (mídias). Desde a urna modelo 98, utiliza-se, para esse fim, o flash card, um cartão de memória que apresenta características de leitura e gravação, como se fosse um HD.

http://www.tre-sc.jus.br/site/eleicoes/urna-eletronica/midias/index.html

Date: 03/06/2018

As características descritas não se encaixam na definição de HDD também?

Date: 03/06/2018

Danilo, pensei a mesma coisa, porém o flash card é bem menor do que o HDD e como a questão aponta "pequeno dispositivo", a resposta acaba sendo o flash card.

Date: 03/06/2018

Agora entendi a questão, porque eu também estava fazendo confusão com o HDD.

Date: 03/06/2018

Lembrando que HDD = Hard Disk Drive = HD = Disco Rígido

Date: 03/06/2018


Considere a seguinte especificação técnica de um monitor de vídeo:

“É um dispositivo baseado em um princípio similar ao plasma. Ele utiliza diodos orgânicos de carbono no lugar de células de plasma. Além da iluminação, eles se encarregam de gerar as imagens, dispensando o cristal líquido resultando em uma imagem melhor produzida mais rapidamente."

Pode-se afirmar de acordo com a especificação que o monitor utiliza a tecnologia:

Date: 03/06/2018

Letra D.



Comentários: Questão de informática ou atualidades? Os monitores de OLED (assim como os televisores) ainda são muito caros, e por isso muito pouco comercializados. Se não me engano, MONITOR de OLED nem chegou ao Brasil ainda, pois somente a DELL começou a vender nos Estados Unidos. Já os televisores, esses sim já podem ser comprados aqui, mas a preços bem salgados.

Enfim, por eliminação, vemos que PLASMA não pode ser marcado, já que é usado como comparação no próprio enunciado; CRT ( raios catódicos, aqueles monitores de tubo antigos) e LCD (display de cristal líquido) também são descartados (afinal, o monitor citado NÃO USA CRISTAL LÍQUIDO), conforme o próprio enunciado.

Logo, a tecnologia moderna apresentada realmente é o OLED, ou Organic Light-Emitting Diode (Diodo Orgânico Emissor de Luz).




https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-informatica-tjmg-comentado-prova-pesada/

Date: 03/06/2018

Parabéns pelo comentário. questão muito específica de monitores e bem difícil


Date: 03/06/2018

Na boa... como uma questão dessas avalia um cadidato????

“A memória ROM é a memória responsável pelo armazenamento permanente dos dados, sendo que estes não podem ser apagados ou alterados, apenas se forem utilizados procedimentos específicos. Quando a energia acaba ou o computador é desligado os dados não se perdem, sendo uma memória não volátil. Existem vários tipos de memória ROM, tais como: memória flash, CD-ROM, DVD-ROM e outros relacionados, EPROM e PROM”. Qual alternativa apresenta corretamente o significado da sigla ROM?

Date: 03/06/2018
Esses examinadores parece que não quer criar Questoes de Vergara mais não
Date: 03/06/2018
alguém tem como mim mandar uma explicação dessa questão
Date: 03/06/2018

ROM - Memória somente de leitura ou ROM (acrônimo em inglês de read-only memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas