O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Leia os TEXTOS 06 e 07 para responder à questão 7.

TEXTO 06

GAROTA DE IPANEMA

Olha que coisa mais linda

Mais cheia de graça

É ela menina

Que vem e que passa

Num doce balanço

A caminho do mar

Moça do corpo dourado

Do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?

Ah, por que tudo é tão triste?

Ah, a beleza que existe

A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor (3x)

Por causa do amor (2x)

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor (3x)

Disponível em:.Acesso:08.out.2016.

2017_01_13_5878c0d5ef401.PNG

A partir da leitura e análise dos TEXTOS 06 e 07, julgue as proposições a seguir.

I.A intertextualidade é garantida, sobretudo, pela paródia, no outdoor da Hortifruti, de um

trecho da música “Garota de Ipanema".

II.As imagens utilizadas no segundo plano quebram o caráter intertextual proposto no

anúncio publicitário.

III.O slogan “Entre no ritmo da Hortifruti" ganha sentido a partir do diálogo entre a campanha

e a composição musical.

IV.Não se pode afirmar que há uma intertextualidade explícita, pois não há uma

intencionalidade latente na referência à música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

V.A intertextualidade com “Garota de Ipanema" não é encontrada na superfície textual do

outdoor, ocorre, portanto, o que se denomina de intertexto implícito.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Date: 02/06/2018

Intertexto é a relação que há entre os textos. Ou seja, um deles traz elementos que se relacionam com o outro texto.

Com isso a imagem da praia de Ipanema ao fundo (segundo plano) no outdoor + paródia demostram tamanha é a intertextualidade explícita. Isso torna as assertivas II, IV, V erradas.

Date: 02/06/2018

Essa foi difícil mas basta presta atenção a alternativa IV claramente está errada elimina todas as demais que tem essa opção e vejam a V também parece muito contraditória.. então foi assim que eu deduzir.

Date: 02/06/2018

Não achei tão difícil.

Date: 02/06/2018

Significado de Intertextualidade:

É a relação que se estabelece entre dois textos quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo e entre dois textos quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo
Date: 02/06/2018

I.A intertextualidade é garantida, sobretudo, pela paródia, no outdoor da Hortifruti, de um trecho da música "Garota de Ipanema".

Verdadeira. Influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado. O segundo texto tomou o modelo do primeiro.

II.As imagens utilizadas no segundo plano quebram o caráter intertextual proposto no anúncio publicitário.

Falsa. As imagens descrevem o ambiente da musica

III.O slogan "Entre no ritmo da Hortifruti" ganha sentido a partir do diálogo entre a campanha e a composição musical.

Verdadeira. Referencia ao ritmo musical

IV. Não se pode afirmar que há uma intertextualidade explícita, pois não há uma intencionalidade latente na referência à música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Falsa. Pois há uma intertextualidade explicita. Na intertextualidade explícita, ficam claras as fontes nas quais o texto baseou-se e acontece, obrigatoriamente, de maneira intencional.

V. A intertextualidade com "Garota de Ipanema" não é encontrada na superfície textual do outdoor, ocorre, portanto, o que se denomina de intertexto implícito.

Falsa. Há a ocorrência da intertextualidade explicita. A intertextualidade implícita pedem de nós uma maior capacidade de realizar analogias e inferências, fazendo com que o leitor reative conhecimentos preservados em sua memória para então compreender integralmente o texto lido.

Date: 02/06/2018

lendo com bastante atenção da pra resolver, mas no corre da prova essa questão ficou complicada

Date: 02/06/2018

Resultado de imagem para intertextualidade

2017_01_13_58790311915a8.PNG

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto,

assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

Date: 02/06/2018

Onde está o termo destacado da questão?


Date: 02/06/2018

Não concordo com o gabarito.

Pois o pronome faz uma menção catafórica e não anafórica como é sugerido na questão.

Se alguém concordar com gabarito, por gentileza, esclareça minha dúvida.



Date: 02/06/2018

São chamados de pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego "anaphorá" e do latim "anaphora".

Designa-se ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.

Date: 02/06/2018

Não entendi, citado anteriormente?

mas o nome da canção a qual o trecho faz referência esta posterior,

alguém pode explicar?

Date: 02/06/2018

Não entendi, citado anteriormente?

mas o nome da canção a qual o trecho faz referência esta posterior,

alguém pode explicar?

Date: 02/06/2018

Concordo com os demais, pra mim era catafórica.

Date: 02/06/2018

Eu também pensei que era catafóra, mas se analisarmos de um ponto de vista mais especifico no que compreende o pronome possessivo em destaque, no caso, "suas" remete ao cantor que já havia sido dito anteriormente. Pode ser anafórica. O que acham?

Date: 02/06/2018
a) Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal é o sujeito da oração, nada tem a ver com omissão do nome do cantor.

b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista.

c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. Pode ser em qualquer dia o "hoje", não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura.

d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. A ênfase é dada na idade.

e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. "Se" é parte integrante do verbo: voltar-se = tender.


Esse foi meu entendimento, se alguém puder complementar/corrigir, agradeço...


Date: 02/06/2018

Achei brilhante a resposta da Priscilla e concordo totalmente com ela no destaque da letra B, que também errei, pois a relação anafórica é com cantor.

Havia marcado C mas como ela disse e é muito abordado pela FGV "não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura".

obrigado...

Date: 02/06/2018

a) Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal destacado possibilita a coesão por referência, evitando repetições indesejadas.

b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista. CORRETO: coesão por referência, evitando a repetição e anafórica, pois se refere a um elemento citado anteriormente (Bob Dylan, cantor)

c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. A coesão é circunstancial, porém não situa no tempo, em que se deu o fato como afirma a questão

d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. A ênfase não é dada a posse dos poemas, mas sim a idade com que ele escreveu..

e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. Neste caso, voltou-se é um verbo pronominal, não se tratando portanto de coesão por substtuição, pois não retoma elemento já citado..

Date: 02/06/2018

Eu havia marcado a opção "A", mas a Priscilla nos deu uma aula na correção e a Simone foi pontual na minha opção marcada: existe uma coesão por referência e não por elipse, minha pergunta é, se a questão estivesse afirmando ser uma coesão por referência, pois faz uma menção anafórica, estaria certa?

Date: 02/06/2018

Felipe, de fato, se a alternativa dissesse "anafórica" estaria certa.

Eu errei a questão por pura falta de atenção (preguiça de raciocínio). A Priscila foi realmente brilhante na correção. Letra B a correta.

Se eu me desse ao trabalho de subtituir "suas" por "dele", talvez ficasse mais visível o fato de que o pronome se refere ao "cantor" e não a "uma das principais canções". --> "Uma das principais canções dele, Like a rolling stones". Dele, o cantor.

Date: 02/06/2018

na questão o autor se refere ao cantor e nao a musica por isso eh anaforica

Date: 02/06/2018

Olá amigos concurseiros fiquei com dúvida nesse questão. O elemento da legenda conta na interpretação de um texto? Porque se contar, não consigo concordar com os colegas de porque a letra c estaria errada uma vez que a informação, na legenda, que o hoje foi publicado no dia 13 de outubro de 2016 e portanto o advérbio promoveria sim uma coesão circunstancial juntada com todos os elementos do texto. Grato se alguém puder tirar essa minha dúvida.

Date: 02/06/2018

Banca CVEST é isso? Nossa gente, que erro grotesco heim? A menção citada na alternativa B é catafórica, não tem nem o que se discutir. Alguém sabe qual foi a justificativa da banca e o porquê a questão não foi anulada?

Date: 02/06/2018

Questão anulada! :P

Date: 02/06/2018

AFINAL FOI ANULADA?

E os comentários da priscilla e tantos outros que concordaram?

Estavam certos ou não?

Tantas pessoas elogiando e concordando, por favor ! explique o correto.

Date: 02/06/2018

NÃO CONSEGUIR ENCONTRAR NADA SOBRE ANULAÇÃO DA QUESTÃO????

Date: 02/06/2018

Caros colegas, entendi da seguinte forma: O pronome possessivo concorda com o termo que vem a sua frente, no entanto retoma o termo anterior, no caso em tela, o pronome SUAS concorda com principais canções, porém retoma o próprio autor (Bob Dylan). O nome da música (like a roling stones) aparece entre vírgulas, pois se trata de aposto explicativo podendo até mesmo ser retirado da frase.

Date: 02/06/2018

Demorei para aceitar essa resposta, mas faz sentido o nome da música ser um aposto e a referência de fato dos 'suas' é o 'cantor' e 'artista'.

Questão trabalhosa!

Date: 02/06/2018

Cara, quando ele fala: uma de suas principais canções, ele ta se referindo a MUSICA que mais se destacou. Então isso é cataforico

Date: 02/06/2018

Entendi a frase da seguinte maneira: Uma de suas principais canções = Uma das principais canções de Bob Dylan, Like a Rolling Stones.

Retomando, desta forma, um elemento citado anteriormente em relação de anáfora

Date: 02/06/2018

Pelas estatísticas essa questão tirara muita gente da prova, apesar de quase ninguém ser obrigado a concordar se a banca deu como certa o jeito é aceitar, mas para quem fez a prova no dia e quis recorrer aí é outra história. Bons Estudos.

2017_02_22_58adb61e952cc.PNG

Na opinião do autor,

Date: 02/06/2018

A atenção exagerada que se dá aos meios virtuais tem como efeito o surgimento de problemas na interação social.

Date: 02/06/2018

Gabarito: B

a) a constante conexão às máquinas não tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento intelectual dos jovens. Errado.O autor nos diz que há a possibilidade de ajudar a adquirir habilidades cognitivas específicas.

c) a superficialidade das conversas travadas nas redes sociais(consequencia) é fruto da redução gradual de eventos coletivos. (causa)Errado.Emmomento algum temos esta relação de causa/consequencia

d) o isolamento em um mundo virtual se torna preocupante quando o jovem deixa de frequentar eventos sociais. Aqui temos um período composto por subordinação temporal,.O que está escrito,em outras palavras,é que o isolamento se torna preocupante no momento em que os jovens deixam de frequentar eventos socias.Observemos o exposto nas linhas 6-7.Não há exclusão de frequencia de eventos sociais,mas sim o distanciamento.

e) o ambiente virtual tornou-se mais atraente ao jovem(consequencia) na medida em que este se viu inábil para lidar com conflitos reais. (causa). Errado,uma vez que não há que se falar de o ambiente virtual ser atraente devido a inabilidade do jovem em lidar com relacionamentos.

Na verdade,o contrário é verdadeiro:Devido a inabilidade em lidar com relacionamentos,o ambiente virtual se tornou mais atrativo.

Date: 02/06/2018

Essa foi pra ng zerar pt

Date: 02/06/2018

Os excertos do textos que garantem a validade da alternativa B

"As crianças de hoje … estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas…"

"A nova safra de nativos do mundo digital … encontra dificuldades quando se trata de interpretar comportamentos alheios frente a frente, em tempo real…"

"…seus colegas estão perdendo a habilidade de manter uma conversa, sem falar nas discussões profundas, capazes de enriquecer os anos de universidade…"

"…há preocupações e questões sobre como essas mesmas horas podem levar a déficits de habilidades emocionais, sociais e cognitivas essenciais…"

Date: 02/06/2018

O enunciado diz '' na opinião do autor''. Então fiz uso da compreensão do texto e não da interpretação, acredito que a letra ''B'' seria compreensão enquanto ''C'' a interpretação, me corrijam se estiver errado ou tiverem uma opinião contraria. Boa sorte.

Date: 02/06/2018

ótimos comentários, ajudo muito.

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14

Date: 02/06/2018

A alternativa (A) está errada e faz referência ao primeiro período do terceiro parágrafo:

De algumas maneiras, as intermináveis horas que os jovens passam olhando fixamente para aparelhos eletrônicospodem ajudá-los a adquirir habilidades cognitivas específicas.

Assim, podemos entender que a constante conexão às máquinas, de alguma maneira, tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento intelectual dos jovens.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A alternativa (B) é a correta e tem como base várias passagens do texto que mostram justamente que a atenção exagerada que se dá aos meios virtuais tem como efeito o surgimento de problemas na interação social. Veja as expressões do texto que confirmam isso:

"As crianças de hoje … estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas…"

"A nova safra de nativos do mundo digital … encontra dificuldades quando se trata de interpretar comportamentos alheios frente a frente, em tempo real…"

"…seus colegas estão perdendo a habilidade de manter uma conversa, sem falar nas discussões profundas, capazes de enriquecer os anos de universidade…"

"…há preocupações e questões sobre como essas mesmas horas podem levar a déficits de habilidades emocionais, sociais e cognitivas essenciais…"

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A alternativa (C) está errada e faz uma leitura equivocada do segundo parágrafo. Nele foi afirmado que a vida reclusa ao mundo virtual, marcada pela solidão e pelo isolamento, faz com a pessoa perca suas habilidades de manter uma conversa e de manter uma discussão aprofundada sobre algo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A alternativa (D) está errada, pois se entende do segundo parágrafo e do restante do texto que a preocupação do isolamento em um mundo virtual não se dá simplesmente porque um jovem deixaria de frequentar eventos sociais, mas ele perde a habilidade de manter conversas sadias, um aprofundamento em discussões importantes para seu desenvolvimento, além de, conforme o primeiro parágrafo, encontrar dificuldades em entender o outro, numa relação social, como se afirma em: "quando se trata de interpretar comportamentos alheios frente a frente, em tempo real".

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A alternativa (E) está errada, porque colocou como motivo do acesso ao ambiente virtual o fato de o jovem se sentir inábil em lidar com conflitos reais. Na realidade, é o contrário, o fato de ele se manter fortemente no mundo virtual é que pode levar a uma inabilidade de lidar com conflitos reais.

Gabarito: B

PROF - DÉCIO TERROR

Date: 02/06/2018

Gabarito letra (B) e que evidencia no texto é princialmente a parte que o autor menciona nas linhas 1 e 2, "encontra dificuldades quando se trata de interpretar comportamentos alheios " O que torna a questão B a mais correta! Bons estudos pessoal!

Date: 02/06/2018

b) a atenção exagerada que se dá aos meios virtuais tem como efeito o surgimento de problemas na interação social.

Date: 02/06/2018

a atenção exagerada que se dá aos meios virtuais tem como efeito o surgimento de problemas na interação social.

Adicionar Comentário

2017_09_12_59b7eb923355d.png

No segundo parágrafo do texto, o termo “delas" refere-se a

Date: 03/06/2018

O estudo revela que o índice de fraudes on-line acompanha o aumento do número de transações on-line, e 50% das

organizações de serviços financeiros pesquisadas acreditam que há um crescimento das fraudes financeiras eletrônicas. Esse

avanço, juntamente com o crescimento massivo dos pagamentos eletrônicos combinado aos novos avanços tecnológicos e às

mudanças nas demandas corporativas, tem forçado, nos últimos anos, muitas delas a melhorar a eficiência de seus processos de

negócios.

Date: 03/06/2018

Organizações de servições financeiro

Muitas delas

Date: 03/06/2018

Junção da preposição de e do pronome pessoal ela; indica ou substitui o pronome anteriormente mencionado: não gosto quando falam dele.Que se refere ou está na posse da pessoa com quem se fala: esta casa é sua ou dela?

Date: 03/06/2018

...50% das organizações de serviços financeiros pesquisadas acreditam que há um crescimento das fraudes financeiras eletrônicas. Esse avanço, juntamente com o crescimento massivo dos pagamentos eletrônicos combinado aos novos avanços tecnológicos e às mudanças nas demandas corporativas, tem forçado, nos últimos anos, muitas delas a melhorar a eficiência de seus processos de negócios.


O que é declarado após "muitas delas" também ajuda a entender o contexto que nos leva a "organizações de serviços financeiros"

Date: 03/06/2018

Letra "b"

Date: 03/06/2018

GABARITO: LETRA B

"Organizações de serviços financeiros."

Date: 03/06/2018

"Esse avanço, juntamente com o crescimento massivo dos pagamentos eletrônicos combinado aos novos avanços tecnológicos e às mudanças nas demandas corporativas, tem forçado, nos últimos anos, muitas delas a melhorar a eficiência de seus processos de negócios."

Vamos lá pessoal!

Quem precisa melhorar a eficiência de seus processos de negócios???

Claro, as organizações de serviços financeiros. Tranquilo???

Gabarito: C


https://www.exponencialconcursos.com.br/trt-24-pro...

Date: 03/06/2018

Questão para não zerar a prova.

Date: 03/06/2018

Só completando.

delas = de (preposição essencial) + ela (pronome pessoal do caso reto) fazendo uma referência anafórica.

Date: 03/06/2018

LETRA B

"Organizações de serviços financeiros."

2017_07_05_595d4c12f382c.PNG

Em relação à interpretação do texto lido, é CORRETO afirmar:

Date: 03/06/2018

a) De fato, há uma comparação entre o cajueiro e as famílias, mas não necessariamente com as famílias do norte e nordeste.

b) Em nenhum momento o texto fala sobre o modelo padrão de família.

c) Todos os nomes entre aspas são atribuídos ao cajueiro anão.

d) O caule não é considerado o laboratório químico das plantas verdes.

Portanto, resposta E.

Foi que o entendi, pessoal!

Date: 03/06/2018

Uma questão por eliminação.

Gabarito: E)

BONS ESTUDOS... ;-)

Date: 03/06/2018

ótimos comentários, ajudo muito.

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14

Date: 03/06/2018

Gostaria de destacar um ponto na letra C!

"c)Conforme o texto, "acaju", "acajaíba" e "acajuíba" são nomes atribuídos ao cajueiro anão; e "gigante", "caju-comum" e "cajueiro-comum" são nomes atribuídos ao tipo comum dessa árvore."

Note no texto que os nomes se referem a ambos os tipos de caju, pois a locução verbal "sendo conhecidos" refere-se a terceira pessoa do plural.

Na natureza existem dois tipos: o comum, também conhecido, como gigante, e o anão, sendo conhecidos por diversos nomes originados na língua tupi como: acaju, acajaíba, acajuíba, caju-comum, cajueiro comum

Date: 03/06/2018

Respostas muito bem elaboradas, mas realmente não tem como fugir da E

Analise a charge.

2017_12_27_5a43e7d9afc90.PNG

Nessa charge o cartunista Evandro Alves

Date: 03/06/2018

Questão para não zerar PT.

Date: 03/06/2018

Gabarito letra (C), "critica a crescente interferência do homem na natureza e a degradação do Cerrado." isso evidencia principalmente na ultima parte da ilustração com a natureza bastante degradada, por isso gabarito letra C. Bons estudos pessoal!

Date: 03/06/2018

GAB: (C)
Critica a crescente interferência do homem na natureza e a degradação do Cerrado.

Observe que no fundo das imagens o cenário se modifica juntamente com o homem.

Bom estudo!

Date: 03/06/2018
A questão mostra a progressão da realidade do Cerrado brasileiro. No passado há um homem que vive com a natureza, mas com o tempo passa a interferir nela e acaba causando, não apenas a morte dela como a sua própria destruição.

2017_08_21_599b0a67bd8c6.png

De acordo com o texto, é correto afirmar que Flávia

Date: 03/06/2018

"Então, Flávia pediu ao marido que tivesse uma conversa como o filho." 1° Paragrafo

Date: 03/06/2018

A questão trata-se de compreensão de texto, ou seja, a resposta está literalmente no texto.

Veja que a alternativa "e": Flávia pediu ao marido que tivesse uma diálogo (conversa) como Paulinho (o filho) encontra-se no primeiro parágrafo.

Ao contrário da letra "e", a letra "A" extrapola os limites do texto, faz uma dedução. Portanto, diz respeito a INTERPRETAÇÃO de TEXTO.

Observe a charge a seguir.

2017_10_27_59f31fecc3d9e.png

A afirmativa adequada a essa charge é:

Date: 03/06/2018

O texto Política Nacional faz relação a político-sociais.

Date: 03/06/2018

Questão nada a ver

2017_10_26_59f216d757750.png

“Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo?"

A pergunta colocada ao final desse segmento do texto 1 mostra:

Date: 03/06/2018

Questão correta: letra b) de bola.
É uma indagação acerca do fato de que a família se reúne cada vez menos na hora da refeição.
Para refletir o motivo: será falta de tempo? Será falta de assunto? Será desânimo? Será...?

Ótimos estudos, guerreiros e guerreiras! õ/

Date: 03/06/2018
Se fosse uma opinião, ele afirmaria que era por falta de tempo.
Date: 03/06/2018

Interpretei também como uma certa crítica embutida, nenhum absurdo quem achou certa a letra D

2017_10_26_59f218f0e50a9.png

Na imagem da charge, a representação da sujeira e do descuido é feita por meio de um conjunto de elementos; o elemento destacado que NÃO colabora para essa imagem negativa é que o cozinheiro:

Date: 03/06/2018

É absolutamente normal que um cozinheiro utilize colher ou faça em seu ambiente de trabalho, por isso do gabarito ser a alternativa d).

Bons estudos!

Date: 03/06/2018

Eu na verdade não tava entendendo essa questão, por isso marquei a alternativa errada, porém depois de uma análise melhor no enunciado entendi que ele perguntava sobre o fato que não colaborava com a imagem negativa do cozinheiro, aí compreendi que era mesmo a alte

Date: 03/06/2018

kkkkk. Gostei da questão.

Date: 03/06/2018

O quê que tem a ver? Então se tiver uma colher na mão, beleza! Como se isso, por si só, não demonstrasse uma imagem negativa? Quem acreditaria que essa colher está limpa? A julgar que seja portada por um rato (e a questão diz claramente "em uma das patas"), a julgar que ele está fumando, cercado de moscas... enfim, é só um desabafo. A questão não é difícil por eliminação. A menos ridícula é a letra "d" mesmo, mas na minha opinião a FGV foi contraditória em seu próprio princípio aqui. Nessa ânsia de criar questões subjetivas ao extremo em Língua Portuguesa, como essa banca adora fazer, acabou se traindo. Em nenhuma circunstância essa colher poderia estar limpa e o simples fato de um rato tê-la nas mãos não evita em nada a imagem negativa do cozinheiro.

A amiga acima disse que gostou, eu respeito a opinião dela, mas acho esse modelo da FGV um saco e bastante traiçoeiro. Não exatamente nessa questão, que como disse se resolve por eliminação, mas quem está acostumado a realizar questões da rainha da subjetividade, FGV, sabe do que eu estou falando.

Date: 03/06/2018

A colher serve como elemento identificador do personagem, assim como o chapéu de cozinheiro que não sei o nome. Esses elementos sugerem ao leitor que trata-se do cozinheiro. Já os demais elementos sugerem a sujeira.

Date: 03/06/2018
se ele carrega uma colher, isso mostra que ele não usa um pedaço de cano ou algo semelhante para manipular a comida. Então, demonstra , no mínimo, um pouco de ingiene.