O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

2017_06_07_59385481e1ed1.bmp

No que diz respeito ao texto, julgue os itens a seguir:

Depreende-se da leitura do texto que, se for levado em consideração o impacto indireto das mudanças climáticas sobre a saúde da população mundial, o número de pessoas que morrem anualmente de causas relacionadas a desastres naturais aumentará consideravelmente.

Date: 03/06/2018

Sem considerar os impactos indiretos. Linha 4.

Date: 03/06/2018

Bom, não concordo.

Pelo que entendi:

Se NÃO for levando em consideração as morte aumentarão.

Não é isso que ele diz, que é preciso levar em consideração?

Date: 03/06/2018

Também não concordo.

O texto diz que a estatística de mortes não levou em consideração o impacto indireto, que poderia aumentar os números. Mas em momento nenhum o texto apontou que aumentará (futuro) o Número de mortes relacionadas a desastres naturais.

Date: 03/06/2018

Gabarito Errado na minha opinião
"Se for levado em consideração o impacto indireto das mudanças climáticas sobre a saúde da população mundial, o número de pessoas que morrem anualmente de causas relacionadas a desastres naturais aumentará consideravelmente". O correto seria diminuirá, se você leva em consideração o impacto indireto das mudanças climáticas, e se ela esta ligada a consideravelmente a países em desenvolvimento, como consequência malária, diarreia e má nutrição que gera impacto em crianças como isso iria aumentar se for levar em consideração? Se não fosse levado em consideração ai sim faria sentido o gabarito...

Date: 03/06/2018

Significado da palavra "depreender" segundo o dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 3.0:

tirar por conclusão, chegar à conclusão de; inferir, deduzir

Dessa forma, podemos inferir ou deduzir que se o impacto indireto das mudanças climáticas fosse levado realmente em consideração, o número de pessoas que morrem anualmente devido a esses desastres naturais aumentaria.

Date: 03/06/2018

O que acaba por derrubar muita gente nesse tipo de questão é o emprego do verbo " morrer" no enunciado e no comando da questão. Mas como é para depreender. Isso não é lavado em conta.

Date: 03/06/2018

Concordo com os colegas, mas aponto a causa do problema como sendo a má redação da afirmação a responsável. Com a inclusão da informação, não é o número de mortes que aumentará, mas sim a estatística. Considerar as causas indiretas aumentará somente as estatísticas.

Date: 03/06/2018

Se for levado em consideração o impacto INDIRETO das mudanças climáticas sobre a saúde da população mundial, o número de pessoas que morrem anualmente de causas relacionadas a desastres naturais aumentará CONSIDERAVELMENTE.

Se for considera; IMPACTO DIRETO, esse problema poderá agravar de uma forma INCONSIDERÁVEL , e , para resolver tal situação é necessário : A implantação de sistemas de transportes sustentáveis ( produzir sem danificar a natureza) e a redução do impacto das mudanças climáticas que visa essencialmente á preservação da saúde das populações do planeta


Date: 03/06/2018

Este número está longe de

2017_07_07_595f6c10a282a.PNG

É correto afirmar que a expressão – até então –, em destaque no início do segundo parágrafo, expressa um limite, com referência

Date: 03/06/2018

Comentário: A expressão adverbial "até então" é o mesmo de até agora. Assim, transmite circunstância de tempo. Assim, devemos eliminar as alternativas (B), (D) e (E).

Note que a alternativa (C) também se refere a espaço. Assim, também a eliminamos e a alternativa (A) é a correta.

*Professor Décio Terror, Estratégia Concursos.

Date: 03/06/2018

ótimos comentários, ajudo muito.

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14

Date: 03/06/2018

Até então é adverbio de tempo, a unica alternativa que se refere apenas ao tempo é a letra A.

2017_07_07_595f6c5b350cf.PNG

É correto afirmar que, na fala da personagem, no último quadrinho, está implícita a ideia de que

Date: 03/06/2018

Alguém explica?

Date: 03/06/2018

Eu também não entendi muito bem, fiquei em duvida entre a A e a letra C.

Alguém pode dizer como eliminaria a letra C.

Grta

Date: 03/06/2018

Coloquei a alternativa A. Minha interpretação: muitos advogados "pegam" causas sem ao menos compreender do que se trata a situação/problema.

Date: 03/06/2018

Taynara e Jéssica

Temos que aprofundar na interpretação. Veja que a fala final da personagem ("Isso não vai incomodá-lo nem um pouco") não significa que a garota foi convencida da opinião do garoto. Note que o garoto em nenhum momento olhou para trás, não reconheceu a instituição do suposto advogado.

Assim, tanto a fala dele quanto a dela reforçam que é irrelevante que seu advogado tenha a competência reconhecida.

Gabarito a) é irrelevante que seu advogado tenha a competência reconhecida.

Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tj-sp-prova-comentada-e-gabarito-extraoficial-de-portugues/


Date: 03/06/2018

ótimos comentários, ajudo muito.

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14

Date: 03/06/2018

(!) Atenção: Outra forma de responder a questão é prestar atenção a articulação feita no último quadrinho "Isso não vai incomodá-lo nem um pouco!", logo podemos concluir que a resposta irá evidenciar o advogado de alguma maneira, eliminando as demais alternativas, restam as letras A e D, sendo a alternativa A a resposta devido ao contexto da tirinha. (não existe garantia de ganhar o caso, e a competência do advogado não é importante);

Date: 03/06/2018

O personagem (sentado na poltrona), trata a situação (o advogado e a ameaça de processo) com total desprezo e um certo tom de ironia.

Neste contexto, apenas a alternativa A faz sentido.

Date: 03/06/2018

aff. Errei a questão pq achei que ela tava falando com o irmão e não com o snoopy, no último quadrinho. Pelo menos sei que o personagem da poltrona(Charlie Brown) é o irmão da garota, e não pai, como diz o professor no vídeo.

Date: 03/06/2018

entendi assim

o garoto diz , que o advogado não ira entender o caso

notamos que é um caso muito fácil

qualquer advogado resolve !!!!


Date: 03/06/2018

Eu entendi que no último quadrinho a garota estava falando com o Charlie Brown, e mesmo assim acertei.

Pensei assim: É irrelevante que seu advogado tenha a competência reconhecida, ela irá manter sua decisão de processar o garoto. Mas este raciocínio dá margem para que a alternativa C) também esteja correta.

Mas eliminei a C) porque desde o primeiro quadrinho ela já sabe quem ela irá processar, e o último quadrinho não mostra que ela tenha mudado de opinião."C) a garota se convence da opinião de quem ela quer processar."

Agora se você entendeu que ela estava falando com o Snoopy fica mais fácil, pois a ameaça do primeiro quadrinho não surtiu efeito, sendo assim é irrelevante que seu advogado tenha a competência reconhecida (A).

Date: 03/06/2018

Fiquei com duvida justamente entre A e E e marquei E! Vamos que vamos!

Date: 03/06/2018

Interpretei da seguinte maneira:

No Terceiro quadro ele fala: "O seu advogado jamais irá compreender este caso". Em outras palavras: Ele não tem competência para isso.

No Quarto quadro ela fala: "Isso não vai incomoda-lo nem um pouco". Em outras palavras: Não importa se ele tem a competência necessária(reconhecida).

Logo, altenartiva (a).

Date: 03/06/2018

Interpretei assim :

No Terceiro quadro ele fala: "O seu advogado jamais irá compreender este caso" insinuando que Ele não tem competência para isso.

No outro quadro ela responde olhando para seu advogado : "Isso não vai incomoda-lo nem um pouco". Em outras palavras: Não importa para o advogado se ele tem a competência necessária reconhecida) ou não pelo Charly Braum ( e não o pai como comenta o prof no vídeo ) ou seja não se sente intimidado está confiante


altenartiva (a).

Date: 03/06/2018

Marquei a letra D - pois a garota tinha certeza que seu advogado era tão perfeito, que ele não precisava entender o caso, ele resolveria mesmo assim. Então não entendi essa letra A


2017_06_22_594c19f488855.PNG

A ideia central do texto é:

Date: 03/06/2018

Pude deduzir que a "d" era a correta a partir da interpretação do trecho:

"Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história."

Date: 03/06/2018

Questão muito boa!!! Requer uma análise bem detalhada do texto apresentado.

"Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história."

GAB: D

Date: 03/06/2018
  • ERRADA a) os humanos vêm evoluindo tão lentamente quanto os demais animais com que conviveram no passado. (O texto não faz menção alguma a lentidão na evolução humana.)
  • ERRADA b) os humanos pré-históricos conviviam pacificamente entre si, e isso lhes permitia dominar os outros animais. (De acordo com o texto existia competição por status e poder, inclusive jovens rebelando-se contra as normas impostas, logo não há que se falar em viver pacificamente)
  • ERRADA c) os seres humanos distinguiam-se dos demais animais na pré-história no modo como interagiam entre si. (O próprio texto afirma que não havia diferença entre as interações dos seres humanos e dos demais naturais, ao mencionar que "Esses humanos arcaicos amavam, brincavam, formavam laços fortes de amizade e competiam por status e poder - mas os chimpanzés, os babuínos e os elefantes também.")
  • CORRETA d) os humanos arcaicos não possuíam habilidades que permitissem prever as conquistas futuras de nossa espécie. ("Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo(...)")
  • ERRADA e) os humanos modernos diferenciaram-se de seus ancestrais assim que começaram a lutar por poder. (Os antepassados também competiam por poder, bem como por status)
Date: 03/06/2018

ótimos comentários, ajudo muito.

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14

2017_05_15_5919eac5eab55.PNG

No quarto e último quadrinho, os três sinais de pontuação,

que estão sobre a cabeça da personagem infantil, substituem

um texto verbal potencial. Complementado pela linguagem

não verbal, que interpretação para o texto verbal

potencial essa pontuação revela?

Date: 03/06/2018

c) Espanto diante da contradição observada no discurso dos adultos no primeiro quadrinho.

O ponto de exclamação pode representar, tanto frases exclamativas e imperativas quanto indicação de surpresa e entusiasmo.

Date: 03/06/2018

Gabarito C

Espanto, tendo em vista que no primeiro quadrinho os senhores estão justamente se queixando devido ao desperdício de água pelo povo e, o que eles fazem no ultimo quadrinho é justamente isso, jogando a água fora...

2017_10_26_59f216d757750.png

“pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam”; com esse segmento do texto 1, o autor tenta mostrar:

Date: 03/06/2018

cada vez menos as familias se reúne em torno da mesa ( ou seja socializar )

gabarito B

b) o aparecimento de novas prioridades sociais

Date: 03/06/2018

ah... essa questão e muito subjetiva. Eu assisto tv enquanto como porque tenho necessidade premente de atualização informativa e também pelo desprezo mútuo entre meus familiares.

Date: 03/06/2018

Leonardo não suas experiências, foca...

Ta explícito no texto:

Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam.


Date: 03/06/2018

Resposta B:

enquanto se alimentam"; com esse segmento do texto 1, o autor tenta mostrar:

a) o descuido da população com a alimentação saudável; (DESCUIDO NÃO TEM ISTO - EXTRAPOLAÇÃO)

b) o aparecimento de novas prioridades sociais; (CERTO - ESCOLHIDO OUTRAS PRIORIDADES)

c) a necessidade premente de atualização informativa; (ATUALIZAÇÃO - EXTRAPOLAÇÃO, OU SEJA, NÃO TEM NO TEXTO)

d) o desprezo mútuo dos familiares; (DESPREZO - EXTRAPOLAÇÃO)

e) a presença agressiva da TV no meio familiar. (ESTÁ QUESTÃO ESTARIA CERTA SE NÃO TIVESSE A PALAVRA AGRESSIVA, EXTRAPOLAÇÃO)

MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!


O fragmento textual abaixo, de Machado de Assis, que NÃO exemplifica o discurso indireto livre, é:

Date: 03/06/2018

O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.

O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.

Exemplo de discurso direto:

A aluna afirmou:
- Preciso estudar muito para o teste.

Exemplo de discurso indireto:

A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

Gabarito: Letra E

Date: 03/06/2018
letra e

2017_10_27_59f31e6e7b93b.png

Um texto informativo como o texto 3 traz um problema em sua comunicação, que é:

Date: 03/06/2018

Como assim?

A alternativa D diz "abordar temas próximos da realidade, provocando interesse dos leitores mais objetivos". Isso é um problema?

Problema de um texto informativo, como o texto 3, é explorar

Date: 03/06/2018

Essa não entendi foi nada...

Date: 03/06/2018

Como assim?

Date: 03/06/2018

Pelo que eu entendo isso é uma característica do texto informativo e não um problema!

Date: 03/06/2018

Questão totalmente anulável....

Date: 03/06/2018

Como esse tema é muito próximo da realidade, os leitores, provavelmente, vão questionar o porquê de serem 12 bactérias e quais os motivos e parâmetros dessa escolha. Esse tipo de afirmação tende a levar o leitor a uma reflexão sobre o assunto.

Resposta correta: letra D.

Date: 03/06/2018
A FGV viaja na maionese
Date: 03/06/2018

Segundo o vídeo do aprova, o problema da letra D é que SOMENTE os leitores objetivos terão interesse por esse tipo de texto

Date: 03/06/2018

Entendi que o texto ser objetivo pode ser um problema justamente por não dar muita informação, como quais são essas bactérias ou o que governos e cientistas podem fazer. Mas justamente ser objetivo e com vocabulário simples o torna mais atrativo, mais fácil e interessante de se ler.

O pensamento abaixo que mostra incoerência é:

Date: 03/06/2018

Questão passível de anulação.

Ser cristão é crer em Jesus Cristo!

"O Dicionário Webster's define um Cristão como "uma pessoa que professa a crença em Jesus Cristo ou na religião baseada nos ensinamentos de Jesus.".

"Aquele que professa a religião de Cristo".

Várias religiões diferenciam Jesus Cristo e Deus, ou seja, não há incoerência alguma em crer tão somente em Cristo, por mais que se possa parecer contraditório. Boa parte das religiões protestantes diferenciam Cristo de Deus, por isso algum fiel pode crer tão somente nos ensinamento de Cristo, não demonstrando crença em Deus por inúmeras causas que não nos interessam.

Misturar concurso público com fé alheia dá nisso.

Date: 03/06/2018

ACHEI COERENTE A QUESTÃO, POIS JESUS CRISTO ANUNCIAVA O REINO DE DEUS E ENSINAVA AMAR A DEUS. PORTANTO TORNA-SE TOTALMENTE INCOERENTE SER CRISTÃO E NÃO CRER EM DEUS. SERIA DESACREDITAR DO PRÓPRIO JESUS CRISTO.

TAMBÉM ENTENDO QUE A QUESTÃO TEM MAIS VER COM LÓGICA DO QUE COM FÉ.

MAS ESTOU CURIOSA, QUAL RELIGIÃO CRISTÃ NÃO CRÊ EM DEUS???

Date: 03/06/2018

Ser cristão é crer em Deus ...........

Tanto é que pessoas falam "crente até o diabo é porque crê em Deus"

A frase abaixo que NÃO mostra intertextualidade é:

Date: 03/06/2018

Intextualidade - Refere-se à citação explícita ou implícita de um texto dentro de outro.


a) uso de um ditado popular;

b) menção a um psicanalista reconhecido;

c) faz referência a um evento famoso;

d) CORRETA;

e) paródia de Canção do Exílio de Gonçalves Dias