O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

A espécie documental que registra a opinião fundamentada sobre matéria submetida à análise de determinada autoridade, emitida em seu nome pessoal ou no do organismo a que está ligada, é conhecida como

Date: 03/06/2018

Parecer - Opinião técnica ou científica sobre um ato, servindo de base para a tomada de decisão

Date: 03/06/2018

opinião = parecer

A respeito dos fundamentos da arquivologia, julgue o item a seguir.

Textuais, audiovisuais e cartográficos são alguns dos gêneros documentais encontrados nos arquivos.

Date: 03/06/2018

Audiovisual é um gênero?

Date: 03/06/2018

A)Documentos textuais: informações escrita ou textual. Ex: contrato, ata, relatório, certidão

B)Documentos audiovisuais (analógico): informação esteja em forma de som e/ou imagem em movimento.Ex: filme, registro sonoro em fita cassete. Temos os sonoros (em som) e os filmográficos (em filme)

C)Documentos micrográficos: em microforma. Ex: microfilmes e microfichas.

D)Documentos iconográficos: em imagem estática. Ex: fotografia, negativos, diapositivos (slides), desenhos, gravuras

E)Documentos cartográficos: representação de forma reduzida de uma área maior. Ex: mapa, perfil, planta

F)Documentos informáticos ou digitais:codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Ex: arquivo em MP3, arquivo do Word, DVD

Fonte: http://resumosparaconcursoro.blogspot.com.br/2013/11/arquivologia-5-tipologia-documental.html?m=1

Relatório de Atividades, Ata, Minuta e Papel são respectivamente:

Date: 02/06/2018
  • Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a informação está representada em forma de imagem em movimento, como em filmes), sonoros (quando a informação está registrada em forma fonográfica, como em discos, e CDs), micrográficos (quando o documento possui a informação registrada em microforma, como em microfilmes e microfichas) e informáticos ou digitais (quando o documento está gravado em meio digital e, por isso, necessita de equipamentos eletrônicos para serem lidos, como um documento em .doc ou .pdf).
  • Espécie: espécie é a definição a partir da disposição e da natureza das informações, são exemplos: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão…
  • Tipologia: tipologia documental é a configuração que assume a espécie de acordo com a atividade que a gerou, por exemplo: Ata de reunião, Contrato de prestação de serviço, Certidão de nascimento…
  • Natureza do assunto: esta classificação informa se a natureza do assunto tratado no documento prejudica a administração ou não quando divulgado. Se sua divulgação não acarreta prejuízo se diz que o documento é "ostensivo" e quando prejudica alguém ele é "sigiloso" e tem restrições de acesso.
  • Forma: refere-se ao estágio de preparação do documento, se ele é pré-original, original, ou pós-original. Simplificando: se o documento é rascunho (quando estamos o elaborando e podemos alterá-lo) ou minuta (quando para torná-lo 'oficial' faltam apenas os sinais de validação, como a assinatura) dizemos que ele é um pré-original e quando se configura em uma cópia idêntica ao original chamamos de porta-original.
  • Formato: é determinado de acordo com as características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. São exemplos de formatos: livros, fichas, caderno e pergaminho.
Date: 02/06/2018

Resposta C

Tipo documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a atividade que a gerou. Ex.: Ata de Posse. Boletim de notas, Regimento de Departamento, etc.

MACETE: TIPO DOCUMENTAL = ESPÉCIE + TIPOLOGIA (de atividades, de serviço, de posse, de concurso, )

Espécie: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações contidas. Ex.: Ata, relatórios, carta, ofício, proposta, diploma, atestado, requerimento, organograma, etc.

Forma: Estágio de preparação. Ex.: Rascunho ou minuta,original ou cópia, etc.

Suporte.Meio no qual a informação é registrada. Ex.: pen drive, folha A4, microfilme, etc.


“Configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo” é o conceito de

Date: 02/06/2018

a) Tipo: é a configuração que assume um documento de acordo com a atividade que a gerou.

    • Exemplos: Ata de Posse; Boletim de Notas e Freqüência de Alunos, Regimento de Departamento, Processo de Vida Funcional, Relatório de Atividades, Atestado de Matrícula, etc

b) Formato: é a configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado:

    • Exemplos: formulários, fichas, livro, caderno, planta, folha, cartaz, microficha, rolo, tira de microfilme, mapa, etc.

c) Forma: refere-se ao estágio de preparação do documento.

    • Exemplos: Minuta, rascunho, original, cópia

d) Gênero: configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo.

    • Exemplos: audiovisual (filmes); fonográfico (discos, fitas); iconográfico (obras de arte, fotografias, negativos, slides, microformas); textual (documentos escritos de uma forma geral); tridimensionais (esculturas, objetos, roupas); magnéticos/informáticos (disquetes, CD-ROM, etc).

e) Espécie: é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nesse contidas.

    • Exemplos: ata, relatório, carta, ofício, proposta, diploma, atestado, requerimento, organograma, etc.

Fonte: http://www.siarq.unicamp.br/siarq/images/siarq/arq...



Date: 02/06/2018

De acordo com a Professora Heloísa Bellotto, os termos gênero, espécie e tipo documental possuem as seguintes definições:

Gênero: configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos de que seus executores se serviram para registrar a mensagem.

Espécie: configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.

Tipo: configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou.


Fonte: Arquivologia para Concursos, Renato Valentini, 2013, página 32

A exigência legal ou a ordem emanada da autoridade − para que se cumpra, para que se faça ou para que se preste o que é exigido, ordenado ou pedido − é transmitida por meio

Date: 03/06/2018
  • a) do Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos.
  • b) do Manifesto é um gênero textual que consiste numa espécie de declaração formal, persuasiva e pública para a transmissão de opiniões, decisões, intenções e ideias.Normalmente de cunho político
  • c) da Ação de requisitar; pedido, exigência legal: fazer requisição de material, de força. // Requisição de força armada, ato pelo qual certas autoridades civis solicitam por escrito a uma autoridade militar elementos para manutenção ou prevenção da ordem
  • d) daMinuta é a primeira redação de um documento ou de qualquer escrito. É um rascunho, um esboço de um texto. .
  • e) da moção. Ação ou consequência de mover ou mover-se; que denota movimento ou deslocamento.
    Propulsão que ocasiona o movimento.

Considerando as características dos documentos, relacione os termos da coluna 1 com os conceitos da coluna 2 e assinale a alternativa CORRETA. COLUNA 1
(1) Espécie
(2) Forma
(3) Gênero
(4) Tipo documental
(5) Suporte

COLUNA 2
( ) Configuração do estágio de preparação e do modo de transmissão de documentos.
( ) Configuração que assume uma espécie, de acordo com a atividade que a gerou.
( ) Configuração que assume um documento de acordo com a disposição estrutural e a natureza das informações nele contidas.
( ) Configuração da materialidade sob a qual as informações são registradas.
( ) Configuração que assume um documento, de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo.

Date: 02/06/2018

Gab. B

( 2 Forma ) Configuração do estágio de preparação e do modo de transmissão de documentos.
( 4 Tipo documental ) Configuração que assume uma espécie, de acordo com a atividade que a gerou.
( 1 Espécie ) Configuração que assume um documento de acordo com a disposição estrutural e a natureza das informações nele contidas.
( 5 Suporte ) Configuração da materialidade sob a qual as informações são registradas.
( 3 Gênero ) Configuração que assume um documento, de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo.

Assinale a alternativa que exemplifica o gênero de um documento:

Date: 03/06/2018
  • Audiovisual(Gênero)
  • Formulário(Espécie)
  • Confidencial(não possui previsão legal), mas se associa á Natureza.
  • Lei(Espécie)
  • Ofício(Espécie)

Gonçalves (1998), em sua obra “Como classificar e ordenar documentos de arquivos”, elenca os vários elementos característicos comuns dos documentos. O material sobre o qual as informações são registradas é definido como ____________________. A _______________________ é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informa- ções nele contidas. A configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou representa o __________________. Os termos que preenchem, respectivamente, as lacunas são:

Date: 02/06/2018

Suporte - é o meio pelo qual a informação está registrada. - Ex: cd, dvd, fotografias, etc.

Espécie - aspecto formal do documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contido. - Ex: ofício, memorando, certidão, declaração, etc.

Tipo - função ou atividade que o documento exerce. Ex: contrato, alvará, relatórios, etc.

Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Os arquivos especiais são aqueles que mantém sob sua guarda documentos de formas físicas diferenciadas e que requerem medidas especiais quanto ao seu armazenamento, guarda e conservação. Um exemplo de arquivo especial é __________________ :

Date: 02/06/2018

Uma das classificações dos arquivos é quanto ao documento, podem ser especiais e especializados. São especiais aqueles que em decorrencia do suporte precisam de um cuidado a mais em sua conservação, são especializados aqueles que tratam de assuntos, ou melhor, áreas de conhecimento.

Date: 02/06/2018

Letra A - fotografia

Difere dos demais, que são especializados, ou seja, classificados por assunto ou área do conhecimento.

Date: 02/06/2018

Arquivos médicos podem conter Raios-X o que necessita um cuidado especial, pois o suporte é diferenciado. Portanto, questão com 2 respostas.

Date: 02/06/2018

De fato se formos abranger o sentido, podem haver erros sim! Porém acredito que eles estão se baseando em algo mais corriqueiro, e o único que se diferencia e necessita de tratamento especial é o iconográfico( arquivo de fotografia ).


A respeito da gestão da informação e de documentos e dos tipos documentais, julgue os itens que se seguem.

Os documentos de arquivo, quanto à natureza do assunto, podem ser ostensivos ou sigilosos.

Date: 02/06/2018

Questão INCOMPLETA.

Date: 02/06/2018

Questão CORRETA

(CESPE - 2004 - COHAB) Quanto à natureza do assunto, os documentos classificam-se em ostensivos e sigilosos. Ostensivos são os documentos cuja divulgação não prejudica a administração; sigilosos são os que devem ter conhecimento restrito, pois requerem medidas especiais de salvaguarda para sua custodia e divulgação. Gab. certo

Date: 02/06/2018

certo. Documentos ostensivos, são documentos que estão abertos para consulta pública. E documentos sigilosos não estão abertos a consulta pública até que expire seu tempo de RESERVADO, que são 5 anos, SECRETO, que são de 15 anos e, ULTRASSECRETO, que são de 25 anos.

Date: 02/06/2018

Caro colega Seals, para a banca CESPE incompleto não quer dizer errado.
Para CESPE só é errado se estiver realmente errado, incompleto é certo.
Doidera, mas verdade.

Date: 02/06/2018

Já vi tbm a classificação ostensiva como ordinário.