O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Com relação ao método de desinfestação por anóxia, é CORRETO afirmar:

Date: 02/06/2018

O método de desinfestação por anoxia consiste na modificação artificial da atmosfera (prática designada por atmosfera controlada) de um determinado espaço, mediante a retirada de oxigênio até níveis inferiores a 0,5% e a introdução de um gás inerte, neste caso o azoto.

Fonte: http://www.biblioteca.fct.unl.pt/servicos/desinfestacao-por-anoxia

Date: 02/06/2018

Sempre que os objetos são demasiado grandes ou demasiado numerosos utiliza-se a desinfestação por anóxia recorrendo ao Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação.

Este método consiste na colocação dos objetos a desinfestar no interior de uma bolsa de plástico pouco permeável ao oxigênio e termicamente selada. O oxigênio no interior dessa bolsa é depois substituído por nitrogênio. É necessário ir monitorizando a percentagem de oxigênio no interior, que deve ser inferior a 0,2%, para garantir a eficácia do método. Os objetos são assim mantidos por um período de três a cinco semanas.

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue o item.

Para combater insetos nos acervos documentais, o método mais eficiente é a fumigação.

Date: 03/06/2018

Desinfestação - Processo de destruição ou inibição da atividade de insetos. O método mais eficiente de combater os insetos é a fumigação. A substância química a ser empregada nesse processo deve passar por testes de garantia da integridade do papel e da tinta sob sua ação. Com a fumigação os insetos, em qualquer fase de desenvolvimento, são completamente destruídos.

Aula 00 Noções de Arquivologia Aula Demonstrativa Professor: Mayko Gomes

Date: 03/06/2018

FUMIGAÇÃO/ DESINFESTAÇÃO: EXPOSIÇÃO DE DOCUMENTOS A VAPORES QUÍMICOS , GERALMENTE EM CÂMARAS ESPECIAIS A VÁCUO OU NÃO , PARA DESTRUIÇÃO DE INSETOS , FUNGOS E OUTROS MICROORGANISMOS EX:NO COMBATE A INSETOS E PRAGAS)

PROFESSORA DALIANE GRANCURSOS

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue o item.

A umidade deve ser controlada nos ambientes de armazenamento de documentos de arquivo, pois a umidade alta fortalece as fibras do papel.

Date: 03/06/2018

"

O papel é composto, quase na sua totalidade, por celulose, componente vegetal extraído da madeira, que possui características higroscópicas. A higroscopia é definida como a propriedade que certos materiais possuem em absorver a água proveniente da umidade ambiente.

Todo o papel é fabricado com um conteúdo de umidade o qual pode estar mais seco (SAMALASER) ou mais úmido (SAMAPRINT, SAMAGLOSS, SAMABOND e SAMAKRAFT). Durante o manuseio do papel, são necessários cuidados quanto à exposição do papel a umidade relativa do ambiente. Todo papel, seja bobina ou folhas, pode absorver a umidade relativa do ambiente se esta estiver muito elevada." ou seja, não fortalece!

Date: 03/06/2018

A umidade e a temperatura tem de ser controladas, a temperatura deve estar entre 15ºC e 22ºC e a umidade relativa do ar entre 45% e 60%.


Obs. Tatiara, certo, errado, letra X , nao cooperam em nada. Seja mais util em seus comentários por favor.

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue o item.

A técnica chamada de laminação consiste em envolver o documento com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o em uma prensa hidráulica.

Date: 03/06/2018

Laminação - Procedimento manual ou mecânico de restauração em que um documento, em suporte papel, é inserido, após desacidificação, entre duas folhas de poliéster e duas de papel neutro que, sob a ação do calor, pressão ou agentes químicos, aderem ao original.

Date: 03/06/2018

O jeito mais fácil de entender a laminação é pensar no processo de

plastificação de um documento.

O documento será envolvido de um lado em uma folha de papel seda e do
outro lado, em um material chamado acetato de celulose. Esse sanduiche será
colocado em uma prensa hidráulica sob uma temperatura de em torno de 150ºC

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue o item.

A luz e o ar seco são altamente prejudiciais à conservação do acervo documental.

Date: 03/06/2018

Fatores de deterioração

Os suportes modernos apresentam desde a sua produção fatores intrínsecos de deterioração, pois não existe preocupação com a sua durabilidade. Desta forma, por exemplo, o papel moderno é ácido e frágil, um disquete dura poucos anos e uma fotografia colorida perde rapidamente suas cores. Existem também fatores extrínsecos que, isolados ou conjugados, ocasionam a deterioração dos documentos, qualquer que seja o seu suporte.

São fatores extrínsecos:

  • umidade e temperatura
  • radiações luminosas
  • poeira e poluição atmosférica
  • ataques biológicos (insetos e microorganismos)
  • catástrofes (enchentes, incêndios)
  • manuseio e acondicionamento inadequados

fonte: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37

Segundo Bellotto (2006), o documento arquivístico de valor permanente é um bem cultural móvel e componente de patrimônio documental nacional. Esses documentos possuem direitos devidamente assegurados à sua integridade física. Os documentos, quando localizados em ambientes com oscilação de níveis de temperatura e umidade relativa, desenvolvem consequências de deterioração caracterizados por

Date: 03/06/2018

A degradação de um documento ocorre por causas diversas, mas quase todas estão associadas aos níveis de temperatura e umidade relativa do ambiente. Os efeitos de degradação são percebidos pela presença de alterações dimensionais, ressecamento, biodeterioração, corrosão ou outros efeitos decorrentes das reações químicas estimuladas por determinadas condições do meio e características dos materiais.


Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue o item.

A limpeza dos documentos em papel pode ser feita com um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.

Date: 03/06/2018

Higienização - Documentos encadernados A higienização é a remoção de todas as sujidades e de todos os elementos considerados nocivos aos papéis, é descrita como uma ação mecânica e realizada a seco. Com o auxílio de um aspirador de pó (semi industrial) para limpeza do volume como um todo, principalmente os cortes laterais e superiores ou cabeça do volume, local onde se deposita toda a poeira em suspensão que existe dentro de uma área de guarda de acervo. Aconselha-se a colocação de um tipo de pano (ou voile), que fará o papel de filtro no bocal do tubo do aspirador, antes da colocação da escova, para evitar a entrada de partículas de papel no equipamento. Com o auxílio do equipamento mesa de higienização e um pincel de pelos macios para a execução do processo de varredura de todas as folhas e capas de volume. O agente de higienização deve estar protegido com óculos protetor, máscara contra poeiras, luvas e avental.

fonte: https://folivm.files.wordpress.com/2011/04/manual-...

Questão correta

Date: 03/06/2018

Quando li aspirador de pó eu dei risada e marquei logo que estava errado, mas n é que está certo ??? kkkkk doideira.

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue o item.

O alisamento é um dos métodos utilizados para a restauração de documentos.

Date: 03/06/2018

Onde lê-se restauração leia-se preservação.

Date: 03/06/2018

Métodos de conservação:

Alisamento

Higienização

Restauração / reparos

Desinfestação

Date: 03/06/2018


Date: 03/06/2018

Alisamento é um método de preservação e não de restauração.
Conforme Paes (2005, p.142), as principais operações de conservação são desinfestação, limpeza, alisamento restauração

Date: 03/06/2018

Alisamento (umidificação/planificação): Procedimento de conservação em que os documentos ressecados e quebradiços são colocados numa atmosfera úmida, para readquirirem flexibilidade pela absorção gradual e vapor d´água. Coloca-se os documentos em bandejas de aço inoxidável expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade (90% a 95%), durante uma hora e, em seguida, passa-los, a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue o item.

A manutenção da temperatura acima de 30º é o ideal para a conservação de documentos em suporte papel.

Date: 03/06/2018

A taxa adequada para a manutenção de um acervo é a seguinte: temperatura de 22º a 25ºC, umidade relativa de 55%. A medição da temperatura se faz com o uso de termômetros, e a de umidade com higrômetros, podendo-se utilizar também o termoigrômetro (junção dos dois equipamentos).

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue o item.

Quando se faz a promoção da preservação e da restauração de documentos, realiza-se atividade de descrição.

Date: 03/06/2018

descrição Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa