De acordo com a resolução Nº 380/2005 que dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação. Compete ao Nutricionista no exercício de suas atribuições na Alimentação Escolar:

Assinale a alternativa CORRETA.

Sobre a diretriz relativa à organização da atenção nutricional, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, marque V (verdadeiro) ou F (falso) em cada uma das afirmações abaixo.

( ) A atenção nutricional deve incluir a perspectiva familiar e comunitária considerando suas características e necessidades distintas que podem ser estudadas para garantir respostas comuns e eficazes quanto aos problemas relacionados à alimentação e nutrição.

( ) A Atenção Básica é considerada a coordenadora do cuidado e atenção nutricional em rede, visando à atenção integral a partir de sua capacidade de identificação das necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade.

( ) Os profissionais da atenção primária à saúde, em seu processo de territorialização, devem identificar os locais de produção, comercialização e distribuição de alimentos, bem como os costumes e tradições alimentares locais para reflexão sobre suas práticas em saúde.

A alternativa que corresponde à ordem correta de afirmações verdadeiras e falsas é:

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a causa de contaminação direta e indireta dos alimentos por microrganismos.

De acordo com o regulamento técnico de boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e serviços de alimentação, é correto afirmar:

Date: 03/06/2018
As Luvas de borracha são recomendadas para o manejo de lixo. E o uso de luvas descartáveis (tipo de látex) por manipuladores em serviços de alimentação não é obrigatório segundo a legislação sanitária federal.
Antissepsia: operação que visa a redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete anti-séptico ou por uso de agente anti-séptico após a lavagem e secagem das mãos.
Surtos são episódios onde mais duas ou mais pessoas apesentem sintomas após ingerirem alimentos ou água da mesma origem.

A dietoterapia na insuficiência renal visa corrigir ou atenuar as alterações metabólicas derivadas dessa insuficiência funcional e recuperar o estado nutricional do paciente.

Assinale a alternativa que não se refere à prescrição dietética do paciente com doença renal crônica em tratamento conservador, não dialítico.

Digestão é a transformação dos alimentos em substâncias assimiláveis pelo aparelho digestivo.

Em relação ao processo digestivo, considere as afirmativas a seguir.

I. A digestão de proteínas começa no estômago, primariamente pela ação da lipase gástrica.

II. A sacarose é um dissacarídeo que, após hidrólise, se converte em duas moléculas de glicose.

III. O bolo alimentar move-se, inicialmente, da boca para o intestino grosso.

IV. O intestino delgado é o local principal para a digestão de alimentos e nutrientes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Date: 03/06/2018

A digestão das proteínas começa no estômago pela ação da pepsina + suco gástrico

Após a hidrólise a sacarose se converte em glicose + frutose

O bolo alimentar move-se da boca para o estômago.

São direitos do nutricionista, com exceção:

No ciclo da uréia o argininossucinato é clivado para formar:

Aminoácidos que são degradados para oxaloacetato, alfacetoglutarato, piruvato, fumarato ou succinil-CoA são denominados glicogênicos. Vários aminoácidos são glicogênicos, com exceção:

As proteínas são hidrolisadas dentro da célula muscular e a maioria dos aminoácidos é parcialmente metabolizada. Quais são os aminoácidos liberados em maior quantidade a partir do tecido muscular para o sangue?