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A Engenharia de Software (ES) é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. Atualmente essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões de projeto de software, processo de software, qualidade de software. Além disso, a ES deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema computacional de qualidade e que atenda às necessidades de um requisitante de software. Os principais fundamentos científicos para a ES envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, além de:

Acerca de testes de software, julgue o item que se segue.

Teste de software pode ser definido como o processo de execução de um programa ou sistema com a intenção de se verificar se o mesmo está de acordo com o planejado nas especificações dos seus requisitos.

Julgue o seguinte item, relativos a testes de software.

Em um processo de cascata, testes de sistemas testam todo o sistema, enquanto, em processos de desenvolvimento iterativo, será testado apenas um incremento a ser entregue ao cliente.

Date: 25/09/2020

Discordo do gabarito, pois além dos testes de incrementos, são necessários testes de regressão para garantir que o que havia sido entregue antes continue funcionando adequadamente. Típica questão onde a banca se perde no êxtase da pegadinha.

Com relação às práticas de contagem adotadas na análise por pontos por função, julgue o item subsequente.

As funcionalidades de conversão de dados serão contadas como entrada externa, no caso da carga inicial dos dados, e como consultas ou saídas externas, quando o usuário solicitar relatório associado à funcionalidade de migração de dados.

Tendo em vista que os requisitos de um sistema descrevem serviços por ele fornecidos e respectivas restrições operacionais, julgue os itens seguintes, referentes a engenharia de requisitos, UML (Unified Modeling Language) e ciclo de vida de software.

Diagramas de sequência são utilizados para representar a estrutura de classes e os objetos, com respectivas instâncias e relacionamentos, de modo a melhor caracterizar os requisitos e as interfaces do sistema existente com o novo sistema.

O método Object Modeling Technique (OMT), é uma técnica de projeto de sistemas orientado a objetos, no qual um sistema é representado por três visões ortogonais, chamadas modelos, que por sua vez são representados por diagramas de classes, diagramas de fluxo de dados e diagramas de estados.

Assinale a alternativa que NÃO representa um dos três modelos mencionados.

Date: 03/06/2018

Object-Modeling Technique (OMT) é um método de modelagem e projeto orientado a objetos publicado em 1991 por James Rumbaugh, Michael Blaha, Willian Premerlani, Frederick Eddy e Willian Lorensen, no livro Object-Oriented Modeling and Design.[1][2][3]

A notação gráfica da OMT é formada por:

  • Modelo de objetos OMT
  • Modelo dinâmico OMT
  • Modelo funcional OMT

A metodologia OMT é formada pelas seguintes fases:

  • Análise OMT
  • Projeto de sistema OMT
  • Projeto de objetos OMT

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Object_Modeling_Technique

Julgue o próximo item, a respeito de engenharia de software e análise de requisitos.

Os requisitos funcionais especificam o que o software deverá fazer. Esses requisitos incluem tempo de resposta, utilização de volumetria estática, escalabilidade, disponibilidade, segurança e usabilidade

No que diz respeito à Engenharia de Software, um modelo de processo é visualizado como um ciclo de vida constituído da especificação, do desenvolvimento, da validação e da evolução, e as representa como fases do processo, cada uma separada das outras, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação e testes. Esse modelo de processo é denominado Modelo:

Date: 03/06/2018

O Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata


Julgue o próximo item, a respeito de engenharia de software e análise de requisitos.

Segundo o SWEBOK, a gerência de configuração de software tem por objetivo garantir e manter a integridade do software por meio do gerenciamento e controle das mudanças e evoluções; a quantidade de itens a serem gerenciados depende da maturidade e da exigência dos projetos de software.

Processos de desenvolvimento rápido de software são projetados para criar software útil rapidamente. Geralmente eles são processos iterativos nos quais a especificação, o projeto, o desenvolvimento e o teste são intercalados. O software não é desenvolvido e disponibilizado integralmente, mas em uma série de incrementos, e cada incremento inclui uma nova funcionalidade do sistema. A Extreme Programing (XP) é talvez o mais conhecido e mais amplamente usado dos métodos ágeis. (SOMMERVILLE, I., Engenharia de Software. 8 ed., São Paulo: Pearson, Prentice Hall, 2007, com adaptações).

Aqui estão alguns dos princípios (ou práticas) da Extreming Programing:

1- Todos os requisitos são expressos como cenários ou histórias do usuário;

2- Cada história é implementada como uma série de tarefas;

3- Os programadores desenvolvem testes para cada tarefa logo após a escrita do código;

4- Quando um novo código é integrado ao sistema, apenas o teste desse código é executado;

5- Há um pequeno espaço de tempo entre os releases do sistema.

Considerando esses princípios na ordem em que foram apresentados, escolha dentre as alternativas a seguir, quais indicam corretamente os princípios verdadeiros e falsos.