O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

O cálculo da capacidade de condução de corrente é um importante requisito para o dimensionamento técnico de um circuito. Sobre esse tópico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A NBR 5410 contém tabelas que definem a capacidade de condução de corrente, em amperes, a partir de informações como método de instalação do circuito, tipo de material do condutor, número de condutores carregados e seção nominal do condutor. II. Segundo a NBR 5410, os diferentes métodos de instalação (cabos unipolares ou multipolares, diretamente aterrados ou ao ar livre etc.) não impactam no cálculo da capacidade de condução de corrente, pois não possuem influência sobre as trocas termodinâmicas do condutor com o meio. III. O cálculo da capacidade de corrente visa garantir vida satisfatória aos condutores somente, dado que as temperaturas a partir das quais os materiais isolantes se degradam são muito superiores àquelas suportadas por materiais condutores. IV. As capacidades de condução de corrente dependem somente do método de instalação do circuito, do número de condutores carregados e da seção nominal do condutor. O tipo de material empregado no condutor não tem impacto no cálculo, haja vista que as diferenças entre o cobre e o alumínio, em termos de dissipação de calor para o meio, são desprezíveis.

Sobre capacitores, indutores e resistores e os princípios físicos a eles associados, é correto afirmar que:

Em relação a quadros de distribuição e à divisão da instalação elétrica em circuitos, identifique, entre os itens abaixo, qual(is) corresponde(m) a aspectos preconizados pela NBR 5410 e assinale a alternativa correta. I. Prever circuitos independentes exclusivos para cada equipamento com corrente nominal superior a 10 A. II. Prever circuitos de iluminação separados dos circuitos de tomadas de uso geral (TUGs). III. Prever em quadros de distribuição pelo menos o espaço para três circuitos de reserva para até seis circuitos efetivos.

Em relação aos inversores de frequência para acionamento de motores de corrente alternada, é correto afirmar que:

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Valor RMS
(2) Impedância Elétrica ( Z )
(3) Diagrama de Admitância
(4) Reatância Indutiva
(5) Reatância Capacitiva
(6) Fator de Potência

( ) A representação das susceptâncias indutiva e capacitiva de sentidos opostos.
( ) Como a corrente ( I ) está adiantada de 90º em relação a tensão ( V ), logo a corrente deve ter um ângulo de +90º em relação à tensão.
( ) É a razão entre a potência média e a potência aparente.
( ) Oposição que o circuito faz à passagem da corrente elétrica.
( ) O valor equivalente de uma tensão alternada que produziria o mesmo trabalho que uma tensão contínua.
( ) Como a tensão ( V ) está adiantada de 90º em relação à corrente ( I ), logo a corrente deve ter um ângulo de -90º em relação à tensão.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

De acordo com a NR 10, “os trabalhos (tarefas ou atividades) realizados nas proximidades de instalações elétricas e serviços com eletricidade" devem atender os requisitos de distância mínima de segurança. Identifique os pontos destacados na figura abaixo:

2018_04_27_5ae3778a331e7.PNG

A sequência numérica CORRETA é:

De acordo com o retificador em ponte apresentado na figura, analise as afirmativas identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas

2018_04_27_5ae376991f973.PNG

( ) O retificador em ponte dispensa o uso do transformador com tomada central e, com isto, pode-se ter um retificador de onda completa ligado diretamente à rede elétrica.

( ) Quando o ponto A é negativo, os diodos D1 e D3 conduzem.

( ) Quando o ponto A é positivo em relação ao ponto B, a corrente sai de B passa D2, RL, D3 e chega ao ponto A.

( ) Para qualquer polaridade no ponto A ou no ponto B, a corrente IL circula num único sentido em RL e, por isso, a corrente em RL é contínua.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Sabendo que a conta de luz da instalação registrou um consumo mensal de energia elétrica de 128.600 kWh, calcule o fator de carga mensal da instalação:

2018_04_27_5ae375c3de080.PNG

Está CORRETO o que se afirma em:

A carga de um gerador de 120 V e 60 Hz é de 5 kW (resistiva), 10 kvar (indutiva) e 4 kvar (capacitiva). Determine o valor do elemento que deve ser ligado em paralelo com a carga de modo a corrigir o fator de potência para 1.

A resposta CORRETA é:

A ___________ é o ramo da engenharia que trata do projeto, da fabricação, da especificação, da montagem, da operação e da manutenção dos instrumentos para medição, alarme, monitoração e controle das variáveis do processo industrial. As variáveis típicas incluem, mas não se limitam a pressão, temperatura, vazão, nível e análise.

O termo que completa corretamente a lacuna é: